Evangelho do dia – Pao da vida! Terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Apresentação do Senhor
Lucas 2,22-40
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
22 Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23 Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24 Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25 Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26 e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28 Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30 porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33 O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36 Havia também uma pro¬fe¬tisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37 Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38 Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39 Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40 O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor!

Reflexão
A vivência do Batismo deveria ser o maior compromisso na vida de um(a) cristão(ã) maduro(a) e consciente. No âmbito da fé, já não somos mais crianças levadas pelos pais para receberem a graça santificante. Não estamos mais engatinhando... Já somos adultos e responsáveis. Precisamos caminhar com as próprias pernas, isto é, com as nossas convicções pessoais. Precisamos dar as motivações verdadeiras e consistentes da nossa própria fé e, consequentemente, da adesão ao grande projeto de Jesus. Precisamos renovar diariamente nossa consagração a Deus. É uma questão de exercício. Exercitamo-nos tanto para tantas coisas, diariamente, mas nem sempre nos exercitamos com a mesma intensidade para sermos melhores para Deus. Deveríamos ser mais como Jesus, que crescia em tamanho, sabedoria e graça, diante de Deus e diante das pessoas. Temos ainda muito por crescer em nossa espiritualidade. O grande desafio é conseguirmos ser mais sinais de Deus para as pessoas com quem convivemos.

Oração
Senhor Jesus, luz salvadora que ilumina os povos, ilumina-me diariamente com a luz sagrada do Teu Santo Espírito. Ilumina-me para que eu possa optar, conscientemente, por viver intensamente o Batismo recebido. Ajuda-me a viver com dignidade o santo Batismo. Afasta de mim a incoerência, a inconsistência e o contratestemunho na vivência da fé. Que a minha adesão madura e consciente a Ti, Jesus, me permita viver alegre, contente e feliz, a fim de que todos quantos me olharem possam ver em mim a Tua imagem e semelhança. Dá-me a graça de testemunhar Teu infinito amor no seio da minha família, no trabalho e na sociedade para que, quando me apresentar definitivamente na Tua presença, possa ser considerado(a) digno(a) de merecer a salvação eterna. Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita vivência do próprio batismo.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.



Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano
-------------------------------------
Telefone Celular:00(xx)39 335 771 7974
Telefone Fixo: 00 (xx) 39 06 6988-3341
Facebook: Renato dos Santos III
Skype: renatodossantos845
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: