DIOCESE DE TUBARÃO PARTICIPA DO MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO

Com o tema central "Ética nas Comunicações", a CNBB promoveu em Vitória-ES, de 15 a 19 de julho, o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (MUTICOM). O encontro teve programação diversificada, com palestras, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação, além de atividades culturais. Cerca de mil pessoas, entre jornalistas, profissionais de comunicação, agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM), bispos, padres e religiosos participaram do evento. 
A comitiva do Regional Sul IV (Santa Catarina) contou com membros de várias dioceses. A diocese de Tubarão foi representada pelo coordenador diocesano da PASCOM, Anselmo Ramos, de Imbituba, e pelo assessor diocesano, Pe. Rafael Uliano, vigário paroquial da Catedral.
O encontro foi aberto com uma palestra do Pe. Gildásio Mendes, doutor em comunicação, que abordou o tema central do evento. Nos dias seguintes foram trabalhados os temas “Internet e as redes sociais”, “A comunicação e a construção ética do sujeito”, “A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo”, “A Igreja Católica na mídia: análise do discurso”. Encerrando o ciclo de palestras, o escritor, jornalista e apresentador da Rede Globo, Caco Barcelos abordou o tema “A espetacularização da notícia”.
Nas missas que lá também aconteceram, os bispos, durante as homilias chamaram à atenção dos presentes para o bom uso dos recursos midiáticos, livres das vaidades e firmes na fé e sugeriram que os comunicadores católicos aproximem-se das inquietações da sociedade, mostrando que a Igreja deve passar de uma pastoral centrada em conteúdo para uma pastoral voltada às necessidades das pessoas.

No encerramento dos trabalhos, Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida (SP) entregou a organização 10ª edição do MUTICOM para a diocese de Joinville (SC), que terá como tema “Educar para a Comunicação” e acontecerá em agosto de 2017.
A missa de encerramento foi celebrada no Convento da Penha e presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela.
O 9º MUTICOM provocou os participantes a se afastarem do excesso de visibilidade própria e a buscarem uma aproximação cada vez maior com a essência da mensagem a ser comunicada: Jesus Cristo. Essa aproximação se dá pelo contato com os irmãos menos visíveis, com seus anseios, seus sonhos e suas experiências de vida e fé.

Fonte: Pacom – Diocese de Tubarão.

0 comentários: