1° Encontro Anita Garibaldi deve reunir mais de 200 embarcações

O 1º Encontro Náutico Anita Garibaldi, na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, que ainda está em articulação e tem programação prevista para os dias 5 e 6 dezembro, deverá reunir cerca de 200 condutores de jet skis e outras pequenas embarcações. Os organizadores detalharam a intenção do encontro para o prefeito Everaldo dos Santos e para os comandos da Polícia Militar Ambiental (PMA), Marinha e Corpo de Bombeiros em uma conversa no fim da semana passada, na sala de reuniões da prefeitura. Não é uma prova, portanto, não haverá a prática de manobras radicais ou navegação em alta velocidade. O foco, conforme reume o prefeito, é fomentar o turismo na Cidade Juliana, já que o evento aquecerá as redes hoteleira, gastronômica e do comércio, por exemplo.
Um dos organizadores, Anderson Paulino, compara este encontro com o Moto Laguna e lembra que a primeira reunião dos motociclistas foi bem tímida. “Recordo muito bem que eram somente algumas CGs e outros modelos de poucas cilindradas. Hoje, é um dos maiores da América Latina e leva o nome de Laguna para vários países. Temos certeza o Encontro Náutico Anita Garibaldi ganhará um respaldo parecido após algumas edições”, espera Anderson. Caso seja concretizado, o evento deverá ocorrer todos os anos na abertura da temporada de verão.
No início desta semana, ofícios que solicitam apoio de Marinha, PMA, Bombeiros e prefeitura deverão ser encaminhados. A organização informa que não haverá interferência ambiental, muito menos contra os botos, já que o itinerário das embarcações indica a navegação entre a Lagoa Santo Antônio em direção à Ponte Anita Garibaldi e à Lagoa do Imaruí. A partida será bem nos fundos do quartel da Capitania dos Portos. O suboficial da Marinha, Gilson Rosa Teixeira, informa que a construção de uma rampa temporária e de madeira tratada, conforme a intenção da organização do encontro, é totalmente viável. O sargento dos Bombeiros de Laguna, Sandro Luiz Batista Soares, antecipa que o trabalho de prevenção e acompanhamento poderá ser ofertado. “Precisamos somente de um pedido via ofício”, resume. O mesmo apoio foi externado pelo sargento da PMA, Carlos Roberto da Silva. Ele ainda revela que, caso seja necessário, a rampa da Polícia Ambiental para o embarque e desembarque dos jet skis poderá ser utilizada pelos participantes. O mesmo procedimento foi confirmado pelo comodoro Zeno Alano, do Iate Clube, onde também há uma rampa para este fim.
“Quem ganha com tudo isso é a cidade. É uma engrenagem, pois melhora a economia, principalmente nesta época de crise”, observa o prefeito. “É um evento diferenciado e tenho certeza que será o maior do sul do estado. É importante para a cidade, temos duas rampas e colocamos à disposição, só precisamos saber a demanda correta”, solicita o comodoro.

O secretário de Turismo, Lazer e Desenvolvimento Econômico Henio Marcelino Cardoso, que também é parceiro do encontro, acredita em um potencial retorno aos lagunenses, além de a cidade poder emplacar mais um grande evento em seu vasto calendário na alta temporada. “Laguna deverá ter um acréscimo de 30% no movimento de turistas em relação ao ano passado, principalmente devido à liberação da Ponte Anita Garibaldi, na BR-101, bem próximo à principal entrada da cidade, via SC-436”, calcula.
É bom frisar que somente condutores habilitados e embarcações com a documentação em dia poderão navegar. Novas reuniões deverão ocorrer ainda nesta semana entre a organização, representantes da Associação de Jet Ski de Laguna e da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama).
“É bom frisar que estamos em constante trabalho na área de infraestrutura, em prol dos lagunenses e dos visitantes, como a pavimentação do acesso norte pela Barbacena, onde o projeto está no orçamento do governo do estado para o próximo ano, R$ 22 milhões, e o acesso via Praia do Sol, onde também já existe projeto pronto e entregue ao Ministério do Turismo. Além das obras praticamente prontas, como a pavimentação asfáltica da avenida João Marronzinho (do Tourist Hotel), entre tantas outras obras.

Fonte: Celso Fernandes e  fotos: Rafael Andrade

0 comentários: