Evangelho do dia – Pão da vida! Quarta-feira, 5 de agosto de 2015


Evangelho do dia – Pão da vida!
Quarta-feira, 5 de agosto de 2015 –  18ª Semana do Tempo litúrgico comum.
Mateus 15,21-28
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 21 Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar:“Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23 Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24 Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25 Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26 Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27 A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28 Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.  - Palavra da Salvação.  - Glória a vós, Senhor.
 
Reflexão
Jesus está fora de sua terra. Ele precisava passar uma lição importante para seus discípulos: a lição da boa acolhida aos estrangeirosAliás, a prática de acolher os estrangeiros que aceitavam o único Deus, como era o caso de Israel, estava totalmente deixada de lado. Jesus vai recuperar esta atitude fundamental com este episódio de conceder a bênção que a mulher buscava para sua filha. E Jesus estabelece um diálogo com uma mulher, que não era bem aceita nem pelos discípulos. A discriminação social era muito acentuada e evidente.  A mulher, por sua vez, deu um grande testemunho de humildade. Era alguém que realmente acreditava e confiava em Jesus. Portanto, eles não tinham motivo algum para afugentá-la da presença de Jesus. Esta mulher era "Cananéia", "grega, de origem siro-fenícia". Para a cultura judaica era uma vergonha que alguém desse tipo seguisse a Jesus. Isso envergonhou também os discípulos que já estavam vacinados com a cultura equivocada de uma sociedade hipócrita. Mas Jesus sabia o que se passava no interior desta mulher estrangeira. Ele sabia que era uma mulher de fé concreta e radical. Ela, mais do que todos, sabia muito bem do que Jesus era capaz. E vai à luta. Lutou até o fim. Foi humilde, soube argumentar sem agredir. Ou seja, deu um banho de civilidade até nos discípulos, quanto mais na cultura discriminatória de então... E Jesus deu o veredicto: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E a bênção acontece:E desde aquele momento sua filha ficou curada.
 
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda graça e de toda bênção, cura-me de todos os males concedendo-me a bênção de uma vida nova, vivida no Teu infinito e misericordioso amor. Senhor Jesus, filho de Deus, tem piedade de mim. Liberta-me das ciladas do demônio que continua rodeando como um leão, procurando a quem devorar. Senhor Jesus, socorre-me! Escuta meus gritos de desespero, de angústia, de dor e de sofrimento. Restaura-me com Teu amor misericordioso! Concede-me a graça de transformar meu coração de pedra em coração de carne, para ser mais conforme ao Teu coração. Elimina da minha vida todas as atitudes de exclusivismo e acepção que me impedem de acolher educadamente a todas as pessoas. Não permitas, Jesus, que eu seja ovelha perdida e afastada do Teu rebanho. Que a coerência do meu testemunho de discípulo(a) missionário(a)  atraia para Ti as ovelhas desgarradas do Teu rebanho. Ajuda-me a crescer numa fé firme e radical para ser merecedor(a)  de Teu inigualável reconhecimento: “Filha, filho, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” Amém.
 
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita cura e restauração interior.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.


Padre Renato dos Santos - SDB
Rua Padre Honorino João Muraro, 208
Vila Carli
CEP 85040-050 - Guarapuava - PR
-------------------------------------
Fones:
(42) 3624-2131 / 3624-23-18 / 3624-1422
(42) 9972 0615 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos III
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
Skype:live:renatodossantos790
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: