Coluna Eletrônica de Gervázio Plácido 15.03

Biografia do Grupo ABBA

ABBA é um grupo sueco de música pop rock, integrado por Benny Anderson, Anni-Frid “Frida” Lyngstad Björn Ulvaeus e Agnetha Faltskog. O nome “ABBA” é um acrônimo formado pelas primeiras letras de cada membro (Agnetha, Björn, Benny Anni-Frid). O quarteto formou-se em Estocolmo em 1972, mas só tiveram fama internacional depois de vencerem a edição de 1974 do Festival Eurovisão da Canção. Desde então, o ABBA ganhou popularidade empregando ritmos cativantes em suas canções, com letras simples e um som único, caracterizado pela harmonia das vozes femininas e da técnica wall of sound, efeito criado pelo produtor musical Phil Spector. Björn e Agnetha casaram-se meses antes da formação do quarteto, enquanto Benny e Frida casaram-se apenas em 1978; os quatro lidaram com obrigações artísticas ao mesmo tempo em que se ocupavam com as suas novas famílias. As suas gravações tiveram um impacto comercial, fato que levou o grupo a tornar-se o mais bem sucedido da gravadora Universal Music Group, e ser a banda que mais vendeu discos nos anos 1970.

O ABBA foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países anglófonos fora da Europa, principalmente na Austrália,Nova Zelândia, África do Sul, Canadá, Brasil e, em menor proporção, nos Estados Unidos. No entanto, no auge de sua popularidade, os dois casamentos foram dissolvidos e essas mudanças se refletiram em sua música, escrevendo letras mais profundas com um estilo musical diferente. O grupo experimentou um declínio comercial que provocou a decisão do fim do grupo, de modo que em dezembro de 1982 ocorria a última aparição do quarteto. Depois de um tempo fora do interesse público, na década de 1990 foram lançados vários álbuns de compilação que possibilitaram o retorno do grupo ao topo das paradas.

Atualmente, o ABBA é considerado um dos grupos de maior sucesso do mundo, com vendas estimadas entre 180 e 400 milhões em todo o mundo. Suas canções foram interpretadas por vários artistas, além de serem a base do musical Mamma Mia!. O grupo é um ícone no seu país de origem, bem como uma figura importante na expansão da europop. Sua popularidade abriu as portas para outros grupos do mesmo gênero, fato que culminou na entrada do grupo para o Rock and Roll Hall of Fame

Benny Andersson era membro da banda sueca de pop/rock Hep Stars, muito popular na Suécia durante os anos 60 - com direito a um enorme séquito de fãs, especialmente entre as adolescentes. Enquanto isso, Björn Ulvaeus era o líder de uma banda skiffle chamada Hootenanny Singers. Depois de se cruzarem algumas vezes em estúdios e concertos, Benny e Björn decidiram tentar compor juntos. Uma das canções compostas, "Isn't It Easy To Say", tornou-se um hit para os Hep Stars, fazendo com que Björn participasse em alguns dos concertos. Chegou a ser sugerido que as duas bandas se fundissem, mas nunca aconteceu. Agnetha Fältskog era a integrante mais jovem dos ABBA e um fenómeno por si só, tendo composto e interpretado sucessos suecos ainda na adolescência, além de ter feito o papel de Maria Madalena na montagem local de Jesus Christ Superstar. Compondo, gravando sucessos e fazendo turnês pela Suécia, inevitavelmente acabaria por se encontrar com os Hootenanny Singers numa das suas viagens, e apaixonou-se por Björn. O casamento dos dois, em 1971, foi considerado o casamento do ano na Suécia. Já Anni-Frid Frida Lyngstad era uma cantora que decidiu participar numa competição de talentos, vencendo o torneio. Na época, a Suécia estava a mudar a direcção do trânsito do lado esquerdo para o direito e foram transmitidos uma série de concertos para que as pessoas ficassem em casa e não enfrentassem as estradas na noite da mudança. Convidada para se apresentar na TV com sua canção, a sua carreira musical decolou. Pouco tempo depois, conheceria Benny Andersson e começariam uma relação. Benny convidou-a para cantar com Agnetha no álbum Lycka, mas as duas cantoras não foram creditadas, mas formaram o famoso quarteto sueco que conquistou o mundo.

As separações de Benny e Frida e de Björn e Agnetha, assim como o amor e a alegria de estarem juntos, sempre foram temas de suas canções. O livro conta em detalhes as histórias por trás dessas produções, mas também retrata o Abba como um marco na transição da música sueca, da tradicional e folclórica ao pop, que atravessou as fronteiras escandinavas e conquistou países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Brasil. Até hoje os integrantes do Abba protegem tanto seu patrimônio musical (o grupo só liberou "samples" de suas músicas duas vezes) e qual o motivo de eles terem recusado, no início dos anos 2000, uma proposta para uma turnê mundial no valor de US$ 1 bilhão: "Eles acharam que seria um trabalho muito duro, e eles não precisam mais de dinheiro."

Músicas do Album ABBA Gold - Greatest Hits (Melhores Músicas) Dancing Queen; Knowing Me, Knowing You; Take A Chance On Me; Lay All Your Love On Me; Super Trouper; I Have A Dream; The Winner Takes It All; Money, Money,Money; S. O. S.; Chiquitita; Fernando; Voulez-Vous; Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight); Does Your Mother Know; One Of Us; The Name Of The Game; Thank You For The Music; WaterlooNo dia 20 de janeiro eles foram a inauguração de restaurante musical temático mas não cantaram. Os quatro ex-membros do grupo ABBA fizeram uma rara aparição conjunta na abertura de um restaurante de Estocolmo inspirado no filme e no musical "Mamma Mia!". 

Benny Andersson, Agnetha Faltskog e Anni-Frid Lyngstad compareceram para a inauguração do estabelecimento em estilo de taverna grega do ex-colega de banda Björn Ulvaeus. No entanto, eles não cantaram, além de rejeitarem as sugestões tocarem juntos novamente no futuro, com Andersson dizendo: "Acredito que não". O restaurante, onde músicos e atores interagem com garçons e convidados, tem seu conceito inspirado no filme e no musical "Mamma Mia!", mas Ulvaeus disse que "é uma história completamente diferente." Os integrantes do ABBA foram vistos pela última vez em público juntos em 2008. Hoje, todos continuam trabalhando no ramo, Agnetta e Anni-Frid continuam se apresentando em carreira solo, Benny e Björn são produtores musicais.





Restaurante Marcão espera por você para uma noite especial a base de fruto do mar e os melhores cardápios da região. Avenida Beira Mar - Imbituba SC Tel: 3255-0064.

Débora Capaverde Ferreira, a aniversariante desta terça-feira 15, hoje na coluna com a filha Valentina e o maridão Júnior Ferreira. Os nossos parabéns.



Batizado de Levy Luiz Martins, filho de Manuela e Serginho Martins, pelos tios padrinhos Letiane e José Roberto Martins, reuniu as duas famílias na Igreja Matriz de Imbituba e no almoço festivo. Parabéns.


O casamento foi em janeiro, mas uma foto chamou a atenção. O árbitro Bráulio Machado acabou se rendendo a bela namorada, hoje esposa Priscila. Acostumado a distribuir cartões, amarelo ou vermelho nas partidas de futebol em que atua, Bráulio teve uma surpresa, Priscila não teve dúvidas e o enquadrou logo com um cartão vermelho. É claro que foi de brincadeira mas o juízão encarou com seriedade, conforme registrou o fotógrafo Léo Freitas.


O Taréco Automóvel espera por você para participar da sua promoção de 26 anos de bons serviços prestados no estado e cobre qualquer proposta de Santa Catarina em veículos zero e semi novos.


Casal Cléia Líbio e Michel Antunes Boeger, curtindo os eventos de Laguna e passando rapidamente pela coluna.

  
Jailton e Doralice Monteiro, em momento só deles em recente evento social de Imbituba, tiraram um tempinho para visitar e conhecer a nossa coluna eletrônica. 

0 comentários: