O Assessor da diretoria do Porto de Imbituba, Jailson
Teixeira, informando que nesta semana a SCPar Porto, recepcionou dois representantes
do Porto de Barcelona, oportunidade em que foram discutidos as possibilidades
de se criar novas linhas no trajeto Barcelona – Imbituba. Jailson revelou ainda
que os europeus irão emitir um relatório de adequação do porto e sua área
portuária para então formalizar a recepção de novas linhas direto da Europa. Com a ampliação da
capacidade de recepção o porto já pode atender os maiores navios que frequentam
a costa, os chamados super pós-panamax. A Marinha autorizou o novo modelo
devido aos ganhos obtidos com a dragagem, que criou um canal de navegação com
17 metros de profundidade e aprofundou os acessos aos berços de atracação e os
berços para 15,5 metros e 15 metros, respectivamente.
Em 2013 o porto de Imbituba firmou um importante acordo de cooperação com
o Porto de Barcelona, na Espanha, para desenvolvimento de projetos conjuntos
para aumentar o comércio portuário, a eficiência e a agilidade das transações
comerciais entre os dois portos. Na ocasião a assinatura do acordo
foi realizada em Florianópolis, entre o diretor presidente da SCPar Porto de
Imbituba, Luis Rogério Pupo Gonçalves, e o presidente da Autoridade Portuária
de Barcelona, Sixte Cambra. O acordo prevê a realização em conjunto de estudos
para identificar os principais atores envolvidos nas operações de importação e
exportação de produtos. Identificar as cadeias logísticas entre os dois portos,
a situação atual e as tendências futuras; identificar os principais
importadores e exportadores destas cadeias, sua localização, tipo de produtos,
rotas, volumes, frequências, operadores de transporte e os gestores das mesmas.
Decidir, de comum acordo, uma vez identificados os tomadores de decisão, as
ações a serem realizadas para a fidelização do comércio desses produtos e a
captação de novos comércios. Avaliar a possibilidade de
desenvolver a Marca de Qualidade Efficiency Network no Porto de Imbituba. Promover
a adesão dos respectivos operadores de ambas as Marcas de Qualidade, em
particular entre as empresas internacionais que participam de ambos os portos
(agentes de linhas de navegação, grandes forwarders, etc.) de forma que o
cliente final tenha compromissos de qualidade e eficiência em ambos os portos,
origem e destino de sua mercadoria. Mostrar o desenvolvimento da plataforma de
comércio eletrônico do Porto de Barcelona; estudar a possibilidade de
colaboração conjunta no desenho; avaliar a implantação de uma plataforma
tecnológica para o intercâmbio eletrônico de documentos e o comércio eletrônico
baseado na experiência de plataforma de comércio eletrônico do Porto de
Barcelona.
Fonte: Jailson Teixeira e Porto de Imbituba.
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