Evangelho do dia – Pão da vida! Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2016

1ª Semana da Quaresma. Tempo para intensificar: Oração, Jejum, Doação material para quem necessita...
Mateus 6,7-15
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8 Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9 Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus.11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12 Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14 De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15 Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós come­testes”. - Palavra da Salvação.      - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
No horizonte da fé o Evangelho de hoje nos ajuda a pensar na qualidade e intensidade da nossa vida de oração. No cultivo da fé vale dizer que oração não é uma questão de vontade, mas, de fidelidade. Não podemos rezar somente quando temos vontade. Devemos aprender a rezar sempre, nas horas boas e nas horas ruins... A qualidade e a intensidade das nossas orações dependerão, necessariamente, da nossa capacidade de escutar o grande Outro falando dentro, no íntimo de nossa consciência e nos acontecimentos cotidianos.  Disso decorre que oração é também uma questão de silêncio interior. Rezar é um silenciar diante do mistério maior que é o próprio Deus. Rezar é deixar que Deus fale mais a nós do que nós a Ele.Oração não é tanto pedir, mas, sobretudo, agradecer: “pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais”. Agradecer pela vida, pela saúde, pelo trabalho, pela família. Rezar é alimentar-se na fonte da graça, da vida, do amor, da misericórdia, do perdão. Rezando encontraremos o antídoto contra o desânimo e contra as fraquezas humanas. Orar é expressar os sentimentos mais puros e nobres Àquele que nos deu a vida. A oração verdadeira gera em nós uma força interior muito grande. Afinal, oração é canal aberto e direto com Aquele que nos ensinou a chamar a Deus de Pai.

Oração
Senhor Jesus, fonte de oração, ensina-me a rezar, assim como ensinaste aos Apóstolos.  Derrama sobre mim o dom do Espírito Santo. Que Ele seja em minha vida o único Mestre de oração que me faz entender e buscar a Deus como Pai. Vem Santo Espírito, amor do Pai e do Filho. Toca a minha inteligência, o meu coração, a minha vontade, o meu querer e agir. Tira de dentro de mim toda e qualquer resistência ao desejo de estar em comunhão contigo. Faze-me ser, pela oração, uma pessoa renovada. Ajuda-me a iluminar o ambiente e a vida das pessoas com quem convivo. Pelo poder da oração renova-me no Teu amor e na Tua misericórdia. Ensina-me a rezar para que eu aprenda a amar e perdoar. Pai-nosso...! Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita oração pessoal e familiar.
Forte abraço. Padre Renato dos Santos – SDB



Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano
-------------------------------------
Telefone Celular:00(xx)39 335 771 7974
Telefone Fixo: 00 (xx) 39 06 6988-3341
Facebook: Renato dos Santos III
Skype: renatodossantos845

-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

0 comentários: