Evangelho do dia – Pão da vida! Terça-feira, 15 de dezembro de 2015

3ª Semana do Advento
Mateus 21,28-32
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28 “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29 O Filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30 O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32 Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrepen­des­tes para crer nele”. - Palavra da Salvação.      - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
Podemos concluir que estes filhos apresentados por Jesus no texto bíblico de hoje podem representar cada um de nós. Todos nós temos, de quando em quando, estas mesmas atitudes. Contudo, quero crer que o problema mais grave aqui não são os momentos de altos e baixos que podemos ter no decorrer da vida. Estas situações a gente vai acertando com o crescimento da maturidade e da consciência. A situação problemática é a atitude permanente de descompromisso com a verdade, com a ética pessoal e social, com a defesa da vida na grande vinha que é o mundo criado por Deus. O problema de fundo é a incoerência no serviço gratuito a Deus. É muito ruim sermos cristãos só de fachada. Somos peritos em dizer um sim a Deus só de palavras, mas, não com atitudes. Infelizmente vivemos hoje, não sei se mais ou menos do que em outros tempos, um momento do “salve-se” quem puder; de “quem pode mais chora menos”. O individualismo parece agigantar-se cada vez mais. Não esqueçamos que o individualismo elimina do coração o gosto e o prazer de colocar a vida a serviço de Deus, na grande vinha que se chama comunidade eclesial... Não esqueçamos que somos discípulos missionários pela força do nosso santo batismo. Deus nos quer sempre ativos em Sua vinha, mas, nunca reativos.

Oração
Senhor Jesus, SIM que me garantiu a salvação eterna, salva-me! Salva-me em primeiro lugar da preguiça, do comodismo e da inércia que não me deixam ser operário(a) fecundo(a) em Tua vinha, Tua Igreja. Elimina do meu coração todas as ambiguidades e as atitudes reativas ao Teu plano de amor para comigo. Que meu sim seja sim e, meu não seja não. Concede-me a graça de dar cada vez mais um sim generoso, coerente, responsável e consequente. Serve-Te, Jesus, das muitas qualidades e dons que me deste para a edificação da família e da comunidade onde vivo. Alimenta-me cada vez mais com tua Palavra viva e com a Sagrada Eucaristia para que eu seja mais proativo na construção do Teu Reino. Concede-me os dons necessários para dar a Ti, Deus Salvador, o meu sim definitivo. Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de ações proativas...
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.



Padre Renato dos Santos - SDB
Rua Padre Honorino João Muraro, 208
Vila Carli
CEP 85040-050 - Guarapuava - PR
-------------------------------------
Fones:
(42) 3624-2131 / 3624-23-18 / 3624-1422
(42) 9972 0615 ( TIM )
Facebook: Renato dos Santos III
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
Skype:live:renatodossantos790
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: