Evangelho do dia – Pão da vida! Quarta-feira, 19 de agosto de 2015

 Evangelho do dia – Pão da vida!
Quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Mateus 20,1-16
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-diaàs três horas da tarde, e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelascinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10 Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles recebeu uma moeda de prata. 11 Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12 ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13 Então o patrão disse a um deles:‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14 Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15 Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16 Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”. 
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
 
Reflexão
Deveríamos ser nós os primeiros interessados pela salvação eterna. Contudo, Deus sempre dá o primeiro passo na busca do envolvimento do ser humano em Seu projeto de salvação: Por que estais aí o dia inteiro desocupados? A ação de Deus não tem limites e, muito menos, horário para acontecer. Ele vem nos convocar/contratar/fazer parceria, de madrugada, ao meio dia, às três, às cinco. Para Deus todo momento é hora para recuperar a pessoa da inércia, da mesmice, da desocupação. É Deus quem procura dar o sentido e o rumo certo para nossas vidas, sobretudo porque Ele simplesmente nos quer felizes e bem realizados. Não faz parte do projeto de Deus a nossa infelicidade e a nossa não realização pessoal. E realmente seremos felizes e bem realizados se nos mantivermos firmes nos propósitos de nos conservar dentro dos planos que Deus tem para nós. Para Deus ninguém poderá ficar sem dar a sua contribuição na construção do Reino. Ainda que seja quase no final do dia, Ele procura nos envolver: Vale ressaltar que se ninguém nos quer, Deus nos quer... Para Ele seremos sempre pessoas importantes e com capacidade para a ação. A proposta que Ele nos faz é segura, é objetiva, tem foco. E seremos recompensados pelo nosso empenho e disponibilidade para a realização do projeto de Deus.
 
Oração
Senhor Jesus, fonte e sentido maior de minha vida, ajuda-me a dar um sentido maior ao meu existir. Quiseste-me, Senhor! Agradeço-Te pelo dom insubstituível da vida e pelos muitos talentos que colocaste em meu coração. Peço-Te humildemente: não permitas que ei fique na praça da vida-mansa, inerte e desocupado. O sentido maior do meu existir seja exatamente o dar sentido à vida das pessoas que colocas diariamente em meu caminho. Ajuda-me, Jesus, a ser mais acolhedor(a) e que minha acolhida seja despretensiosa. Arranca de meu coração todo medo, ciúme e inveja. Que eu seja, pela Tua graça, proativo(a) na arte de fazer o bem. Convoca-me, Senhor, para o trabalho de construção do Reino. Que a minha humilde contribuição para a construção do Reino possa ser, pela força do Teu Espírito, significativa. Amém.
 
Bênção
Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita construção do Reino.
Com estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.


Padre Renato dos Santos - SDB
Rua Padre Honorino João Muraro, 208
Vila Carli
CEP 85040-050 - Guarapuava - PR
-------------------------------------
Fones:
(42) 3624-2131 / 3624-23-18 / 3624-1422
(42) 9972 0615 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos III
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
Skype:live:renatodossantos790
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: