O
trânsito dentro do Túnel do Morro do Formigão foi liberado na sexta-feira 17, em
uma faixa, por volta das 13h. No período da tarde, já com o trânsito aberto,
alguns trabalhos de melhoria continuaram sendo feitos no local, o que provocou
filas nos dois sentidos da BR-101. Conforme o chefe da delegacia da
Polícia Rodoviária Federal de Tubarão, Wilmen Vieira, a PRF vai observar como o
trânsito se comportará no local nos próximos dias. “Hoje (sexta-feira), como
estão sendo executados trabalhos no local, mesmo com o trânsito liberado foi
preciso deixá-lo mais lento em alguns locais, o que provocou as filas. Por isso
não podemos ter uma ideia de como está fluindo o trânsito no local”, explicou.
Os
trabalhos de sinalização da pista começaram na sexta-feira pela manhã, mas
foram atrasados por algumas horas – a previsão era para que iniciassem às 8h30
– em função da umidade causada pelas chuvas das últimas semanas. O
trânsito na BR-101 chegou a ser interrompido para a execução dos trabalhos, o
que gerou filas nos dois sentidos. No sentido Sul, um caminhão quebrado na
estrada antes do início da pintura atrasou mais a abertura da rodovia. Por
volta das 13h, conforme a PRF, o túnel foi liberado e algumas melhorias na
sinalização, como colocação de mais placas e taxas na pista, seguiram sendo
executadas.
Com
a liberação parcial do túnel, o último gargalo da duplicação da BR-101 do Sul
catarinense fica sendo a ponte sobre o Rio Tubarão, antiga Ponte Cavalcanti,
que foi demolida para dar lugar a uma nova estrutura. A obra está sendo
realizada pelo consórcio EnCi (Engedal-Cima), com custo de R$ 18 milhões. A
ponte tem previsão para ser finalizada em dezembro.
O
Dnit ainda não deu maiores informações sobre o andamento da obra da ponte e das
obras complementares do Túnel do Morro do Formigão. As obras complementares
incluem novas vias laterais em seis trechos, uma nova ponte e o alargamento e
reforço da antiga ponte no Rio Capivari; restauração da atual pista no Morro do
Formigão; construção de passeios públicos e passarelas e uma passagem inferior
para veículos.
O Túnel começou a ser construído em fevereiro de 2013 com
orçamento de R$ 65 milhões e 900 metros de extensão.
Fotos: Divulgação.
Fotos: Divulgação.
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