Lico receberá a Medalha Henrique Lage

Entre as ações mais esperadas do aniversário de Imbituba está a entrega da Medalha Henrique Lage. Este ano o ex-jogador de futebol Antônio Nunes, conhecido como Lico, será o homenageado, após escolha feita pelo Conselho Municipal da Medalha Henrique Lage. A cerimônia está marcada para o dia 19 de junho, durante a Sessão Solene da Câmara de Vereadores, que será realizada no Imbituba Atlético Clube, às 20h.
Lico esteve nesta segunda-feira (8) no gabinete do prefeito Jaison Cardoso onde recebeu a notícia. “É uma satisfação muito grande, mexeu com as minhas emoções, é um momento de satisfação pessoal estar entre o seleto grupo dos indicados a receber esta honra. Senti-me muito valorizado pela minha carreira, pelo meu passado, pois foi gostoso viver as conquistas, mas para chegar aos títulos foi muito difícil, fiz sacrifícios, então é um orgulho muito grande poder receber a Medalha Henrique Lage na minha cidade. Hoje é um dia muito feliz e estou muito agradecido por este reconhecimento”, destaca.
O prefeito Jaison Cardoso fez a indicação ao Conselho Municipal da Medalha Henrique Lage e recebeu o apoio unânime do grupo. “O Lico merece receber esta honra, pois entendemos que é uma pessoa a ser reverenciada no município por sua importância e contribuição ao esporte brasileiro, estadual e municipal e também porque é motivo de orgulho aos imbitubenses. Fico feliz em oferecer em nome do município tamanha homenagem a este nosso grande atleta”, afirma.

Sobre o homenageado
               
Nascido em Imbituba (SC), Lico começou sua carreira profissional no América de Joinville, em 1970. Dois anos mais tarde passou pelo Grêmio e, em seguida, retornou ao futebol catarinense, atuando pelos times Figueirense, Avaí e Joinville. Em 1980, Lico mudou-se para o Rio de Janeiro para jogar pelo Flamengo. Atuou ao lado de craques como Zico, Leandro, Andrade, Júnior e Adílio, fazendo parte da equipe rubro-negra campeã da Taça Libertadores da América e do Mundial de Interclubes de 1981.
Daquela geração Lico foi um titular com papel importante, seja fazendo vários gols ou criando oportunidades com cruzamentos, tabelas e deslocamentos em velocidade pelas laterais ou pelo meio. Após duas cirurgias no joelho, Lico viu-se obrigado a encerrar a carreira em 1984, aos 33 anos.
Depois da aposentadoria dos gramados o imbitubense alternou projetos no futebol como treinador, diretor, supervisor técnico, sempre em clubes do Sul como Londrina, Avaí e Joinville. Atualmente vive em sua terra Natal onde é técnico de escolinhas de futebol em Imbituba e Palhoça.

Histórico

A Medalha Henrique Lage foi instituída pela Lei Municipal 3334/2008 e é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que tenham se dedicado ao desenvolvimento do município de Imbituba.  A partir de então os homenageados foram:

- Tenente-Coronel Evaldo Hoffmann, ex-comandante da Polícia Militar de Imbituba (2014);
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae (2014);
- José Roberto Martins, ex-prefeito de Imbituba (2013);
- Manoel de Oliveira Martins, radialista (2012);
- Sônia Maria Simões de Bona, ex-supervisora local de educação (2011);
- Maria Zilá de Sousa Gil, empresária e diretora do OGMO (2011);
- Jeziel Pamato de Souza, ex-administrador do Porto de Imbituba (2010);
- Luiz Henrique da Silveira, ex-governador de Santa Catarina (2009);

Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz

0 comentários: