Escândalo do futebol: Presidente da Fifa leva susto ao receber notas de dólares antes de falar com a imprensa.

Visivelmente abalado pelo protesto que adiou o início da entrevista coletiva em Zurique, Joseph Blatter tentou recuperar a compostura ao discursar para os jornalistas na abertura da conferência. Afirmou que tal atitude nada tem a ver com o futebol e começou o seu pronunciamento nitidamente tenso, isso depois de se retirar da sala por alguns minutos até que as notas atiradas pelo invasor fossem recolhidas pelos funcionários. Passada a tensão inicial, ele garantiu que não será candidato na próxima eleição, marcada para o dia 26 de fevereiro de 2016, mas afirmou que continuará no cargo até lá. Blatter afirmou que sua missão em seus meses restantes à frente da Fifa é conduzir as reformas que estão em andamento, entre elas uma verificação centralizada de integridade dos membros do Comitê Executivo, que será feita pelo Comitê de Ética, e a revelação de todos os pagamentos feitos pela Fifa a eles, e também ao próprio presidente.

Colaborando

O suíço afirmou estar colaborando com as investigações conduzidas em seu país e nos Estados Unidos e, dessa forma, o diretor de comunicação da Fifa, Nicolas Maingot, antecipou que ele não responderia a certas questões por ser "inapropriado". Blatter insistiu que sua principal missão é fazer com que a Fifa recupere a sua reputação.- Estou feliz por falar com vocês aqui, porque isso me dá a impressão de que ainda estou vivo.

 Tsunami

Após a tsunami que nos atingiu no dia 27 de maio, parecia que as ondas me levaram, mas não. Ainda estou aqui. Ainda sou o presidente da Fifa e hoje falo com vocês como o presidente reeleito - afirmou Blatter. Questionado repetidamente sobre sua participação no próximo pleito, Blatter teve de reiterar diversas vezes que não seria candidato: 

Não serei candidato

- Já me perguntaram. Como disse antes, não serei candidato na eleição de 2016. Haverá novas eleições para um novo presidente. Não posso ser o novo presidente, pois sou o antigo presidente. Não tão velho, mas velho - brincou. Com oito meses restantes no cargo, Blatter afirmou que pretende supervisionar a organização da eleição.  - Ainda sou o presidente eleito e vou usar meu mandato com responsabilidade. Minha missão é me certificar de que no fim de fevereiro eu chegue ao fim da minha carreira e possa dizer que a Fifa começou novamente a se reformar e reconstruir sua reputação. Isso é importante para mim - garantiu. 

Invasão

Lamento pelo atraso, pois houve itens importantes para discutir e levou mais tempo do que previmos. Em segundo, lamento o que aconteceu na minha entrada aqui. A minha mãe diria, É apenas falta de educação. Você nunca sabe quais são os limites no futebol.

Processo eleitoral e Platini

O comitê executivo decidiu hoje que o processo eleitoral começará hoje. Desejo a todos os candidatos sucesso, e também a Michel Platini. No dia 26 de fevreiro, a Fifa terá um novo presidente. Eu acho que vou voltar para o meu trabalho, um pouco o meu hobby, como jornalista. Mas desta vez vou para o rádio, que é o mais popular na informação, é 24 horas, e todos podem ouvir em qualquer lugar. Se me perguntar o que quero fazer, é isso. É mais fácil falar do que escrever. 


Ausência de Del Nero

Você sabe que os membros do comitê são convidados a participar. Não há o contingente total, mas se um presidente decidiu não vir, é problema dele. Não há influência nas decisões tomadas pelo comitê por conta da ausência de um membro.

Restante do mandato


Nesse momento, quando estou fazendo os últimos meses do meu mandato, é muito importante mostrar que faremos essas reformas até fevereiro. Isso é de fato, para mim, nesses 40 anos, não apenas dizer adeus sem ter realizado algo bom.
Fonte: Claudia Garcia e Vicente Seda - Zurique, Suíça






0 comentários: