Festa de Nossa Senhora do Carmo e São Pedro do Morro do Mirim, um grande sucesso

Uma festa religiosa de grande sucesso foi a que reverenciou Nossa Senhora do Carmo e São Pedro, padroeiros da comunidade católica do Morro do Mirim que durante a a última semana reuniu católicos de todas as comunidades das paróquias de Imbituba e Nova Brasília. Localizada na região central entre as duas paróquias e com devotos em toda a sua extensão, os festeiros da referida festa, coordenada em 2015, pelo casal Marta e Varmeli recebeu durante a semana padres de outras paróquias e diocese, um público considerado excelente, tanto na igreja como no salão paroquial, estabelecido na antiga escola do bairro, com a apresentação da tradicional Quadrilha de Jeca, composta por um grupo de jovens divertidos e criativos, coordenados e ensaiados pelo Vavá do Grupoi Musical Tons de Deus.

O encerramento da festa aconteceu neste domingo 19, com a missa festiva presidida pelo pároco Padre Pedro Paulo das Neves e com o almoço festivo no salão paroquial.

Diferentes de outras comunidades católicas onde as festas religiosas estão enfraquecidas de fiéis e de público nos salões paroquiais. No Morro do Mirim teve novenas, celebrações e missas na igreja, além disso, o incentivo para que todos comparecessem no salão para participar de momentos de divertimentos com espetáculos diversos, como bandas musicais, quadrilha de jeca, músicas de som mecânico, onde eram vendidas batatinhas, quentão, pinhão, bijagica, roscas, churrasco, refrigerantes, cerveja, rifas de galinhas assadas e vários outros quitutes da época. Com esses ingredientes, a festa do Morro do Mirim ganhou um público considerado importante para o sucesso do evento. Sábado a noite na missa a comunidade e visitantes participaram ativamento do ato religioso presidido pelo padre Marcos e no salão paroquial o público vibrou intensamente com a apresentação da Quadrilha de Jeca, que divertiu o público que lotou o salão

Foi desta maneira que o Blog do Gervázio viu o desenrolar da festa 2015, coordenada pelo Varmeli e Marta, e muito bem realizada com o apoio dos demais festeiros e colaboradores que arregaçaram as mangas e fizeram da festa uma das melhores da Igreja Nossa Senhora do Carmo e São Pedro do Morro do Mirim. Que sirva de exemplo para muitas comunidades e festeiros que estão esquecendo as tradições de cada festa e eliminando a presença do público católico na igreja e nos salões paroquiais. Por sua vez o Grupo Tons de Deus vem há muito se constituindo num grande esteio de apoio à comunidade e nos eventos religiosos de Imbituba, em especial os da Igreja Nossa Senhora do Carmo e São Pedro, transformando com a sua música e alegria a comunidade muito mais conhecida pela sua fé e religiosidade. 


Seus componentes, liderados pelo casal Ana e Vavá, também não medem esforços para estar sempre presente nos eventos que são convidados a participar, sem jamais esquecer da comunidade base. A Quadrilha de Jeca tem participação ativa do grupo, além de outras atividades que é realizada no Morro do Mirim. 

Reverência

A missa festiva deste domingo, 19 e de encerramento da festa dos padroeiros foi animada pelo Grupo, o que deu mais brilho no ato de fé presidido pelo padre Pedro Paulo das Neves, paróco da Igreja Matriz de Imbituba que ressaltou a importância dos santos, suas histórias e que são reverenciados pela fé de seus milhares de devotos no mundo católico. A comunidade e as pessoas envolvidas na Festa de Nossa Senhora do Carmo e São Pedro do Morro do Mirim estão de parabéns.  
Fotos: Thauany Martins Candido


0 comentários: