Evangelho do dia – Pão da vida! Quarta-feira, 4 de novembro de 2015

São Carlos Borromeu
Lucas 14,25-33
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 25 grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26 “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28 Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29 ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30 ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’31 Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”  - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
Seguir a Jesus é correr riscos. Não é à toa que Ele mesmo fala em carregar a cruz: 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Toda radicalidade tem seus riscos. Para muitas pessoas o preço do seguimento radical foi e continua sendo a própria morte. Não tiveram medo de sofrer o martírio para defender a integridade da fé. Para outros tantos, o preço do seguimento foi o medo e a retração. Conhecemos tantas pessoas que dizem seguir a Cristo, mas na hora dos problemas e dificuldades da vida se desencantam e abandonam os remos e, o barco, fica à deriva. Não conseguem levar a sério a oração do Pai Nosso, quando diz: “Seja feita a vossa vontade...”. Para muitas pessoas Deus é que tem de fazer a vontade delas e, não elas, a de Deus. Seguimento radical tem tudo a ver com coerência. Aqui entra a capacidade de renúncia. Efetivamente falando, as coisas materiais têm o poder de roubar o nosso coração. Quando as coisas chegam a tomar posse dos nossos corações, não sobra mais espaço nem para Deus e, muito menos, para as pessoas com quem convivemos. Disso brota o individualismo, a soberba, o orgulho, a ganância e todos os demais vícios. Não se trata de dar fim no que possuímos, mas de usar o que temos para servir ao Senhor da vida. Tudo o que temos não nos pertence. Pertence a Ele.

Oração
Senhor Jesus, motivo maior de toda minha capacidade de renúncia, desapego, fidelidade e seguimento, ensina-me a ser afetiva e efetivamente livre para seguir-Te com toda a intensidade de meu coração. Educa-me para a perseverança, para o desapego e para a fidelidade. Que nada neste mundo roube o Teu lugar sagrado em minha vida. Tu, Senhor Jesus, és o motivo maior do meu seguimento. Somente por Ti serei capaz de renunciar a tudo, para ser verdadeiramente livre e abraçar conscientemente a cruz redentora. A radicalidade do meu seguimento seja luz e sal para tantas pessoas. Ilumina-me com a Luz do Teu Santo Espírito que me dá o dom do discernimento e me encoraja para o seguimento sempre novo e original. Que o seguimento radical a Ti, Jesus, me livre da mediocridade e me faça grande para amar-Te sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo(a). Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém. 
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém. 
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um  dia de muita fidelidade no seguimento de Jesus.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.



Padre Renato dos Santos - SDB
Rua Padre Honorino João Muraro, 208
Vila Carli
CEP 85040-050 - Guarapuava - PR
-------------------------------------
Fones:
(42) 3624-2131 / 3624-23-18 / 3624-1422
(42) 9972 0615 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos III
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
Skype:live:renatodossantos790
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: