Evangelho do dia – Pão da vida! Terça-feira, 8 de março de 2016

Aproveito esta publicação para enviar o meu forte abraço de gratidão a todas as mulheres. Que este dia possa ser um momento forte de avaliação de como estão sendo tratadas as mulheres que, com bravura, determinação e pulso firme, alinhavam com maestria o tecido social. Deus abençoe as mulheres concedendo-lhes saúde, alegria e satisfação de viver. Mulheres, aceitem minha intenção na Santa Missa de hoje e meu forte e fraternal abraço.

Evangelho do dia – Pão da vida!
Terça-feira, 8 de março de 2016 - 4ª Semana da Quaresma
João 5,1-16
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1 Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2 Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3 Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4 De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5 Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6 Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7 O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8 Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9 No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10 Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11 Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12 Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13 O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14 Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15 Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16 Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
Leis verdadeiras, fundamentadas em valores sólidos, sempre resgatarão o ser humano de suas misérias. E quando se trata de resgatar o ser humano, Deus se sente totalmente livre para passar por cima de qualquer lei. Este homem que estava  38 anos paralítico representa, de certa forma, toda a humanidade extremamente sequiosa por cura e libertação. E a cura e a libertação estavam diante dele: era Jesus, que com toda a sua pedagogia divina, compromete o ser humano em sua opção radical:“Queres ficar curado?” Deus sempre contou e conta com a liberdade humana. Deus nos deu o livre arbítrio. E, sendo livres, Ele nos deixa a possibilidade de querê-Lo ou não. E a humanidade inteira responde: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. É decisivo acreditar firmemente que a mão de Deus não nos abandona nunca. Ainda que andemos por caminhos tortuosos, fruto de nossas escolhas mal feitas, a mão de Deus nunca nos abandonará. E dependendo da nossa resposta, também iremos ouvir:“Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. O pecado, em sua natureza perversa, tem também o poder de debilitar o coração humano. A ação mais perversa do pecado é, certamente, paralisar nossos sentimentos nobres de justiça, perdão e solidariedade.

Oração.
Senhor Jesus, fonte propulsora de vida nova, ajuda-me a superar a paralisia interior que não me deixa agir em benefício dos mais necessitados. Pega-me com Tua mão poderosa e ajuda-me a levantar das tantas enfermidades, provocadas pelos meus muitos pecados conscientes ou, inconscientes. Quero ficar curado(a). Livra-me da cama do comodismo e do descompromisso social. Ajuda-me a recuperar a alegria de viver, a paz, a serenidade interior e a dignidade de filho(a) Teu(a). Derrama sobre mim a água da purificação. Purifica-me de toda hipocrisia que não me deixa ser autêntico(a) na luta pela defesa da vida. Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita mudança de vida...
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos - SDB

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: