Movimento de Irmãos completou 45 anos de fundação. O sonho e o ideal do Monsenhor Bernardo hoje é realidade.

A História dos 45 anos da Família Shalom.

No último domingo, dia  28 de junho, o Movimento de Irmãos completou 45 anos de fundação. Seu idealizador Monsenhor Bernardo José Kraisinski, então vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba – PR, em 1970 conseguiu o primeiro passo de um desejo que acalentava há muito tempo: formar uma comunidade verdadeiramente cristã. Ao expor suas idéias obteve integral apoio por parte de alguns casais amigos seus. Após várias reuniões realizadas na sacristia da Igreja e orações aos pés da Virgem de Guadalupe, foi marcada a data para o primeiro Encontro do Movimento de Irmãos: 26, 27 e 28 de junho de 1970, na casa de retiros Nossa Senhora, em Curitiba. 


Após o sucesso do primeiro encontro, os participantes, entusiasmados, sentiram a necessidade de uma abertura maior e, tendo à frente o dinamismo do Monsenhor, estenderam o movimento a outras Paróquias  e outros Estados, como Santa Catarina e em 1997 para o Rio Grande do Sul, na Paróquia de Cavalhadas.

Movimento em Itajaí.

Alguns casais de Itajaí participaram do Encontro em Curitiba. 

O efeito causado foi tão maravilhoso que saíram para procurar uma casa onde pudessem montá-lo em Santa Catarina e nos dias 14, 15 e 16 de março de 1975, realizou-se o primeiro Encontro de Casais, na cidade de Nova Trento, em Santa Catarina.

Movimento no sul de SC

A expansão chegou a Criciúma e alguns Sacerdotes e Casais participaram de Encontros em São Paulo,  Curitiba e Nova Trento. Neles se repetiram os grandes efeitos causados por esta dádiva de Deus. O Movimento de Irmãos veio para Santa Catarina com o apoio e interferência do padre Zezinho Cipriano e com ajuda de outros sacerdotes expandiu para a região sul do Estado, na Diocese de Tubarão, com abrangências na Paróquia de Criciúma. 

O primeiro encontro na região sul do Estado foi realizado em 16/17e18 de janeiro de 1977, com casais das Paróquia São José Operário de Oficinas Tubarão/SC. Laguna/SC e Armazém/SC e o segundo encontro no sul do Estado foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho de 1977, no Seminário Rogacionista Pio XII, especialmente adaptado. Estava lançada a semente do Monsenhor Bernardo e assim ela cresceu e o Movimento de Irmãos não parou mais de crescer.

Movimento em Laguna


Em Laguna-SC, quando o vigário José Cipriano(Pe. Zezinho) da paróquia N.S.dos Navegantes, numa de suas passagens por Curitiba participou de um Encontro em Maio de 1975, e também muito entusiasmado, levou outros casais a participarem de encontros em Curitiba, até atingirem um núcleo de 20 casais, quando então em janeiro de 1977, com a supervisão de casais de Curitiba, realizou-se o 1º Encontro com casais participantes de Laguna e Tubarão. 

Assim, nasceu o Movimento de Irmãos na Diocese de Tubarão, Hoje atuante nas cidades de Laguna, Imbituba, Imaruí, Aratingaúba, Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Treze de maio, Jaguaruna, Armazém, São Ludjero, Braço do Norte, Grão Pará, Rio Fortuna, Orleans e Lauro Muller, na Diocese de Tubarão. 

Na Diocese de Criciúma

E na Diocese de Criciúma, fundada no dia 27 de maio de 1998, Morro da Fumaça, Içara, Siderópolis, Nova Veneza, Meleiro, Urussanga, Cocal do Sul, Araranguá, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Treviso, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Turvo. A meta principal do Movimento de Irmãos e do Monsenhor Bernardo é a Família, a vivência da fraternidade e suas normas são traçadas pelo livro da vida, que em síntese, nos ensina a amar como Cristo nos amou.

Coordenações Diocesanas

O Movimento de Irmãos no sul de Santa Catarina\é coordenado na Diocese de Tubarão pelo casal Nete e José Agostinho e na Diocese de criciúma pelo casal Regina e Aldo Batista. 


Hoje nas paróquias das duas Dioceses estão ativos aproximadamente 2 mil casais de encontristas que seguem religiosamente o pensamento do nosso fundador, "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo", a qual contém em sua essência, todo o programa da salvação. Monsenhor foi mais além, "Gostaria de ver as virtudes de Maria em cada um dos irmãos, como Código de Honra, onde prevalecessem a obediência, a fé, o amor, a caridade, a humildade, o serviço, a doação, a perseverança, o espirito de oração, a verdade, a justiça, o sacrifício, que caracterizam a marca dos Cristãos


Ordem das fotos.

1 - Monsenhor Bernardo José Klasinski, fundador do Movimento de Irmãos. 2 - Casais do primeiro encontro em 1970, em Curitiba. 3 - Casais do primeiro encontro em Santa Catarina. 4 - Logomarca do Movimento de Irmãos. 5 - Padre Zezinho Cipriano, responsável pela expansão do Movimento em Santa Catarina. 6 - Coordenador Diocesano do MI na diocese de Tubarão, José Nete Agostinho. 7 - Coordenador Nacional do Movimento de Irmãos, Graça e José Luiz Costa. 8 - Regina e Aldo Batista da Silva, Coordenador Diocesano do Movimento de Irmãos na Diocese de Criciúma.  

X Conami

Há um mês e 20 dias da realização do X Conami - Conselho Nacional do Movimento de Irmãos, em Curitiba, os casais encontristas estão na contagem regressiva do maior evento da Família Shalom. 

Além dos estudos das novas diretrizes desta pastoral,os conselheiros nacionais irão eleger o novo casal Coordenador Nacional que irá substituir o atual casal coordenador nacional, Graça e José Luiz Costa que realiza um trabalho voltado para a defesa do carisma do Movimento de Irmãos, honrando e dignificando o sonho e o ideal do fundador Monsenhor Barnardo. Participarão do Congresso Nacional aproximadamente dois mil e quinhentos encontristas que por três dias, 21, 22 e 23 de agosto irão colorir Curitiba de amarelo e preto.   

Parabéns a todos os encontristas que ajudaram o nosso fundador Monsenhor Bernardo José Klasinski, a transformar um sonho e um ideal, em uma realidade. Um grande Shalom!
Jornalista Gervázio Plácido.



Um comentário:

  1. Bom dia,
    Porque não consta o encontro de junho de 1976 na cidade de Nova Trento, na teve a participação de seis casais de Criciúma.

    ResponderExcluir