Concurso de paródias é destaque na Semana da Baleia-Franca

Alunos das nove escolas municipais cantaram e dançaram músicas adaptadas ao tema, trabalhando a interdisciplinaridade e o envolvimento com a comunidade. Nesta sexta (25) a Feira Cultural inicia às 15h.

Uma tarde animada, de muita música e conhecimento, foi realizada pelos alunos das nove escolas municipais da Secretaria de Educação da em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura da Prefeitura de Imbituba, no segundo dia da Semana Nacional da Baleia-Franca. Nesta quinta-feira (24) o 2º Concurso de Paródias apresentou para a comunidade o trabalho interdisciplinar desenvolvido no tema Baleia-Franca, focando dados relacionados como preservação e turismo.

Diversos músicos da cidade adotaram as escolas e auxiliaram nos ensaios e na hora da apresentação com a parte instrumental, mas a letra e a cantoria era por conta dos pequenos. O primeiro lugar ficou com a E.M Professora Terezinha Pinho de Souza, do bairro Arroio que já foi campeã no ano passado e ganhou uma TV Led 32’, oferecida pela Serrana Engenharia. A escola apresentou a paródia “O berçário das baleias” da música Reggae na Casa Amarela, da banda Nós Naldeia. A Banda João foi a parceira da escola.
E com a mesma música de inspiração, a E.M Ugero Pittigliani conquistou o segundo lugar. O músico e professor de artes da escola, Aloísio de Melo Filho, foi o parceiro dos alunos que cantaram “Baleia chegou na Zimba”. A escola levou uma caixa acústica oferecida pelo secretário Paulo Sefton.

A E.M José Vanderlei Mayer ganhou o terceiro lugar com a música “Baleia-Franca vem chegando em nossas praias” inspirada na canção Biquíni de Bolinha Amarelinho de Celly Campello. A parceria musical foi com Lú Guassú, musicista e professora de artes. Levaram de prêmio para a escola uma impressora multifuncional, oferecida pela RWC TV.Escolas municipais das cidades vizinhas também participaram da integração. A E.B Elizabeth Ulisséa Arante, de Laguna, cantou a cantiga Se Essa Rua Fosse Minha, parodiando com Se Esse Mar Fosse Meu. De Garopaba, a E.M Pinguirito cantou “Baleia Mágica” e “Show das Baleias”. O júri foi composto por Amilton Silva, professor de música; Mariane Dias da Silva, representante do Projeto Baleia-Franca; José Rocha, músico e professor de artes, Luciana Moreira, analista ambiental da APA da Baleia-Franca e Mª Aparecido Pamato Santana, professora e pesquisadora da cultura imbitubense.

Escolas e Bandas/Músicos participantes

EBM Dep. Joaquim Ramos - Arthur Vinícius
EBM José Vanderlei Mayer - Lú Blue Guassú
EBM Pe. Dr. Itamar Luis da Costa - Darlan Viana
EBM Basileu José da Silva - Banda UZAMIGO
EM Belarminda de Souza Pires - Guilherme Heleodoro
EM Hermínia de Souza Marques - The Jabys
EM Etelvina de Souza Pereira - The Claytons
EM Terezinha Pinho de Souza - Banda João
EM Ugero Pitigliani – Alóisio de Melo Filho

Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz

0 comentários: