O
prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC visa dar reconhecimento da
qualidade e criatividade em marketing. As melhores ideias e empresas são
premiadas pelas estratégias mais inovadoras. Esse ano a Unisul foi uma das
vencedoras pelo case “A estratégia de alavancagem da pós-graduação lato sensu”.
A
partir de agora, a Universidade planeja incorporar esse resultado aos processos
avaliativos e melhorar ainda mais essa estratégia reconhecida, de acordo com o
atual reitor em exercício e Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão,
professor Mauri Luiz Heerdt. “Em termos de resultado, significa que conseguimos
aumentar nosso portfólio e o número de estudantes nesse nível de ensino. Como
processo, é possível avaliar a possibilidade de utilizar determinadas práticas
para outros produtos”, explica. Essa conquista é importante, pois é um olhar
externo e uma espécie de avaliação em relação ao trabalho desenvolvido pelas
equipes institucionais e dos campi.
Cursos
de lato sensu são especializações em que o estudante recebe diploma, mas não
inclui o título de mestre ou doutor. A Unisul conseguiu reunir a força de uma
grande Universidade e inovou no uso de excelentes ferramentas de marketing e
vendas, que juntas significaram um incremento de 54% no faturamento da pós-graduação.
Para
a coordenadora de vendas e comercial da APIC, Cibele Schuelter, a adoção de um
sistema de gestão nas vendas, um diagnóstico bem fundamentado, técnicas de
inteligência competitiva e diversificação e segmentação de ações de marketing e
vendas foram as estratégias do processo. “Houve também extrema sensibilidade da
instituição com relação ao momento econômico e à flexibilização das políticas
comerciais, o que colaborou na captação de novos públicos. Com isso todos
ganharam: instituição e alunos”, relata Cibele.
A
Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina já atua há 30
anos no mercado. O objetivo é fomentar relacionamentos e difundir ideias que
agreguem valor e cidadania à sociedade catarinense. “São exemplos de criatividade
de organizações que apostaram e encontraram no marketing a estratégia perfeita
para manter o ritmo de vendas e conquistar os consumidores, mesmo em um cenário
incerto, no qual as pessoas estão alterando hábitos e até adiando compras”,
comentou presidente da ADVB, Octávio René Lebarbenchon Neto. A diferença desta
edição é o foco em impulsionar vendas.
A
premiação será realizada no dia 1 de dezembro no Centrosul, em Florianópolis.
Conforme Cibele Schuelter, foi possível mostrar a uma fatia de mercado onde a
liderança na pós-graduação não é exercida, todo o valor da marca Unisul. “Isto
amplia nosso horizonte de atuação neste mercado e agrega valor ao próprio
produto graduação, na medida em que nossos alunos têm a segurança da
continuidade de seus estudos depois de formados”, afirma.
Fonte:
Cilene Macedo
0 comentários: