Sessão Solene homenageará Escola Técnica de Comércio de Tubarão em comemoração aos 60 anos de fundação

Os Vereadores tubaronenses, acatando a proposição apresentada pelo vereador Matusalem dos Santos, irão realizar no próximo dia 20 de agosto, as 19 horas, no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara  Municipal, uma sessão solene em comemoração aos 60 anos da Escola Técnica de Comércio de Tubarão - ETCT.
Fundada em 22 de agosto de 1955, a Escola Técnica de Comércio de Tubarão surgiu num momento em que a cidade de Tubarão se ressentia da falta de um educandário além do curso ginasial (hoje o Fundamental). Em Tubarão, havia apenas o curso Normal, que formava exclusivamente moças para o magistério. A ETCT surgiu com a finalidade de preencher uma lacuna existente de curso Médio e que atendesse estudantes de poucos recursos financeiros.
Em atendimento aos anseios da comunidade, um grupo de pessoas lideradas pelo professor e contador José Virgolino dos Santos constituiu a primeira Congregação, formada por 10 membros, que fundaria a Escola Técnica de Comércio de Tubarão em 22 de agosto de 1955, iniciando seu primeiro ano letivo no começo do ano seguinte.
O início das atividades letivas da Escola Técnica de Comércio de Tubarão aconteceu no Grupo Escolar Hercílio Luz, com a realização de cursos de Técnico em Contabilidade (equivalente ao Ensino Médio).
A primeira dificuldade foi na contratação de professores com habilitação necessária. A partir de 1958, com os primeiros formandos, grande parte deste problema foi sanado e ex-alunos acabaram integrandos ao corpo docente da escola, caso de Maurício Pacheco que virou professor e chegou a ser diretor da ETCT.
O pioneirismo da Escola Técnica de Comércio de Tubarão se espalhou por todo o sul catarinense, não apenas como uma nova opção e oportunidade de estudos, mas como uma inovação pedagógica. A semente do ensino superior em Tubarão foi consequência da existência da Escola Técnica de Comércio, sendo o embrião das primeiras faculdades com a criação do Instituto Municipal de Ensino, que mais tarde se transformaria na Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC) e posteriormente na Unisul.
Em 1976 a Escola Técnica de Comércio de Tubarão inaugurou sua sede própria à rua Padre Bernardo Feuser, onde funciona até hoje. Em 1979 inaugurou a quadra esportiva e em 1981 concluiu o terceiro bloco, destinado ao ensino Fundamental e auditório.
Por esta instituição já passaram inúmeros e ilustres tubaronenses, que puderam contar com uma formação sólida e de qualidade oferecida pelo estabelecimento de ensino. Como forma de agradecimento a tantos anos servindo à comunidade tubaronense, a referida sessão solene, fará registro histórico desta data comemorativa.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

0 comentários: