Dia de Combate às Hepatites Virais: testes rápidos serão feitos na Policlínica

Interessados podem procurar a Policlínica Central na tarde desde dia 28, terça-feira

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes e metabólicas. É considerado um problema de saúde pública em todo o mundo. Na Policlínica Central, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Imbituba, frequentemente são realizados testes rápidos para os imbitubenses e nesta terça-feira (28) no período da tarde haverá mais uma ação, em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Todos podem fazer a testagem, que fica pronta em 30 minutos.
De acordo com Michelli Ribeiro, do Centro de Testagem da Policlínica, no sábado, dia 25 foi realizada campanha de vacinação contra a Hepatite B nas salas de vacinas dos bairros: Roça Grande, Campo da Aviação, Vila Nova Alvorada, Nova Brasília e Policlínica (Centro), com foco em pessoas com até 49 anos ou que estejam em algum grupo vulnerável, como coletores de lixo, profissionais da área da saúde, bombeiros, policiais, pessoas privadas de liberdade, homossexuais, manicures, profissional do sexo e população indígena.

Por que é importante fazer o teste?

Porque são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E.
Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. 
Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites é importante verificar se já houve exposição a algumas dessas situações:
- Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
- Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D);
- Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Como se prevenir?

As hepatites B e C são doenças transmitidas pelo contato sexual ou contato com sangue. Como se prevenir: use preservativos e tome as três doses da vacina de hepatite B (previne para B e D). Vacine as crianças para hepatite A e não compartilhe material de uso pessoal (alicates de cutícula, lâminas de barbear, escova de dente etc.). Para hepatite C não existe vacina.

Como fazer o teste para detecção das Hepatites B e C?

Já estão disponíveis na rede pública os testes rápidos, que tem como diferencial a obtenção do resultado em até 30 minutos. Esses testes já estão sendo realizados na Policlínica Municipal (Centro) e nas unidades de Saúde dos bairros: Nova Brasília, Guaiúba, Ibiraquera e Vila Nova. E a previsão é de que até o final do ano os testes rápidos estejam disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Procure a sua unidade de saúde e agende seu teste.

Existe tratamento?

Sim, existe tratamento para Hepatites B e C e ele é oferecido gratuitamente pelo SUS. Hoje no nosso município há aproximadamente 10 pacientes em tratamento, porém há um novo tratamento para Hepatite C, que terá uma porcentagem maior de cura e com menos efeitos colaterais. A previsão do Ministério da Saúde é de que ainda este ano essas novas medicações cheguem para todos os estados. Em Imbituba há uma fila de espera por este tratamento de aproximadamente 50 pacientes.

Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz

0 comentários: