Evangelho do dia – Pão da vida! Quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Evangelho do dia – Pão da vida!
Quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Lucas 7,36-50
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36 um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesuscom as lágrimas começou a banhar-lhe os pésenxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: 
“Se este homem fosse um profeta, saberia que 40 tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre”! 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. 44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47 Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49 Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
Fiquemos atentos para não cairmos na hipocrisia. Temos uma forte tentação de olhar para os pecados dos outros sem ver os nossos, que por vezes são muito piores. E Jesus não tem medo de se misturar com os pecadores, com os marginalizados, com os fracos. Foi precisamente para isso que Ele veio: “Para que todos tenham vida...”. Ele adorava restituir a vida e a dignidade para os que se reconheciam fracos e pecadores. Diante de Deus tem muito mérito quem é humilde e se reconhece como fraco, como mendigo, como pecador. É muito bom sermos mendigos da misericórdia do Altíssimo. Para Deus, quem muito ama, muito será perdoado.É somente amando que seremos capazes de entender a gratuidade do amor misericordioso de Deus.Só o amor de Deus tem o poder de nos devolver a dignidade, através do perdão. O perdão nos restaura e nos regenera para aprendermos a amar mais. Só o amor transforma. Esta mulher transformada pela graça do perdão torna-se uma grande anunciadora do Cristo vivo e verdadeiro. Deus se serve de todos os caminhos para nos ter perto de Si. E, nós, por vezes, usamos de todos os caminhos para nos afastar d’Ele.

Oração
Senhor Jesus, fonte do perdão e da misericórdia, olha-me com amor e concede-me a graça de saborear do Teu amor e da Tua infinita misericórdia. Dá-me um coração novo, com sentimentos novos. Dá-me um coração contrito e humilde. Dá-me a graça de ser menos crítico(a) dos outros e mais de mim mesmo(a). Auxilia-me com o poder de Teu Santo Espírito a ser humilde, simples e mendigo(a)  do Teu perdão. Que esta mulher anônima me ensine a reconhecer e chorar minhas fraquezas, debilidades, pecados. Que ela me ensine, também, a ser corajoso(a)  e a não ter medo de críticas sem fundamentos. Concede-me a graça e a consciência de lutar com amor e, sem preconceitos, pela inclusão dos excluídos da sociedade. Que Teu amor me faça cada vez melhor para Ti e para as pessoas com quem convivo. Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita autocrítica sobre as próprias fraquezas.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.



Padre Renato dos Santos - SDB
Rua Padre Honorino João Muraro, 208
Vila Carli
CEP 85040-050 - Guarapuava - PR
-------------------------------------
Fones:
(42) 3624-2131 / 3624-23-18 / 3624-1422
(42) 9972 0615 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos III
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
Skype:live:renatodossantos790
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: