Eleição para Conselho Tutelar está agitando os candidatos das cinco vagas de Imbituba

O Conselho Tutelar é um órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, criado pela Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, para garantir proteção integral de toda a criança e adolescente do Brasil.

O Conselho Tutelar é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.

Cada Conselho Tutelar é composto por 05 (cinco) conselheiros, escolhidos em eleição direta, para atuar na sua Regional, por um período de 04 (quatro) anos. Em Imbituba alguns jovens assistentes sociais ou com cursos universitários se inscreveram para concorrer uma das cinco vagas disponibilizadas para o quadriênio 2016/2019. A eleição será realizada no domingo dia 4 de outubro, das 08h às 17h na Escola de educação básica Henrique Lage, Rua Irineu Bornhausen, no centro da cidade.

As emissoras do município estão desde o inicio desta semana sabatinando os candidatos interessados em uma das cinco vagas e a eleição é em nível de campanha de vereador.

Além das emissoras, os jornais, internet e blogs têm sido instrumentos utilizados pelos pretendentes imbitubenses ao cargo de Conselheiro Tutelar do município de Imbituba, a exemplo das postulantes Karina Kosmin, que disputa uma das vagas pela primeira vez e Dayne Luiz, que concorre a reeleição. As visitas ao comércio, aos amigos e residências da cidade, tem sido uma constante. O movimento é grande e os pedidos de votos, ídem. A Zimba está mais colorida e bonita com a campanha eleitoral para o Conselho Tutelar.

0 comentários: