Cresce o número de mulheres empresárias em SC

O número de mulheres empresárias em Santa Catarina deu um salto de 25% no início deste ano. Os dados são do Conselho Estadual da Mulher Empresária - Ceme, o órgão orientador dos trabalhos de Núcleos de Mulheres Empresárias vinculados às Associações Empresariais filiadas à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC. Os números foram apresentados nesta quarta-feira, 20/5, durante a reunião do Conselho na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis. No evento também foi lançado o novo site do Ceme (ceme.org.br) e aconteceu o curso Gestão Estratégica focado na gestão dos núcleos. 

Imbituba conta com o Núcleo da Mulher Empresária, que há seis anos trabalha pelo desenvolvimento da mulher empreendedora e também realiza ações sociais, através da Associação Empresarial de Imbituba - ACIM. No momento o grupo busca ampliar o número de integrantes, aumentando a representatividade e a força, sendo que realizou nesta semana um Café de Negócios com mais de 20 empresárias da cidade interessadas em integrar o núcleo.
Em Santa Catarina, de janeiro a maio, cinco novos núcleos foram criados e passaram a integrar o movimento estadual. "O Conselho reunia até o final de 2014, 720 mulheres em 46 núcleos de mulheres empresárias em Santa Catarina. Com a criação dos núcleos de Biguaçu, Trombudo Central, Agrolândia, Correia Pinto e Braço do Norte este número subiu para 892 mulheres", explica a vice-presidente do Ceme, Rita Vasconcelos. Com este aumento, o número de núcleos e cidades participantes do Conselho Estadual também cresceu. O Ceme soma 51 núcleos em Santa Catarina.

Como funciona
Os núcleos da Mulher Empresária atuam sob o guarda-chuva das associações empresariais de todo o Estado. Têm como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino através do desenvolvimento do potencial da mulher empresária e das suas empresas. O Conselho e os núcleos realizam capacitações, eventos, treinamentos e incentivam a participação da mulher no associativismo voluntários nas associações empresariais. Também atuam na formação de lideranças femininas nas suas cidades e no Estado. Um exemplo é o curso que acontece nesta quarta-feira, 20. Destinado às coordenadoras, sucessoras e consultores dos núcleos, o treinamento quer capacitar líderes para conduzir com competência ações que contribuam para o desenvolvimento das empresas nucleadas. A abertura deste encontro contará com a palestra "O cenário econômico nacional X Desenvolvimento gerencial e liderança", ministrada por Silvana Ghisi.  Logo após as participantes debateram os papéis dos envolvidos nos núcleos, o planejamento estratégico, as ferramentas de desenvolvimento, projetos e a comunicação.

Para participar
Para fazer parte de um núcleo, a mulher empresária deve procurar a associação empresarial da sua cidade. Basta se associar e participar das reuniões que acontecem periodicamente. Podem participar mulheres empresárias, profissionais liberais, líderes de empresas e empreendedoras. Mais informações: Conselho Estadual da Mulher Empresária - FACISC - (48) 3952.8802 ou empreender1@facisc.org.br ou ACIM (48) 3255-1415

 Fonte: Silvia Chioca 

0 comentários: