Conferência debate protagonismo e empoderamento do idoso

O objetivo é incluir a pessoa idosa na discussão das políticas públicas, ouvindo suas opiniões e necessidades e integrando-o à sociedade. O Conselho do Idoso, com o apoio da Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seast), realizaram na tarde desta terça-feira (23) a primeira Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento contou com aproximadamente 50 pessoas. Um dos destaques foi a palestra “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades”, com a Drª. Jordelina Schier. “Empoderamento significa uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência dos diretos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual e de conhecimento e superação de uma realidade em que se encontra. Tem sentido transformador. Enquanto isso, ser protagonista significa ser o ator principal, aquele que se envolve nos seus grupos e associações, nos conselhos e outros espaços. Que deseja influir nos processos e nas decisões do governo sobre os assuntos do seu interesse, fazendo disso uma conquista”, explica Jordelina, que é membro do Grupo de Estudos de Cuidado de Saúde de Pessoas Idosas/UFSC e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Ensino e Assistência Geronto-geriátrica do HU/UFSC. 

A secretária da Seast, Selma Elias Westphal, agradeceu a presença de todos e destacou dados sobre a população idosa. “Observei que no Portal da Terceira Idade essa população vem crescendo, temos vivido mais, hoje temos mais qualidade de vida. Chamou-me a atenção que a grande maioria dos idosos, 83%, têm casa própria e que 71% têm independência financeira, com todos os remédios tão caros e salários baixos e isso é muito importante. Contem conosco para todas as necessidades”, afirma. O presidente do conselho municipal do Idoso, Luiz de Freitas (Pi) “Chegou o dia, estávamos angustiados para organizar um evento de tal envergadura. É bastente gratificante para nós, agradeço a presença de todos com mais ou menos de 60, aos companheiros do conselho, pois demonstram aqui hoje a necessidade de construirmos um novo momento para o idoso de Imbituba. O protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa é o grande ponto para a libertação e a construção de uma vida digna para todos” Em seguida houve a discussão dos eixos temáticos Gestão, Financiamento, Participação e Direitos Humanos, com a elaboração de propostas e eleição de representantes para a Conferência Estadual. 

A conferência da pessoa idosa é um evento democrático que prevê a ampla participação e o compromisso efetivo de todo. Deve conferir o que tem sido feito e propor avanços pra a consolidação das políticas públicas e da conquista do envelhecimento com dignidade em nosso país.

Dados sobre os idosos no Brasil

O Brasil possui mais de 20 milhões de idosos
55,7% são mulheres
84,3% vive em áreas urbanas
14,8% dos idosos vivem sozinhos
85% são ativos
53% das famílias brasileiras são mantidas por idosos
48,9% apresentam mais de uma doença crônica
6% são dependentes
Menos de 1% vivem em instituições

Fonte e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz

0 comentários: