Festa de Santa Ana e Divino Espírito Santo de Vila Nova é encerrada com grande público.


Coordenada pelo casal Letiane e José Roberto Martins a Festa de Santa Ana e Divino Espírito Santo 2015 de Vila Nova, em Imbituba, foi encerrada neste domingo 26 de julho. Sábado, 25, foi realizada a transladação e missa presidida pelo padre Marcos Herdt, animada pela equipe de cantores Nova Canção. A solene transladação com as bandeiras do Divino Espírito Santo e a Corte Imperial.

Neste domingo, 26, foi realizada a missa festiva presidida pelo padre Pedro Paulo das Neves e animada pela Associação Coral Santa Ana, de Vila Nova, com a procissão festiva da bandeira do Divino Espírito Santo. A festa foi encerrada às 16h com novena dirigida pela Ministra da Palavra Albertina Martins com animação do Grupo de canto Novo Tom.

Iniciada no dia 18 de julho com missa de abertura presidida pelo padre Pedro Paulo das Neves e animada pela equipe Luz de Deus. A semana de festa foi realizada com celebrações  no domingo dia 19, dirigida pelo seminarista Willian Fernandes e animada pelo Grupo de Jovens. E quarta-feira dia 22, dirigida pelos aspirantes ao diaconato Almir Martins e José Borges, animada pelos Cantores, Amigos do Shalom.

Programação social


Na área social da Festa de Santa Ana e Divino Espírito Santo os festeiros organizaram a seguinte programação, bingo na noite de abertura, sábado dia 18 de julho. Quinta-feira dia 23, Noite de Seresta, apresentada pelo radialista Manoel de Oliveira Martins, sexta-feira 24, show da Banda Jayb’s. Sábado 25, show com a banda The Claytons e domingo 26, dia dos avós, o tradicional almoço festivo e o sorteio da rifa com  cinco prêmios e uma moto.

História da festa de Vila Nova.

A Festa em honra a Santa Ana e ao Divino Espírito Santo foi encerrada neste domingo dia 26, em Vila Nova, Imbituba. No final do Século XVIII, já aconteciam as Festas do Divino Espírito Santo e Santa Ana em Vila Nova que só alcançou notícia,  conhecimento e fama  no século XIX que passou. Bem sabemos que Vila Nova foi colonizada por açorianos já à partir de 1756, mas a Freguesia de Mirim somente após 100 anos , cerca de 1850  foi colonizada à partir dos açorianos de Vila Nova.

Voltando à Festa do Divino Espírito Santo de Vila Nova, conforme documentos fotográficos e escritos do nosso arquivo, podemos afirmar que foi à partir de 1804  que os festejos alcançaram a dimensão e a riqueza de detalhes que têm hoje, tanto Vila Nova quanto Mirim, posteriormente, com destaque para a primeira comunidade que é mais antiga.

A FESTA

Sendo Vila Nova a mais antiga comunidade de fé do Sul do Estado, constante do livro da Irmandade do Santíssimo Sacramento em Vila Nova, fundada por Alvará de Dom João, Príncipe Regente em 1.804 ( cópia do Museu de Laguna em nosso poder),que autorizava a vinda para o Sul de Santa Catarina ( precisamente para Vila Nova em Imbituba do “ Santíssimo Sacramento do Altar”. Nessa época Vila Nova foi o centro religioso do sul catarinense.  Assim, a Freguesia de  Santa Ana de Vila Nova tratou logo de, também, organizar aIrmandade do Divino Espírito Santo e, com ela, a Festa do Divino. A Festa do Divino Espírito Santo de Vila Nova, como vem já acontecendo há muitos anos, é marcada pelos seguintes acontecimentos em honra ao Divino:

ROTEIRO

Os festejos em honra ao Divino Espírito Santo de Vila Nova vão de abril  ( com as cantorias da Bandeira do Divino) até o final de julho, culminando com a Festa em Honra à Santa Ana no dia 26 de julho.

BANDEIRA PETITÓRIA
A Bandeira do Divino Espírito Santo, também conhecida em Imbituba e região como a Bandeira Petitória do Divino, tem a tripla finalidade de propagar a fé no Divino Espírito Santo de Deus, anunciar a Festa do Divino em Julho em Vila Nova, e arrecadar donativos em dinheiro para a Festa através das coletas na salva sacolinha vermelha com a Pomba do Divino e ainda receber o pagamento de promessas.


As Cantorias da Bandeira acontecem há dois séculos. Praticamente compõem-se de três cantores principais, um “tirador de versos” com motivos repentistas, isto é, versos da ocasião; um “fineiro” que canta de fino no final dos versos e o cantor solo que faz segunda voz com o “ tripla”. Não deve faltar, e não falta, nas cantorias da Bandeira de Vila Nova os seguintes instrumentos: “O tambor de respostas”, especial para a cantoria da Bandeira; uma rabeca ou rebeca popular de violino e uma viola de afinação baixa.

Foram cantadores de Bandeira do Divino nos últimos 100 anos na Bandeira da Vila: À partir de 1900 , o cantador e “chefe da Bandeira” –  João Martins ( Seu Joca) ; “ Seu Américo” ; “ Seu Lídio ”; “ Seu Manoel ( Dedé ) da Praia Vermelha” e nos últimos 40 anos seu Francisco Martins ( Chico Martins) e família. Os últimos grupos do Divino de Vila Nova foram  o Grupo Folclórico Estrela Guia da Família Martins, e na última Festa de julho de 2.003, apresentou-se com cantorias do Divino, o “Grupo Folclórico Cultura Açoriana” liderados pelo “ Romanceiro Açoriano “ de Imbituba –  o poeta e repentista Almir Martins juntamente com os irmãos da Família Mello e Souza, Antonio, Evaldo e Otacílio.  


A Bandeira do Divino de Vila Nova, percorre “ de casa em casa” levando a cantoria do Divino, percorrendo as 15 comunidades da Paróquia de Imbituba, desde o sul, Itapirubá até o Norte, Ibiraquera. As fitas que são colocadas na caminhada   é o pagamento de promessas. Uma das cantorias apresentadas pelo Grupo Cultura Açoriana A Bandeira do Divino que percorre as casas durante o dia, à noite pede pousada em uma delas, que muitas vezes, pagando “promessa”, dão pouso à Bandeira. Pela NoitPela noite acontecem os “ terços cantados” com a Ladainha do Espírito Santo”, orações , e terminam o encontro com a Cantoria da Bandeira. Após a cantoria  da Bandeira, acontecem as “ arrematações” de massas, bolos e prendas doados como promessas ao Divino. O arrematador ( fazendo o leilão) vai  gritando o  valor da  última oferta e dizendo “ vale muito mais, e muito mais vale)... até dar uma, duas, e  três e entregar a prenda ao ganhador da “ arrematação”. A Ladainha cantada  em Latím“ assassinado”, com palavras de fé  é tradição entre os preceiros e rezadores dos “Terços Cantados” das novenas do Divino.

AS NOVENAS

Acontecem nos nove dias antes do dia 26 de julho dia da Festa de Santa Ana de Vila Nova. Antigamente, há uns 50 anos atrás, a Festa do Divino era em janeiro e a de Santa Ana no seu dia. Entretanto, em 1953 ,resolveram unicar a Festa, e celebrar juntos O Divino Espírito Santo e Santa Ana. São “as novenas”, nove encontros de fé, que acontecem entre o dia 17 de julho e o dia 26, onde sob um tema específico, principalmente os dons do Espírito Santo, o povo se reúne para cantarem e rezarem em honra ao Divino e Santa Ana, recebendo  os paraninfos da Noite lembranças da Festa e fazendo ofertas ao Divino. Algumas comunidades como o Mirim, tem celebrado nove missas em vez de fazerem as novenas, quebrando com esta prática a verdadeira tradição da Festa.
   
A CORTE  IMPERIAL

A Corte Imperial é outra tradição mantida na Festa do Divino de Vila Nova, há muitos anos. Embora na Festa do Divino da Vila Nova e nem no Mirim não é feito fora da Igreja o Império do Divino como se vê nas Festas das Ilhas dos Açores, principalmente nas Ilhas de São Miguel, Pico, Faial, Ilha Terceira e São Jorge. 
A corte imperial é formada pelo Imperador, a Imperatriz e os Pajens de Honra e as daminhas com ricas indumentárias . Existe no momento do Ofertório da Missa festiva do Domingo a “ cerimônia da coroação” do Imperador e a entrega do cetro Imperial á Imperatriz pelo padre celebrante da Missa. No momento do Ofertório, a Cantoria da Bandeira também se faz presente com cantos repentistas em honra ao Divino:
No Final da Missa, a Corte Imperial instalada no Alta da Igreja, deixa a Igreja e vai para o Salão de Festas acompanhada com a Cantoria do Divino. As Cores predominantes nas festas do Divino da Vila é o Vermelho e Branco. O Vermelho (fogo / fé/ amor) do Espírito Santo e o branco da Pomba do Divino (paz).

Agradecimento
Os casais primeiro festeiro, Letiane e José Roberto Martins e segundo festeiro Valéria e Rui Geraldo Rodrigues, agradecem a equipe de festeiro que pegou firme nos nove dias de festa, bem como aos padres, diáconos, ministros, equipes de canto, bandas e os responsáveis pelas atrações do salão paroquial, os proprietários das residências sedes da corte e o povo em geral que fizeram da festa 2015, um  evento de muita fé e devoção a Santa Ana e ao Divino Espírito Santo. Que Deus os abençoe hoje e sempre.  

Fonte: Livro História de Santa Catarina – Cultura e Folclore. Autor: Almir Martins. Romanceiro Açoriano. Fotos Padre Marcos Herdt - Cida Vichiett/divulgação.








0 comentários: