Evangelho do dia – Pão da vida! Quarta-feira, 16 de março de 2016

5ª Semana da Quaresma
João 8,31-42
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31 Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32 e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33 Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” 34 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35 O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37 Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38 Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. 39 Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40 Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41 Vós fazeis as obras do vosso pai”. Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42 Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
“É para a liberdade que Cristo nos libertou”! Deus, em sua grandiosidade, dotou-nos com o livre arbítrio. Trata-se da capacidade de tomarmos decisões por própria conta. Todas as ações humanas são frutos deste livre arbítrio. O livre arbítrio, contudo, deve ser exercido com responsabilidade. E Jesus quer nos alentar que não dá para sermos realmente livres longe da Palavra que liberta. A força e o poder da Sagrada Escritura, que é a Sua Palavra, nos torna pessoas verdadeiramente livres. Afinal, se existe alguém que nos ama desinteressadamente, esse alguém se chama Jesus Cristo. A prova final desta verdade incontestável é a Cruz. Corpo dado e sangue derramado até às últimas consequências, por amor. Esse mesmo amor que nos liberta do pecado e da morte. Não fosse este amor agindo em nós, certamente estaríamos ainda em total estado de escravidão, consequência das nossas opções mal feitas. A fidelidade à Sua Palavra nos livra dos pecados. Seremos realmente livres se formos capazes de permanecer em sua Palavra. Permanecendo em Sua Palavra, que é o mesmo que permanecer n’Ele, seremos discípulos e, sendo discípulos, certamente seremos missionários.

Oração
Senhor Jesus, Palavra eterna do Pai, que é amor, ama-me com este amor eterno. Somente assim serei capaz de saborear a verdadeira liberdade de filho(a) de Deus. Tu, Jesus, que me ensinaste a chamar a Deus de Pai, faze-me cada vez mais filho(a) querido(a) e obediente à Tua Palavra. Ajuda-me a permanecer nesta Palavra que dá vida e me liberta. Não deixes, Jesus, que obstinadamente, faça opções que me afastam do Teu amor que me resgatou pelo preço da Cruz. Sou fruto do Teu amor e quero continuar vivendo radicado(a) neste amor. Que eu tenha a graça de decidir com liberdade, sempre iluminado(a) pela luz do Espírito Santo, que não me deixa errar o caminho. “Coloca, Jesus, tua Lei em meu peito e a escreve em meu coração. Assim serás meu Deus e eu serei parte do Teu povo”. Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita libertação interior.
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos - SDB

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: