8º RPM: Equipe de Laguna prestigia passagem do comando regional da PM

A 8ª Região da Polícia Militar (RPM) de Santa Catarina, com sede em Tubarão, tem novo comandante. Assumiu o tenente-coronel Cosme Manique Barreto na última quinta-feira (10). O coronel Adenício João Marques deixou o cargo para ingresso à reserva. O tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, da Guarnição Especial de Laguna, participou do ato. O prefeito Everaldo dos Santos foi representado pelo chefe de gabinete Rafael Andrade.

Empresários

Alguns empresários e jornalistas da Cidade Juliana também demonstraram apoio ao evento.
Cosme tem responsabilidade sobre o policiamento ostensivo em 20 municípios da região. O ato ocorreu na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Cidade Azul.

Autoridades

Diversas autoridades participaram da solenidade. O chefe-geral da PMSC, coronel Paulo Henrique Hemm, aprovou o ato e deu boa sorte ao colega, bem como o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento, prefeitos e secretários.

O ato de passagem de comando tem uma importância especial na Polícia Militar, pois simboliza mais que uma simples norma.

Músicos da Banda

Profissionais da Banda de Música do 28º Grupamento de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro também participaram. A história da 8ª RPM, que tem a subordinação administrativa e operacional do 5º Batalhão de Polícia Militar, da Guarnição Especial de Imbituba, da Guarnição Especial de Laguna, Guarnição Especial de Braço do Norte e da Central Regional de Emergência, foi lida aos presentes. Posteriormente foi realizado o ato de exoneração do coronel Adenício, e o ato de nomeação do tenente-coronel Cosme, assinado pelo comandante-geral.

 Homenagem

A esposa do novo comandante, tenente-coronel Barreto, recebeu homenagem de boas-vindas com os votos de permanência na região, e a esposa do coronel Adenício recebeu uma homenagem pelo tempo e apoio incondicional ao marido que se despediu.

Ao fazer uso da palavra, o coronel Adenício agradeceu pela oportunidade e ressaltou a importância dos comandantes de batalhões e guarnições especiais, a ele subordinados, bem como dos policiais militares que executam a atividade protegendo o estado. Por fim, o comandante-geral fez suas considerações e desejou sucesso ao coronel Cosme.
Fonte: Celso Fernandes: Fotos: Rafael Andrade

0 comentários: