Coluna Eletrônica de Gervázio Plácido 04.03

Faltam 125 dias para a passagem do símbolo em Laguna
Laguna entrará mais uma vez para a história do Brasil. Em 2016, a cidade completa 340 anos. Um grande presente aos lagunenses e lagunistas será a passagem da Tocha Olímpica no próximo dia 10 de julho - faça chuva, sol, frio ou calor. Faltam 125 dias. A contagem regressiva inicia com o entusiamo dos organizadores do evento no município. Boa parte dos profissionais que trabalham para que tudo esteja dentro do cronograma é das secretarias de Turismo, Lazer e Comunicação, e Educação e Esportes. Várias ruas devem ser enfeitadas algumas semanas antes da passagem do símbolo, que marcará as proximidades das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Guardas municipais, policiais militares, agentes da Polícia Federal e da Força Nacional atuarão na segurança na Terra de Anita Garibaldi durante o trajeto. O público poderá acompanhar de perto a tocha. Esta deverá ser a única oportunidade de poder ver a chama nesta geração em solo canarinho. O fogo olímpico chega ao Brasil no dia 3 de maio, com sua jornada iniciando na capital Brasília. Percorrerá milhares de quilômetros até o dia 5 de agosto, quando ficará até o fim dos jogos no Rio de Janeiro, no Estádio do Maracanã. Em todo o país, 329 cidades fazem parte da lista deste revezamento da tocha. Em Laguna, o símbolo passará em um domingo, entre 9h54min e 10h30min, com nove condutores, a partir da Udesc, pelas ruas Coronel Fernandes Martins, Arcângelo Bianchini, Anita Garibaldi, Colombo Machado Salles, Jerônimo Coelho, Santo Antônio, Pinto Bandeira e Raulino Horn. No sul do Estado, além da Cidade Juliana, o fogo será apresentado em Tubarão, Criciúma, Araranguá e Sombrio.

Fonte: Rafael Andrade

O que pensa o professor Viegas Fernandes da Costas.

A maior fragilidade da política latino-americana é fortalecer caudilhos em detrimento dos projetos políticos. Caudilhos podem ser presos, arrastados, execrados, ter suas mãos algemadas, contas investigadas e propriedades remexidas. Não importa se probos ou improbos, basta que interesses menores os alcancem. Quando morrem, caudilhos levam consigo o capital político que reuniram em torno de si. Quando mortos em vida, destrói-se o projeto de Estado que tentavam construir.  A maior fragilidade da política latino-americana é este populismo que diz "eu banco no peito", este populismo vulgar do "por o pau na mesa", este populismo misógino do "tem que ser macho". De tanto bancar no peito, por o pau na mesa e ter que ser macho, vivemos hoje neste permanente Coliseu. Os parlamentos latino-americanos são coliseus, onde se atracam gladiadores engravatados sob os olhos das populares torcidas organizadas ansiosas por um circo. Já o porto de Imbituba registrou um aumento de 100% na movimentação de cargas nos meses de janeiro e fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado. Trata-se de uma boa notícia, afinal, o fortalecimento do porto de Imbituba é fundamental para o crescimento econômico da região. Entretanto, o crescimento econômico não pode acontecer em detrimento do desenvolvimento sustentável. O investimento em infraestrutura viária e de saneamento básico e a mobilização da sociedade civil no debate do modelo de desenvolvimento local é urgente! O passado nos ensina que, se não houver planejamento para o longo prazo, os lucros de agora podem significar prejuízos irreparáveis no amanhã.

Imbituba ainda tem que se cuidar com o Caramujo em Imbituba
A Vigilância em Saúde reforça para a população em Imbituba que ainda é preciso continuar o combate ao Caramujo Africano, encontrado em diversos locais, e que estes precisam ser levados ao ponto de coleta, manuseados da forma correta. Os pontos de coleta são nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Nova Brasília, Campestre, Centro, Paes Leme, Mirim, e Aguada. O horário é das 08h às 12h e das 13h às 17 h. “Com a entrega nestes locais, uma empresa especializada fará a remoção e a destinação final desse problema que está em várias cidades do Brasil”, salienta Everaldo de Paula, diretor da Vigilância Sanitária. Cuidados com o Caramujo - Para retirar o caramujo do local é de extrema necessidade usar luvas ou até mesmo sacos plásticos, de forma a não deixar o “gosma” do caramujo entrar em contato com a pele. Os caramujos infectados podem transmitir uma série de doenças aos seres humanos. A simples manipulação desses moluscos vivos, sem o devido uso de luvas, pode causar contaminações, pois dois tipos de microrganismos perigosos são encontrados em suas secreção.
Fonte: João Batista Coelho Júnior

Jaime é candidato a reeleição na Acim

Os brasileiros já pagaram R$ 150 bilhões de impostos este ano. Presidente da Associação Empresarial de Imbituba (Acim), Jaime Pacheco Alves salienta que as associações empresariais têm entre seus principais objetivos a luta pela redução da alta carga tributária e, neste momento delicado que a economia passa, a classe empresarial tem a responsabilidade de manter empregos e movimentar a economia. 
É assim que pensa o imbitubense e empresário Jaime Pacheco Alves, que foi consolidado candidato a reeleição para  a presidência da Associação Empresarial de Imbituba, em eleição que será realizada no próximo dia 14, na sede da entidade. 
Pelo excelente trabalho realizado  a frente da associação, Jaime concorre em chapa única e deverá ser aclamado para mais um mandato. 

De personalidade firme, o empresário tem a simpatia e apoio de todos os associados que aplaudiram a sua decisão de concorrer a mais um mandato. 

Amigos do Matheus
Nesse final de semana 05 e 06 de Março, das 18h ás 22h a Cia. Desmontagem Cênica em parceria com a Fábrica de Eventos fará um Bazar/Brechó no Teatro Usina. Roupas, sapatos, acessórios, brinquedos tudo com um preço especial. Além de prestigiar o evento, você ajudará na Campanha Amigos do Matheus, parte da renda será revertida para a campanha. 

Futsal 2016
Imbituba dá a arrancada para o Citadino de Futsal. Ontem a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e Sesporte realizaram no Ginásio de Esportes Olivar Francisco, reunião com os representantes dos clubes participantes do campeonato 2016 e deram forma a competição que a exemplo das demais edições foi de grande sucesso. O campeonato deve iniciar no final de março ou inicio de abril.

Mosquito e doenças
Com o objetivo de munir as gestoras das escolas municipais sobre a gravidade do problema e para que possam atuar como multiplicadoras e agentes de combate sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele transmite, em especial dengue, zika e chikungunya, as secretarias de Saúde e Educação de Imbituba realizaram em parceria ontem a tarde na Câmara de Vereadores um encontro com a técnica da Diretoria da Vigilância Epidemiológica de Laguna, Mathie Rossini. 

O que pensa o empresário Zaga da Inkor

Estou vendo na TV e no Facebook alguns comemorando que o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser interrogado. Eu nunca votei no Lula mas, penso se for provado que fez coisa errada deve sim pagar mas não só ele todos os que têm atos de corrupção e está impregnado em todos os estágios do poder público  Independente do partido. Então fica a dica penso que nosso país está realmente mudando as instituições fazendo sua parte, no passado jamais imaginamos pessoas de tanto influência sendo atingidos. Parabéns a polícia e ao judiciário, postou ontem na sua conta na internet, o empresário luiz Gonzaga Carvalho, o Zaga da Inkor, ao registrar o grande agito que o depoimento do ex-presidente do Brasil provocou nas imprensa em geral. Zaga está otimista que agora o país vai mudar para melhor.


Neste sábado o Marcão presenteia seus habituais frequentadores e turistas a partir das às 22h – com o show sensacional da Banda JayB’S. imperdíveis.


Professora Rosiane e empresário Edinho Damázio, visitando a coluna para registrar a sua imensa alegria com a vida a dois. São chamados pelos amigos de casal nota mil.

 Terça-feira a tarde a executiva do PMDB de Santa Catarina, promove em Florianópolis reunião com as duas alas dissidentes do partido em Imbituba para que não haja mais rachas na sigla convocados para a reunião  os representantes dos dissidentes, Jailson Teixeira e Osny Souza Filho e na pauta a tentativa de consenso no parido em Imbituba, porém, Jailson já deixou claro que a sua ala (na foto) com D´=ario bergler e Eduardo Pinho Moreira  não aceita o consenso e sim a recondução  da executiva municipal.  

Adauto e Fabiane Ávila, em momento especial só deles, visitando a coluna nesta sexta-feira.


Géo Gonçalves e Adriana Dalbosco, não poderiam deixar de visitar a coluna para expressar a sua alegria com a vida.


0 comentários: