Prefeituras do Sul de SC tratam das Cidades Digitais nesta quinta-feira, 1o

Fórum quer estimular investimentos em tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos; Associações de Municípios da região apoiam iniciativa

Os impactos positivos das Tecnologias da Informação e Comunicação nos serviços públicos serão o foco principal do I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Santa Catarina, que reunirá prefeitos, secretários municipais e gestores públicos nesta quinta-feira (1º) em Laguna.

O evento é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Laguna e conta com o apoio de entidades da região, entre elas Amesc, Amurel e Assespro-SC.

Para o presidente da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Jacinto Machado, Antonio João de Fáveri, o tema é importante no desenvolvimento das cidades. “Acho fundamental que os municípios participem e vejam os exemplos que deram certo. A gente sabe da importância que a tecnologia tem no nosso dia a dia”, disse o prefeito.

Entre as iniciativas de sucesso está o exemplo de Campo Bom (RS), cidade gaúcha que vem sendo reconhecida mundialmente pelos investimentos em projetos educacionais. O uso da tecnologia no turismo e o modelo de cidade digital implantado em Sombrio (SC) serão outros modelos apresentados no evento.

Os ganhos em eficiência e economia aos cofres municipais foram outros pontos ressaltados pelo presidente da Amesc. Em Jacinto Machado, por exemplo, o município conta com cinco pontos de distribuição do sinal de internet gratuito, serviços de governo eletrônico para a população, como emissão de alvarás e certidões, além de possuir câmeras de monitoramento nas vias urbanas. “Hoje toda a rede está interligada, escolas, unidades de saúde, facilitando o trabalho e isso traz uma economia muito grande”, acrescenta o prefeito sobre a infraestrutura e importância da interligação dos prédios públicos.

Representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vêm à Laguna também para detalhar aos gestores as linhas de financiamento disponíveis para modernização das administrações municipais.

De acordo com o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, o objetivo do Fórum é promover a troca de experiências e mostrar os ganhos do planejamento em tecnologia visando transformar as localidades em cidades digitais e inteligentes. “O momento econômico requer atenção mais ainda no tema, pois significa otimizar recursos e aumentar a arrecadação e, principalmente, melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas peloforum.redecidadedigital.com.br/laguna

Fonte:Celso Fernandes

0 comentários: