Dinheiro de dívidas criminais retorna a sociedade em ações sociais

Conselho Prisional de Imbituba doou aos presidiários abrigos de inverno produzidos pela Associação de Mulheres Raio de Luz que, por sua vez, recebeu duas novas máquinas de costura

 O Conselho Prisional de Imbituba – COPI doou na manhã desta quarta-feira (29) cem conjuntos de abrigos de inverno para os 92 homens presos na Unidade Prisional Avançada (UPA) da cidade. O COPI é formado por entidades representativas da sociedade e busca ações de recuperação para a população carcerária. O conselho gerencia o dinheiro que é pago para a justiça em processos criminais e reverte-o em ações de melhoria do sistema, de acordo com a necessidade.

Jaime Pacheco Alves, Presidente da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM e representante da entidade no COPI, afirma que nesta ação específica dois grupos de risco social saem ganhando. "Os presidiários, que recebem roupas adequadas para o inverno, sendo atendidos de forma mais humanitária, e as mulheres da Associação Raio de Luz, do Araçá, que confeccionaram os abrigos, em troca receberam mil reais e duas novas máquinas de costura, de modo a terem mais oportunidades de gerar renda para suas famílias através do trabalho. Tudo isso, financiado com o dinheiro que pessoas que cometem alguns crimes pagam para a justiça e agora volta para a comunidade”, explica.

O Padre Pedro Paulo das Neves, pároco e presidente do conselho, afirma que se o objetivo é recuperar as pessoas, é necessário dar condições humanas para isso. “O Conselho já viabilizou algumas melhorias como o monitoramento por câmeras, a sala adequada para revista dos visitantes, a recepção mais humanizada, além das ações rotineiras que fazemos. Para voltar para a sociedade estes homens precisam saber que alguém ainda acredita neles”, destaca.

A coordenadora da Associação Raio de Luz, Edite Pacheco Alves, afirma que as roupas foram feitas com muitas orações. “Pedíamos que fossem úteis e que além de aquecer o corpo, aquecessem também o coração. Agradecemos ao Conselho pois as doações vão fazer muita diferença no nosso trabalho pois darão a uma nova perspectiva para as mulheres que atendemos”.

A entrega foi acompanhada pela Juíza da 2ª Vara da Comarca de Imbituba, Dr.ª Taynara Goessel. Também participaram o diretor da UPA Tiago Albuquerque, o chefe de segurança Cristiano Duarte e as agentes Jane Brehsan e Raquel Braga.

Sobre o COPI

O Conselho Prisional de Imbituba colabora com a 2ª Vara da Comarca de Imbituba e demais órgãos encarregados e responsáveis pelos serviços penitenciários do Estado, cooperando nas ações decorrentes da execução penal vem como diligenciando a obtenção de recursos materiais e humanos para a melhoria da assistência ao preso, ao egresso e aos seus familiares. Propõe-se também a estimular a readaptação social, com orientação de direitos, cursos de alfabetização educação integrada, qualificação profissional, entre outros.

Sobre a Associação de Mulheres Raio de Luz

A associação é uma organização sem fins lucrativos, que tem como finalidade promover a convivência familiar de pessoas em situações de risco, especialmente na comunidade do Araçá. Foi declarada de utilidade pública pela lei nº 3.984/2010, do município de Imbituba/SC. A Raio de Luz mantêm mensalmente mais 70 crianças e atende às suas famílias com cestas básicas, doações de roupas entre outras necessidades.

Legenda da foto:
Da esq. p/ dir. Pe. Pedro Paulo das Neves, Jaime Pacheco Alves, presidente da ACIM e sua esposa Rosane Marques Alves, Edite Pacheco Alves, Coordenadora da Raio de Luz, Juíza Dr.ª Taynara Goessel, Cristiano Duarte, Chefe de Segurança e Tiago Albuquerque Diretor do Presídio.
Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz 

0 comentários: