Coluna Eletrônica de Gervázio Plácido 21.03

BIOGRAFIA DE RITA PAVONE

RITA PAVONE nasceu em 23 de agosto de 1945, em Torino (Turim) (Itália). Filha de Giovanni Pavone (1911-1990) e de Maria Macchia (1918-1990), Rita nasceu pesando 6kg e, já no dia seguinte foi notícia de jornal, por esse motivo. Tem como irmãos: Giancarlo (1936-1938) (morto quando sua mãe estava gravida de seu segundo filho), Piero (1938), Carlo (1939) e, abaixo dela, Cesare (1952). Vivaz, irriquieta, grandes olhos, mãos expressivas, excelentes pulmões, voz potente, cabelos ruivos e toda coberta de sardas, aos 6 anos, Rita já cantava. Rita, já com 13 anos apresenta-se em março, em sua cidade natal, pela primeira vez para um verdadeiro público, no Teatro Alfieri (Turim), no espetáculo infantil Buongiorno Marziani, imitando o ator e cantor Al Jolson (1886-1950).

Seus ídolos: os cantores Paul Anka (1941) e Brenda Lee (1944). Enquanto a sra. Pavone insiste na profissão de costureira para Rita, Giovanni Pavone - mecânico da FIAT -, contrariando sua mulher e reconhecendo o potencial artístico da filha, em julho inscreve Rita (já com quase 17 anos) em um concurso para descoberta de novos cantores, organizado e promovido pelo então cantor Teddy Reno (Ferruccio Merk [1926]). Em 1º de setembro, na finalíssima da Prima Festa degli Sconosciuti realizada em Ariccia (cidadezinha próxima a Roma e que reuniu candidatos vindos de toda a Itália), Rita Pavone é aclamada a grande vencedora. Nesse mesmo mês de setembro, ela é contratada pela gravadora RCA Italiana. Teddy Reno torna-se seu empresário e passa a dedicar-se totalmente à carreira de Rita.

Ainda em setembro, Rita grava o seu primeiro disco single: "La partita di pallone" / "Amore twist". Em outubro, ela apresenta-se pela 1ª vez na televisão (TV RAI), no programa Alta Pressione. Em dezembro, Rita já faz parte do elenco de Studio Uno (TV RAI), o mais importante programa italiano de variedades da época. Em março é editado o disco "RITA PAVONE", o seu 1º LP. Interpretando a si mesma, Rita faz uma pequena atuação no filme francês Clémentine Chérie. Ela também grava suas primeiras canções em alemão ("Wenn ich ein Junge wär'" e "Okay! Okay!" [La partita di pallone]) e em francês ("Coeur" [Cuore], "Ce petit jeu" [Sotto il francobollo], "C'est à mon âge" [Alla mia età] e "Le turkey trot"). No final do ano é editado o seu 2º LP "NON È FACILE AVERE 18 ANNI".

Nesse ano, Rita inicia suas tournées internacionais. Seu primeiro destino: Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, nos meses de janeiro, maio e julho, ela grava os LPs "THE INTERNATIONAL TEEN-AGE SENSATION" e "SMALL WONDER". Em junho, vinda dos Estados Unidos e tendo apresentado-se na Argentina, Rita chega ao Brasil pela 1ª vez e conquista o público brasileiro com sua simpatia, graciosidade e com a canção "Datemi un martello" (If I had a hammer). No final do ano, a Itália encanta-se com o seriado Il Giornalino di Gian Burrasca (TV RAI), com Rita no papel do enfant terrible 'Gian Burrasca'.
  
No final de fevereiro Rita vai aos Estados Unidos (Nashville [Tennessee]) para gravar na RCA Victor e conhece seus grandes ídolos: os cantores Elvis Presley (1935-1977) e Brenda Lee. Em meados de abril ela vem à América do Sul (Argentina e Brasil) para shows em Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro. Em maio retorna aos Estados Unidos e participa do programa The EdSullivan Show. De volta à Itália, ela vence o Cantagiro (festival da canção nos verões italianos dos anos 60), com "Lui", atua em Rita, la Figlia Americana (seu 1º filme como protagonista) e, em novembro, o programa Stasera Rita! (TV RAI) é todo comandado por ela.

O programa Studio Uno desse ano é dedicado a Rita Pavone. Esse também é o ano de Rita laZanzara, seu 2º filme. Nesse ano, os filmes de Rita são (na ordem): Non Stuzzicate la ZanzaraLittle Rita nel West eLa Feldmarescialla. Ela participa do concuro Cantagiro com "Questo nostro amore"; e surpreende ao anunciar o noivado com seu empresário Teddy Reno (divorciado e com dezenove anos a mais do que ela). Nos últimos meses do ano, Rita troca a gravadora RCA Italiana pela Dischi Ricordipermanecendo nela até o final de 1969. Nesse periodo ela grava além de italiano, vários discos (LPs e singles) também em alemão.

Em cerimônia religiosa, apenas na presença de sua mãe e testemunhas, Rita casa com Teddy Reno, em 15 de março, em Lugano (Suíça), e o casal passa a lua-de-mel no Brasil. De volta à Itália, Rita faz um dos quatro programas Senza Rete (TV RAI). No Natal, ela anuncia que será mamãe. Em fevereiro, Rita participa do Festival di San Remo, com a canção "Zucchero" que é classificada em 13º lugar. No dia 6 de agosto, nasce em Londres (Inglaterra), Alessandro Neil Cesare Ricordi, o 1º filho de Rita e Teddy. Voltando da Inglaterra, a pequena família fixa residência em uma cidadezinha próxima a Lugano (Suíça). Rita volta novamente para a gravadora RCA Italiana. Em maio, sem alguma ou pouquíssima divulgação, ela vem novamente ao Brasil e apresenta-se em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, após ter passado por Lima (Perú) e Buenos Aires (Argentina). Ainda nesse ano, Rita atua na comédia teatral Gli Italiani Vogliono Cantare. Rita faz o programa Ciao, Rita (TV RAI). No dia 19 de setembro, em Ariccia (cidade onde residiu do início de sua carreira até casar no religioso, na Suíça, em 1968), Rita Pavone e Teddy Reno casam oficialmente na Itália - que havia recentemente instituído a lei do divórcio.

Rita e Teddy vão residir em Paris. Nesse mesmo ano, ela apresenta-se no famoso Teatro Olympia e grava seu primeiro LP francês "RITA PAVONE" (BONJOUR LA FRANCE [SOUS LE CIEL DE FRANCE, SOUS LE CIEL D’ITALIE]). Giorgio, o 2º filho e último filho de Rita e Teddy, nasce em Lugano (Suíça), no dia 19 de maio. Após permanecer por três anos na França (sem apresentar-se na Itália), Rita retorna ao seu país natal a convite do cômico Ermirio Macario (1902-1980) e, com ele, atua na comédia teatral Due sul Pianerottolo. Rita, Teddy e os filhos voltam a residir na Suíça, onde o casal vive até o presente. Devido ao sucesso teatral Due sul Pianerottolo é levada às telas de cinema também com Rita e Macario. No teatro, em mais uma comédia, Rita atua em Risate in Salotto.

No programa Macario Più (TV RAI), Rita atua novamente com Macario, nas adaptações das comédias teatrais Le Educande di San BabilaOklabama e Due sul Pianerotollo. Ela também faz o programa Rita ed Io (TV RAI) e, no teatro, a comédia Quel Diavolo di Santarelina. Nesse ano ela faz, na TV RAI, os programas Buonasera con Rita al Circo e Che Combinazione. Com a edição do LP "RP '80", a gravadora RCA encerra seu contrato com Rita Pavone. Em 1980 com Teddy Reno, Rita atua em Gli Amici, outra comédia teatral. O primeiro dos quatro programas Come Alice (Como Alice) (TV RAI) é toda de Rita Pavone que, para a jovem Alice, entre uma canção e outra e imagens de vídeo, ela narra a história de sua vida.

Aventurando-se na política, em março, Rita candidata-se a uma cadeira no senado italiano, porém não se elege. Longe dos palcos, além da casa na Suíça, Rita e Teddy passam temporadas na casa que possuem em Mallorca (Espanha). O filho Alex é jornalista de TV na Suíça. Giorgio seguiu os passos dos pais: tornou-se cantor, compositor e lidera o grupo de pop-rock George; já gravou dois CDs e está fazendo-se conhecer fora da Suíça. Após 20 anos da gravação do CD "RITA IS... MAGIC Live 1993", Rita volta ao mundo discográfico com o CD duplo "MASTERS" (*), com 15 canções em inglês e e 15 em italiano, produzido pelaSony Music e lançado oficialmente na Itália, em 8 de outubro, com grande divulgação em revistas (entre elas a Vanity Fair, edição italiana de setembro), jornais, rádios, TVs. Em outubro nos dias 9 (Milão) e 11 (Roma), em novembro nos dias 13 (Bari), 16 (Nápoles), 27 (Catania) e 30 (Turim), e em dezembro no dia 6 (Roma), Rita autografou o novo disco para fãs e admiradores. Em 19 de novembro, a Sony Music lançou a caixa "MASTERS" em edição de luxo contendo: 2 CDs, 1 LP (disco vinil com 7 canções em inglês e 6 em italiano, selecionadas dos CDs), 1 DVD e 1 livro fotográfico.

De volta à vida artística, em outubro de 2013, motivada pelo lançamento do disco "MASTERS", Rita Pavone, no primeiro semestre deste ano, continua na mídia com entrevistas em rádios, TVs, jornais e revistas italianas. Em 12 de fevereiro, a convite do Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio [1936]), Rita - bastante emocionada -, seu marido e seus dois filhos foram recebidos no Vaticano. Na TV RAI, nos dias: 28 de março e 4, 11, 17 e 25 de abril, Rita participa como jurada no programa de competição de dança La Pista e, ainda em março, apresenta-se como convidada dos programas Ti Lascio una Canzone e Roxy Bar TV. Em 13 de abril, ela dá uma longa entrevista no programa da TV RAI Quelli che il Calcio (retorna ao programa no dia 18 de maio). No dia 30 de abril, apresenta-se no Teatro della Regina, em Cattolica (Rimini), em avant premier de sua tournée RITA IS BACK, que inicia em maio com apresentações nos dias: 6 (Gran Teatro Linear 4 Ciak [Milão]), 13 (Teatro Augusteo [Nápoles]), 20 (Teatro Colosseo [Turim]) e 24 (Gran Teatro Geox [Pádua]), cantando seu material novo e alguns de seus maiores sucessos. Em 22 de junho, Rita encerra a tournée com show no Casino Rama, em Rama (Ontário), Canadá.
A emoção que sentiu ao receber o telefonema do Papa Francisco, na véspera do Natal de 2013, convidando-a para visitá-lo no Vaticano. Junho: (15) Gatta & Company (Radio Ti Ricordi [RTR99]), Rita deu uma longa entrevista e declarou que, após sete anos de afastamento da vida artística, voltou com o disco "MASTERS", (20) Donne nel Mito (Diva Universal [SKY Canale 133]), todo dedicado a Rita - que deu uma entrevista exclusiva -, o programa foi em homenagem ao seu aniversário de 70 anos comemorados neste ano, e (27) Una Voce per Padre Pio 2015 (RAI 1), 

Rita cantou "Fortissimo" e "Where is the one". Outras apresentações na TV foram: Setembro: (21) Porta a Porta (RAI 1). Outubro: (9) A Bel Tempo se Spera (TV 2000), (11) L'Arena (RAI 1), (17) Ti Lascio una Canzone (RAI 1) e (21)La Vita in Diretta (RAI 1). Novembro: (10) La Strada dei Miracoli (Rete 4) e (13) Pane Quotidiano (RAI 3). Jornais, revistas (entre elas a edição italiana de Vanity Fair de setembro) e TVs da Itália, relembrando sua carreira, a homenagearam pelos seus 70 anos de vida, completados no dia 23 de agosto. Como presente de aniversário, Rita presentou a si, aos fãs e admiradores, com o seu segundo livro biográfico TUTTI PAZZI PER RITA - escrito com a colaboração do jornalista e escritor Emilio Targia -, lançado pela editora Rizzoli, em 10 de setembro. A partir dessa data e até dezembro, Rita esteve nas seguintes cidades italianas promovendo e autografando o livro: Setembro: Milão (22), Nápoles (23) e Como (29). Outubro: Vigevano (18).Novembro: Roma (9). Dezembro: Formigine (4), Cavallermaggiore (13) e Serralunga d'Alba (19).







Visite o Taréco Automóvel e conheça as dezenas de veículos zero e semi novos e seja um dos convidados para a grande festa e dos shows de 26 anos de Taréco Automóveis dia 12 de abril com Tonho Prado e Cléber, Marcos Paulo e Marcelo e os grandes nomes do evento, Teodoro e Sampaio.

Francine Dalbosco e Dalianzo Bertoncini em momento só deles curtindo a bela natureza.


Mary e o ex-jogador profissional de futebol Juninho Laguna, da Cidade Juliana para a nossa coluna.


Nesta terça-feira você é o convidado do amigo Clésio para visitar o restaurante Marcão e saborear a deliciosa pizza e os pratos especiais da casa. Avenida Beira Mar. Tel: 3255-0064.


Heloisa e Adriano Florentino, de Cabeçuda, recebendo as homenagens por mais um ano de casamento, com direito a carro de som e belas mensagens.


Marília Mendonça, Assistente Social, do Cerem - Centro de Referência da Mulher Imbitubense, em momento especial da sua vida.


Casal Rita de Cássia Nunes e Valdir |Natálio, de Imbituba, visitando pela primeira vez a nossa coluna.


0 comentários: