Evangelho do dia – Pão da vida! Segunda-feira, 14 de março de 2016

5ª Semana da Quaresma
João 8, 12-20
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 12 disse Jesus:"Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida."13 Então os fariseus disseram: "O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo."14 Jesus respondeu:"Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15 Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, 16 e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai que me enviou. 17 Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18 Ora, eu dou testemunho de mim mesmo, e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim." 19 Perguntaram então:"Onde está o teu Pai?"Jesus respondeu:"Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai."20 Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Compartilho contigo este belo comentário de Santo Agostinho sobre este trecho do Santo Evangelho. Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja 
Reflexão: A luz do mundo.
As palavras do Senhor: “Eu sou a luz do mundo” são claramente, na minha opinião, para aqueles que têm olhos que lhes permitem tomar parte dessa luz; mas aqueles que só têm os olhos do corpo admiram-se de ouvir Nosso Senhor Jesus Cristo dizer: “Eu sou a luz do mundo”. Talvez haja mesmo alguns que dizem para si próprios: Não será Cristo este sol que, ao nascer e ao pôr-se, determina o dia? Não, Cristo não é esse sol. O Senhor não é o sol que foi criado, mas Aquele por Quem o sol foi criado. “Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência” (Jo 1, 3). Ele é, pois, a luz que criou esta luz que vemos. Amemos esta Luz, compreendamo-la, desejemo-la, para chegarmos um dia junto dela, conduzidos por ela, e para vivermos nela de forma a nunca mais morrermos. 
Vedes, portanto, meus irmãos, vedes, se tendes olhos que veem as coisas da alma, que luz é esta da qual o Senhor declara: “Quem Me segue não anda nas trevas”. Segui este sol e veremos se não caminhareis nas trevas; pois eis que ele se eleva e avança na vossa direção e, seguindo o seu caminho se dirige-se para ocidente. Mas tu deves caminhar para o sol nascente, que é Cristo.
Oração
Senhor Jesus, fonte irradiante de luz que ilumina toda pessoa que vem a este mundo, ilumina-me. Ilumina o meu coração aflito, tantas vezes cheio de mágoas, rancores e ressentimentos. Com amor misericordioso, olha-me com paciência e bondade. Que à luz da fé, eu possa ver Tuas grandes intervenções ao longo da história e em minha própria vida cotidiana. Liberta-me das trevas do pecado para que possa ver a Luz verdadeira que És Tu Jesus, Senhor da vida. Dá-me olhos novos para que eu veja novas todas as coisas. Nenhuma treva me faça indiferente à grande LUZ. O meu ato de crer em Ti, luz do mundo, me capacite cada vez mais para ser luz e, assim, iluminar as pessoas que comigo caminham diariamente. Amém
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém. 
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém. 
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

0 comentários: