Workshop de Educação Inclusiva mostra resultados pedagógicos positivos

Professores e gestores da Rede Municipal estão trocando experiências e preparando estratégias para 2016. Imbituba conta desde 2013 com professores dedicados aos alunos com necessidades especiais, sejam físicas ou de desenvolvimento cognitivo, os chamados “segundo professor” ou “professor dois”, que acompanham os alunos em sala de aula. Em Imbituba também cinco escolas contam com turmas de AEE – Atendimento Educacional Especializado que funciona no contraturno, como um complemento à aula. Foi para compartilhar as experiências de sucesso que a Secretaria de Educação da Prefeitura de Imbituba realiza o workshop “Práticas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva”.
Os dois primeiros encontros já foram realizados, sendo que o último será nesta sexta-feira (4) no Ceges, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h45. O objetivo da atividade é verificar os avanços dos alunos com necessidades especiais em 2015, trocando experiências e oferecendo subsídios para a estratégia de planejamento para 2016. Nas apresentações dos professores é possível observar mudanças importantes como a aceitação de regras, o desenvolvimento de atividades antes rejeitadas, a alfabetização através de exercícios lúdicos, a integração com a classe e até mesmo a redução de comportamentos agressivos.
“É direito de toda criança com alguma deficiência ter um pedagogo disponível para auxiliar no seu crescimento educacional, como a alfabetização, o letramento e até mesmo o convívio social e a melhora da autoestima. Em Imbituba estes profissionais são concursados, justamente para garantirmos este direito aos alunos especiais e a formação continuada dos professores, sendo cada vez mais especializados. Os resultados que estamos vendo derrubam todos os preconceitos e provam que estes alunos não precisam apenas de um cuidador, mas sim de um professor”, destaca Michela Freitas, secretária de educação.
Participam segundos professores, que são os educadores que trabalham diretamente com Educação Inclusiva, além de diretores de escolas, coordenadores de Centros Municipais de Educação Infantil, coordenadores pedagógicos, professores das salas de recursos multifuncionais e setor pedagógico da secretaria.

Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz

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