Síndrome da Venezuela

Beto Martins
    As teorias lançadas pelos líderes do governo e do PT, acerca dos protestos ocorridos no último domingo, realmente nos levam a perplexidade. Ouvimos frases como “Manifestação das elites”...”, “ Protestos com eleitores da direita e da oposição... “e não para por aí, outro dia, vi uma matéria com a declaração de um líder partidário dizendo que a CIA, sim, a agência americana de inteligência, estaria por trás dos protestos. Negar a realidade, com espasmos populistas, não me parece, nem de longe, o melhor caminho para enfrentar a crise.
Choque de realidade!Se eu pudesse opinar, diria que o melhor caminho agora é o da humildade e da serenidade. Só há uma forma de pedir compreensão a uma sociedade muito castigada pelos delírios do jogo eleitoral e do qual ela, neste momento, pede distância. O primeiro passo é vir a público e reconhecer os erros e mais ainda, reconhecer a própria manipulação econômica e eleitoral que promoveu. O segundo passo é, de forma serena e corajosa, abrir um diálogo verdadeiro e consistente com a sociedade através das suas instituições representativas, enfrentar o jogo político do congresso nacional, unindo-se ao povo, pressionando as bancadas e liderando a instalação de reformas imprescindíveis para que o Brasil retome o caminho sereno do desenvolvimento e que sabidamente tem potencial natural para empreender. Falo das amplas reformas e, o que não faltam são modelos implantados mundo a fora e que deram muito certo, tanto no âmbito fiscal e tributário quanto político. A sociedade deve continuar vigilante, cumprindo seu papel cidadão, quanto às autoridades, resta-nos o sonho colorido de vê-los tomados pela coragem que costumam marcar a história de uma geração.

Municípios em situação difícil! Há muito tempo, mesmo porque tive a rica oportunidade de atuar como gestor municipal, venho alertando pela grave situação há que os municípios brasileiros vêm sendo submetidos. Enquanto a reforma tributária não vem e uma justa distribuição do bolo tributário ocorra, as cidades brasileiras vão perdendo sua capacidade de investimento e gerenciamento das áreas prioritárias para população. Sim, as pessoas vivem nas cidades, o poder mais próximo é a prefeitura, enquanto dos 100% do bolo, só 13% serem repassados ao Município, difícil será encontrar alguém com coragem, investido de real honestidade e sinceridade, que queira enfrentar esta difícil missão. 
Fonte: Publicado no Jornal Nosso Povo

0 comentários: