Acesso ao Porto de Imbituba

    A Associação Empresarial de Imbituba, através do Núcleo ACIM Porto, reuniu na manhã desta quarta-feira (11), empresários do setor portuário na presença do vice-prefeito de Imbituba, Elísio Sgrott, para montar um documento para encaminhamento da cobrança da obra do Acesso Norte, Via Arterial Principal (VAP) do Porto de Imbituba. O objetivo é convidar o governador João Raimundo Colombo para visitar Imbituba e demonstrar a urgência do lançamento do edital da obra. O coordenador do núcleo, Lito Guimarães, explicou que o projeto original da VAP, doado pela Santos Brasil, teria passado por alterações técnicas pelos setores responsáveis do Estado e que é urgente que algo seja feito em termos de uma definição da alternativa, principalmente pela a aproximação da safra da soja e pelos riscos que a rodovia têm. “Vamos ter uma plenária da regional Sul da Facisc nos próximos dias e estamos trabalhando no sentido de colocar este tema na pauta e contar com o apoio da Federação e das outras ACIs do Sul. Precisamos nos unir fortemente para cobrar a realização deste compromisso que o governo do Estado firmou com o munícipio”, afirma o empresário.

PROJETO – O prefeito em exercício Elísio Sgrott frisou que o projeto já tem mais de três anos e que a prefeitura está disposta a ser parceira na realização da obra. “Precisamos saber se há a intenção de lançar o edital da obra em breve, pois se não houver teremos que fazer um bom recapeamento na via. O que não podemos é fazer um eventual recapeamento e logo em seguida a via ser licitada pelo Estado, pois seria um desperdício do dinheiro público municipal. Mas de qualquer forma, ou uma ou outra alternativa deve ser urgentemente viabilizada”, destaca.

SEMINÁRIO - Em junho de 2014 a ACIM promoveu o seminário “O Porto do Sul Catarinense e o Desenvolvimento Regional”, em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma e as ACIs do Sul, SC Par Porto de Imbituba, Facisc e CACB, e que dentre outros assuntos tratados, contou com o compromisso do governador de que a obra seria realizada, principalmente se a concessão do porto fosse mantida com o Governo do Estado. Esta situação posteriormente se concretizou, garantindo a permanência da administração pelo Estado de Santa Catarina, via SCPar Porto de Imbituba até 2039, com possibilidade adicional de renovação por mais 25 anos.
Informações: Jornalista Emanuelle Querino Alves de Aviz .

0 comentários: