Professores
e gestores da Rede Municipal estão trocando experiências e preparando
estratégias para 2016. Imbituba conta desde 2013 com professores dedicados aos
alunos com necessidades especiais, sejam físicas ou de desenvolvimento
cognitivo, os chamados “segundo professor” ou “professor dois”, que acompanham
os alunos em sala de aula. Em Imbituba também cinco escolas contam com turmas
de AEE – Atendimento Educacional Especializado que funciona no contraturno,
como um complemento à aula. Foi para compartilhar as experiências de sucesso
que a Secretaria de Educação da Prefeitura de Imbituba realiza o workshop “Práticas
Pedagógicas para uma Educação Inclusiva”.
Os
dois primeiros encontros já foram realizados, sendo que o último será nesta
sexta-feira (4) no Ceges, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h45. O objetivo da
atividade é verificar os avanços dos alunos com necessidades especiais em 2015,
trocando experiências e oferecendo subsídios para a estratégia de planejamento
para 2016. Nas apresentações dos professores é possível observar mudanças
importantes como a aceitação de regras, o desenvolvimento de atividades antes
rejeitadas, a alfabetização através de exercícios lúdicos, a integração com a
classe e até mesmo a redução de comportamentos agressivos.
“É
direito de toda criança com alguma deficiência ter um pedagogo disponível para
auxiliar no seu crescimento educacional, como a alfabetização, o letramento e
até mesmo o convívio social e a melhora da autoestima. Em Imbituba estes
profissionais são concursados, justamente para garantirmos este direito aos
alunos especiais e a formação continuada dos professores, sendo cada vez mais
especializados. Os resultados que estamos vendo derrubam todos os preconceitos
e provam que estes alunos não precisam apenas de um cuidador, mas sim de um
professor”, destaca Michela Freitas, secretária de educação.
Participam
segundos professores, que são os educadores que trabalham diretamente com
Educação Inclusiva, além de diretores de escolas, coordenadores de Centros
Municipais de Educação Infantil, coordenadores pedagógicos, professores das
salas de recursos multifuncionais e setor pedagógico da secretaria.
Fonte:
Emanuelle Querino Alves de Aviz
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