Segunda-feira, 5 de outubro de 2015 - 27ª Semana Comum
Lucas 10,25-37
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 25 um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26 Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?”27 Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” 28 Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30 Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.33 Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem no seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”. E Jesus perguntou: 36 “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37 Ele respondeu: ”Aquele que usou de misericórdia para com ele”.Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A vida Eterna não depende da quantidade de coisas materiais que temos ou podemos ter. Não serão as muitas ou poucas coisas materiais que nos garantirão a vida eterna. O que nos garante a vida eterna são nossas atitudes. Vida eterna deve ser conquistada por nós, pelas nossas boas obras em favor dos menos favorecidos. Aqui está o grande diferencial que nos garante a salvação eterna: fazer o bem. O amor, decididamente, não é palavra, é atitude. Quem aprende isso logo, logo entende que a vida eterna é para quem ama. A vida eterna é uma questão de amor. Ora, o amor deve ser expresso com as atitudes. Ninguém gosta de ser amado teoricamente. Ou demonstramos que amamos, com atitudes, ou nossa vida de cristãos ficaria seriamente comprometida. Onde quer que nos encontremos, sempre poderemos fazer o bem, pois Deus sempre colocará um “próximo” em nosso caminho para exercitarmos a misericórdia. Devemos fazer o bem, não por desencargo de consciência, mas, por convicção, por opção, porque somos de Deus. Quem é de Deus deve procurar fazer o bem. O amor incondicional aos mais necessitados haverá de ser nossa porta para a eternidade feliz. Descuidando da caridade, estaríamos falseando o Evangelho de Jesus. O melhor e maior testemunho de fé é a caridade. Caridade é amor. Amor é atitude.
Oração
Senhor Jesus, acesso e porta da eternidade, concede-me a graça de entender que a salvação eterna depende do meu empenho cotidiano em amar e fazer o bem. Faze-me entender que as obras de misericórdia em favor dos menos favorecidos me abrem a porta da eternidade. Permite-me praticar ações autenticamente evangélicas em benefício daqueles que necessitam da minha intervenção solidária. O grande diferencial da minha passagem por este mundo seja fazer o bem. Concede-me a graça de entender que amor não é teoria, mas, atitude concreta que transforma a minha vida e a vida de quem comigo convive. A vida eterna, Jesus, seja a recompensa pela minha capacidade de amar. E que o meu amor por Ti, expresso em atitudes, me aproxime sempre mais daqueles que me pedem solidariedade e compaixão, por serem eles a Tua imagem e semelhança. Meu maior testemunho de fé seja sempre meu amor, expresso em boas obras. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito testemunho de fé através de ações concretas.
Vai meu abraço e minha prece.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.
0 comentários: