Evangelho do dia – Pão da vida! Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

2ª Semana da Quaresma
Mateus 21,33-43.45-46
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34 Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35 Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36 O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37 Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38 Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39 Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40 Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?” 41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42 Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. 45 Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46 Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.    - Palavra da Salvação.      - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus esperava ser acolhido em sua condição essencial de vida: Filho de Deus. A Boa Nova era Ele mesmo. E o povo não foi capaz de ver n’Ele esse algo a mais. Faltava-lhes abertura para a conversão e mudança de vida. Quando nos falta conversão de vida, acabamos por fixar o nosso olhar, por demais, nas coisas deste mundo material. Esta narrativa de Jesus não é um fato do passado. Nós também, hoje, podemos renegar a proposta de Salvação trazida por Cristo. São tantos os que a recusam, firmando-se em suas "próprias seguranças". As atitudes de orgulho, arrogância e a indiferença, hoje, não são diferentes daquelas do tempo de Jesus. As nossas incoerências decretam a nossa própria condenação. Contudo, Salvação eterna não depende das nossas falsas seguranças, mas, sobretudo, da misericórdia de Deus. A vida não nos pertence. Ele pode chamar-nos a qualquer momento para levar nas mãos os frutos por nós produzidos. Refletir sobre isso nos compromete profundamente. Que bom se todos pudessem levar muitos frutos de amor, de ternura, de acolhida, de perdão e de compromisso pela defesa da vida.
 Oração
Senhor Jesus, dono da vinha, derrama sobre mim as graças necessárias para que eu possa acolher-Te como o maior dom. Derrama sobre mim os dons sagrados do Espírito, a fim de que eu possa abraçar com coragem e determinação a proposta do Reino que vieste trazer. Faze-me cada vez mais fiel ao Evangelho. Ajuda-me a ser um(a) grande trabalhador(a) na tua imensa vinha. Nada me seja indiferente, sobretudo quando se trata de injustiças. Concede-me a graça de ser cada vez mais dócil aos Teus apelos de conversão de vida. Não permitas, jamais, que eu caia na tentação de querer viver confiando em minhas próprias forças ou em minhas coisas materiais. Caminha comigo Jesus! Ajuda-me a cuidar bem da Tua sagrada vinha. Amém.
 Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Padre Renato dos Santos - SDB
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: