Evangelho do dia – Pão da vida! Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

2ª Semana da Quaresma.
Lucas 16,19-31
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19 “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20 Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21 Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22 Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23 Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24 Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. 25 Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26 E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’. 27 O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28 porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29 Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’ 30 O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31 Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’. - Palavra da Salvação.      - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
O fim último da vida humana não se esgota no mundo terreno. Se assim fosse, ela perderia completamente o sentido maior, ou seja, o sentido de transcendência. Jesus nos apresenta os dois grandes momentos da vida: o terreno e o celeste. Não devemos ser irresponsáveis quanto à construção da vida celeste. A salvação eterna vai ser consequência do modo como vivemos a vida terrena. Céu e inferno torna-se uma opção de vida. Cada um constrói o que desejar. Ninguém vai para o inferno por ser rico e, nem para o céu, por ser pobre. Quem opta pelo orgulho, pelo egoísmo, pela não solidariedade, pela mesquinhez, seja rico ou pobre, certamente estará construindo o seu futuro infeliz. Quem opta por ser fraterno, solidário, sensível; quem opta por doar a vida na família, no trabalho, na sociedade, seja rico ou pobre, estará construindo seu futuro feliz. Penso que nosso maior pecado é privar as pessoas da nossa solidariedade. Enquanto estamos vivos, temos tempo para repensar nosso modo de viver. Ainda há tempo para construirmos nosso futuro feliz... Nossa maior vitória será a salvação eterna. Não fiquemos escravos(as) dos bens materiais. São todos passageiros.

Oração
Senhor Jesus, tesouro de amor, ajuda-me a alcançar a maior riqueza que é a salvação eterna. Dá-me a graça de participar do banquete celeste, em Tua agradável companhia. Dá-me a graça de nunca ter uma consciência suja, perturbada, confusa e obscurecida pelos erros cometidos. Pelo poder do Espírito Santo, livra-me de ser conivente com práticas desonestas de suborno. Concede-me inteligência reta, que sente prazer em servir a Ti, na pessoa dos Lázaros de hoje. Coloca, Jesus, em meu coração o gosto e o desejo sincero de compartilhar tudo o que sou e tenho. Liberta-me das amarras do orgulho, da vaidade e do indiferentismo. Faze que meu coração seja cada vez mais livre pela graça do desprendimento. A minha maior riqueza seja possuir a Ti Jesus, como Deus Salvador.Livra-me das falsas seguranças e ajuda-me a pensar mais no essencial. Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita partilha do que tens e do que és.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.



Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano
-------------------------------------
Telefone Celular:00(xx)39 335 771 7974
Telefone Fixo: 00 (xx) 39 06 6988-3341
Facebook: Renato dos Santos III
Skype: renatodossantos845

-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: