Professor da Unisul recebe convite da Casa Branca

O convite é para participar de um importante evento internacional sobre Educação Aberta. O professor da UnisulVirtual, Murilo Matos Mendonça, recebeu um convite da White House Office of Science and Technology Policy (Secretaria de Políticas para Ciência e Tecnologia da Casa Branca), e dos Ministérios da Educação e das Relações Exteriores dos EUA, para participar de um workshop sobre Educação Aberta, em Nova Iorque. O workshop será realizado no Laboratório de Governança da New York University (NYU), no dia 28 de setembro de 2015.

Murilo já havia participado de uma reunião na Casa Branca. Para ele este convite é consequência disso, também por ter sido membro da Diretoria do Open Education Consortium e, também, devido ao envolvimento da UnisulVirtual com o movimento da Educação Aberta. No convite do evento, destacam que a educação é um catalisador para o crescimento e a estabilidade econômica e que a Educação Aberta oferece uma alternativa de baixo custo para os governos aumentarem o acesso a educação de qualidade e estimularem a inovação, conectando cidadãos e educadores com recursos gratuitos e com acesso aberto que podem ser adaptados e aprimorados.

Segundo o professor Murilo Mendonça, o workshop reunirá defensores, profissionais, políticos de todo o mundo para compartilhar argumentos, políticas bem sucedidas, modelos e abordagens para promover a abertura na educação e para identificar áreas de colaboração internacional. O professor Murilo explica que a Educação Aberta configura um meio de inclusão social, não somente no que diz respeito ao Ensino Superior, mas também dentro de um escopo educacional mais abrangente, ampliando o acesso ao conhecimento e estendendo-se a um maior contingente de aprendizes, uma vez que os Recursos Educacionais Abertos (REA) são destinados a todos. 

“As iniciativas em Educação Aberta, bem como as Políticas e Práticas Educacionais Abertas (PEA), englobam também a esfera das modalidades de aprendizagem não formal. E há que se ter em mente que nas regiões menos desenvolvidas, o conhecimento adquirido de maneira não formal pode, muitas vezes, constituir-se em um bem de valor inestimável. Assim sendo, a disseminação e o compartilhamento de REA poderiam converter-se numa forma de mitigar os desequilíbrios sociais resultantes da privação do ensino formal”, ressalta Murilo. 

O professor ainda destaca dois pontos de vista importantes: o do aprendiz e o da universidade. “Para os aprendizes menos privilegiados e expectantes, a Educação Aberta pode significar o destrancar de portas de um conhecimento antes considerado privado e inacessível. Do ponto de vista das universidades, ela pode representar a abertura de portas para aprendizes até então desnecessariamente aprisionados do lado de fora”. O último Censo da Educação Brasileira mostrou que 83 milhões de brasileiros tinham acesso à Internet (2012), um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior. No mesmo ano, 122,7 milhões de brasileiros possuíam telefones celulares, um crescimento de 6,3% em relação a 2011. Diante destes dados, Murilo acredita que aí estão grandes oportunidades para se aproveitar o potencial dos Recursos Educacionais Abertos e da Educação Aberta. 

"Este workshop é uma oportunidade única para discutir com pessoas de todo o mundo questões fundamentais para o aprimoramento da educação na sociedade do conhecimento, tais como acesso ampliado a materiais educacionais de qualidade para o maior número possível de pessoas, os novos papéis das universidades para além do de irradiadoras de conhecimento a um número limitado de pessoas, desenvolvimento de mão-de-obra qualificada, redução significativa de custos tanto os estudantes quanto para os governos e novos modelos de sustentabilidade para as organizações ligadas à educação. para citar alguns. A composição multinacional e multicultural do grupo proporcionará uma diversidade de perspectivas, oportunidade de compartilhamento de formas diversas de enfrentar os desafios comuns, troca de experiências e possibilidade de estabelecer colaborações interinstitucionais", declara Murilo.
O QUE É EDUCAÇÃO ABERTA? 
A Educação Aberta consiste em uma abordagem à educação que maximiza o acesso e o sucesso através do uso de ferramentas e recursos disponíveis de forma aberta. É fator chave para a Educação Aberta a prática de compartilhar Recursos Educacionais Abertos (REA) de forma a permitir que todos possam acessá-los, modificá-los, traduzi-los e desenvolver novos recursos com base nos anteriormente compartilhados, sem custo. A Educação Aberta combina as tradições do compartilhamento e da criação do conhecimento com a tecnologia do século XXI para criar uma vasta gama de recursos educacionais compartilhados de forma aberta, valendo-se do espírito colaborativo dos dias de hoje para desenvolver abordagens educacionais mais responsivas às necessidades dos aprendizes. As instituições, governos e associações ao redor do mundo estão se dando conta do potencial da Educação Aberta para apoiar tanto a educação formal, quanto as necessidades educacionais externas aos sistemas formais, tais como o desenvolvimento e a capacitação de mão-de-obra.

Fonte: Cilene Macedo

0 comentários: