Facisc considera inauguração da Ponte de Laguna um marco para o desenvolvimento catarinense


A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina também comemora com a sociedade catarinense a inauguração da Ponte Anita Garibaldi em Laguna. Considerado um marco para a história catarinense, a inauguração da Ponte promete resolver um dos piores gargalos do desenvolvimento da região Sul. Agente promotora do desenvolvimento sustentável, a Facisc lutou para que a obra saísse do papel. Antes mesmo do projeto, a Federação lançou em 2002 uma campanha pela duplicação da BR 101. Nos anos seguintes, a ponte sempre esteve entre os anseios da classe empresarial e nas constantes reuniões realizadas pela Federação aqui no Estado e em Brasília.

A conclusão da ponte foi tema de inúmeras moções encaminhadas pelas associações empresariais do Sul e Extremo Sul do Estado para que a Facisc intervisse junto aos órgãos competentes. Para o vice-presidente regional da Facisc para o Sul, Carlos Becker Fornazza, a inauguração da Ponte Anita Garibaldi acaba com um dos maiores gargalos logísticos da região Sul. São 20 anos esperando por esse momento e a expectativa é que com a conclusão da obra, que inclui ainda o túnel do Formigão, o gargalo será totalmente eliminado. "Este fato ligado ao novo momento que passa o Porto de Imbituba e ao aeroporto de Jaguaruna deverá alavancar o desenvolvimento de toda a região que, segundo pesquisas, perdeu nos últimos 20 anos cerca de 40 bilhões de investimentos de empresas  que deixaram de vir para a região em virtude das dificuldades logísticas", 
anseia. 

O vice-presidente da entidade, André Gaidzinski, afirma que a conclusão da Ponte Anita Garibaldi proporcionará inúmeros benefícios para toda a cadeia produtiva, entre eles, melhorias no fluxo e na segurança do trânsito. "Finalmente depois de tanto tempo esta etapa é concluída.  Para a região Sul contribuirá para o desenvolvimento ampliando a circulação no litoral sul brasileiro. Porém, infelizmente já são 20 anos do início da obra de duplicação da rodovia, que por irresponsabilidades governamentais ainda não foi totalmente concluída". 
Fornazza acredita que a conclusão das obras trará melhorarias para o turismo no litoral Sul, já que a expectativa é de reduzir as filas já na próxima temporada. "Além disso, temos um novo cartão postal do Sul".  

O presidente da Federação, Ernesto Reck, explica que a infraestrutura é o principal gargalo para o crescimento da economia catarinense. "Isto é fato e está comprovado no documento Voz Única, e é reivindicado pela maioria dos empresários de todas as regiões de nosso Estado". Ele analisa que a ponte que vem suprir a deficiência de uma região e considera o papel das associações empresariais da região Sul e Extremo Sul primordial para a finalização da obra. "Parabéns para o associativismo da região pelo envolvimento para que a reivindicação fosse atendida". Reck vê o prazo do término da ponte como um retrato do que acontece em todo o Brasil. "Infelizmente as ações do governo no que tange à infraestrutura são extremamente lentas, o que vem prejudicando a classe empresarial no desenvolvimento econômico, causando prejuízos ao crescimento de nosso Estado e em especial de nossos empresários", finaliza.

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