Evangelho do dia - Pão da Vida!

Quarta-feira, 27 de maio de 2015 - 8ª Semana Comum
Marcos 10,32-45
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 32 os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33 “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34 Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre. queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36 Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38 Jesus então lhes disse: ‘Vos não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39 Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso,indignaram-se com Tiago e João, 42 Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
No Evangelho de hoje percebemos uma falta de harmonia entre aquilo que Jesus estava propondo e aquilo que os Apóstolos estavam entendendo. Claro que não era Jesus que estava em déficit pedagógico por não se fazer entender. Eram os Apóstolos que, com uma cultura fortemente marcada pelo poder de mando, ainda não tinham abertura para mudar seus esquemas mentais rígidos. Jesus falava em doar a vida, em servir e, eles, por sua vez, procuravam os primeiros lugares. É a eterna tentação do poder. Quem quer ser maior, deve ser servidor. Eles ainda não estavam à altura de  ler os fatos na ótica divina. Os outros Apóstolos ficaram preocupados com a reivindicação, cá entre nós, com as manobras de Tiago e João. Certamente pensavam que sairiam perdendo com as maquinações destes junto a Jesus. Já que os dois queriam os primeiros lugares no Reino, os demais ficariam em prejuízo. Na ótica humana sempre temos que tirar vantagens pessoais, de tudo. Eles estavam reproduzindo exatamente o sistema político vigente, que não respeitava ninguém e, ainda mais, espoliava. Jesus queria tão somente que eles, que teriam grandes responsabilidades na Igreja nascente, não reproduzissem o esquema perverso usado pelo Estado. Na lógica de Deus o essencial é a disponibilidade para o serviço. Precisamos nos policiar muito. Temos muitas tentações de querer sermos servidos e não servir...

Oração
Senhor Jesus, exemplo excelente de vida doada por amor, ensina-me a gastar a vida na defesa da vida. Educa-me, para que eu possa aprender a ler, na ótica divina, os acontecimentos da vida, sejam eles de sofrimento ou alegria. Elimina, Jesus, dos meus referenciais, a tentação de buscar sempre os primeiros lugares e as vantagens pessoais. Que o dom maior da minha existência consista tão somente em servir-Te naqueles que me são próximos. Ajuda-me a cumprir bem minha missão de cristão(ã) comprometido(a) com Teu Evangelho libertador. Dá-me a capacidade de enfrentar os sofrimentos e angústias, amparado(a) sempre na Tua infinita misericórdia. Que a força propulsora dos dons do Espírito Santo me faça testemunhar minha fé com grandeza de alma. Tira do meu coração o medo de entregar a vida pela Tua grande causa, que é servir e, não ser servido. Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito serviço a quem mais necessita de ti.
Aceita meu forte abraço.
Com muita estima,
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.




Padre Renato dos Santos - SDB
Rua Padre Honorino João Muraro, 208
Vila Carli
CEP 85040-050 - Guarapuava - PR
-------------------------------------
Fones:
(42) 3624-2131 / 3624-23-18 / 3624-1422
(42) 9972 0615 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos III
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
Skype:live:renatodossantos790
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: