Polícia Rodoviária Federal liberou hoje (16), às 17h, o tráfego na Ponte Anita Garibaldi.



A Polícia Rodoviária Federal liberou hoje (16), às 17h, o tráfego na Ponte Anita Garibaldi. O momento histórico marca o fim das filas e engarrafamentos na BR-101 Sul. A obra, realizada em três anos, foi inaugurada nesta quarta-feira (15) pela presidente Dilma Roussef. Moradores, curiosos, visitantes e autoridades estavam presentes durante a abertura das pistas. O prefeito Everaldo dos Santos estava no local e sinalizou a importância deste momento para o desenvolvimento da região. “Laguna e todo o sul do país serão beneficiados com esta ponte”, disse.
Ponte Anita Garibaldi
A estrutura de Laguna é a maior ponte estaiada (suspensa por cabos) em curva do Brasil, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). São 2.830 metros de comprimento. O vão central tem 400 metros e é suspenso por cabos de aço presos em dois mastros (cada mastro com 63 metros de altura). A largura total é de 25,3 metros, com pista dupla nos dois sentidos e acostamento. Foram investidos cerca de R$ 775 milhões na obra por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.


A ponte, que começou a ser construída em junho de 2012, é uma das principais reivindicações de moradores e motoristas e irá solucionar o problema do trânsito em um dos piores pontos da BR-101 em Santa Catarina. A rodovia, recentemente duplicada, apresentava tráfego lento com afunilamento porque a travessia neste trecho era feita em pista simples, insuficiente para suportar o tráfego de cerca de 25 mil veículos por dia, e que, no verão, pode chegar em até 40 mil veículos diários.
Para a execução do projeto, foi formado o consórcio integrado pelas empresas Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase. No auge da obra, 1,8 mil trabalhadores estiveram envolvidos. Foram utilizadas 20 mil toneladas de aço, 100 mil m³ de concreto e 251,5 mil m² de forma.
A ponte foi construída sobre o Canal Laranjeiras – Lagoas de Imaruí e Santo Antônio dos Anjos. Com tecnologias inovadoras, a logística foi planejada com um rigoroso controle da operação de forma a minimizar o impacto sobre a fauna, flora, o patrimônio arqueológico e os recursos hídricos da região.
Para o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, a cidade passa a contar também com um novo cartão-postal. Ele acredita, ainda, em um incremento na economia local, com atração de novas empresas, maior procura por imóveis na cidade e reflexos positivos para setores como comércio e serviços.
A iluminação da Ponte Anita Garibaldi foi pensada de modo a gerar o menor custo de energia e valorizar a dimensão da obra. Foram instalados postes metálicos com luminárias de tecnologia LED, sistema que permite maior eficiência energética e economia. Além da iluminação das pistas, a cargo do consórcio Sadenco/Quantum, foram colocadas luminárias especiais no trecho estaiado, com iluminação decorativa nas torres de sustentação e estais. A ponte será liberada para o trânsito após retirada a estrutura montada para a cerimônia desta quarta.


Na região, ainda está sendo entregue o túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, que também integra a duplicação do trecho Sul da BR-101. São 900 metros de extensão. A obra começou em 2013 e foi executada pelo Consórcio JDantas/Novatecna, no valor de R$ 65,2 milhões, com recursos do PAC. O túnel será liberado ao tráfego em um dos sentidos (norte/sul) até que a nova ponte sobre o Rio Tubarão esteja concluída. Segundo o DNIT, o prazo para a conclusão da ponte é dezembro deste ano, eliminado o último gargalo da duplicação da BR-101 Sul.

Fonte: Gisele Elis - Taís Sutero - Fotos: GeraldoGê

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