BLOG DO GERVAZ (Gervázio Plácido) A SUA REVISTA ELETRÔNICA

Estudo do Complexo Lagunar poderá permitir a retirada do aterro na antiga ponte de Cabeçuda

Pertencente o Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento de duplicação da BR-101 Sul catarinense, o Estudo do Complexo Lagunar Sul tem como objetivo realizar levantamento, através de simulações e comparações, sobre a qualidade ambiental do complexo. O conjunto é composto por oito lagoas, sendo as mais importantes a Lagoa do Mirim, de Imaruí e de Santo Antônio, que tem como principal contribuinte fluvial o rio Tubarão. O Estudo Ambiental contemplou a avaliação do grau de penetração das águas do rio Tubarão no interior da lagoa de Imaruí, a avaliação da influência do aterro da ponta de Cabeçudas sobre a circulação das águas naquela lagoa, a investigação da viabilidade de remover parcialmente ou totalmente o aterro existente para melhorar a circulação d’água entre as lagoas e avaliação do destino e das concentrações de uma mancha de poluentes nas lagoas, caso ocorra um derrame acidental de substâncias perigosas, causado por um acidente rodoviário na ponte Anita Garibaldi foram objeto do Estudo Ambiental. O escopo foi dividido em duas componentes, sendo a primeira compreendendo uma modelagem matemática, planejamento estratégico, elaboração de cenários, definição de estratégias e prognóstico e validação de resultados.  A segunda componente envolveu a elaboração do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos Industriais. As conclusões do Estudo Ambiental permitirão fundamentar a decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA quanto à retirada ou não, do aterro atualmente construído para permitir a Travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, no município de Laguna/SC.O estudo foi entregue ao IBAMA para manifestação. Fonte: Jornal O Correio.

Os destaques do Blog do Gervaz deste domingo dia 19 em Imbituba e demais cidades da região. Professora Cleusa Figueiredo Miranda com seus antigos alunos, Endriel Hipólito e Guilherme Ramos. Jornalista Cléber Latrônico, fazendo uma boquinha com frutos do mar. Ex-senadora Selma Elias, com o seu Fúlvio Westhall, ainda saboreando as doces férias. Kiko Rodrigues e Lari Dalbosco, no mais alto estilo pais babões, com o Rian na tranquilidade e o casal Kaká e Fernando Paraíba Carvalho, ainda saboreando o lançamento da 10a Edição da Revista Foco livre.  






Outono começa nesta segunda-feira com tempo nublado em SC.
Às 7h29min desta segunda-feira, o verão se despede para a chegada do outono. O horário marca o chamado equinócio e o dia terá a mesma quantidade de horas do que a noite. A nova estação deve ter temperaturas e volume de chuvas próximas às médias históricas em Santa Catarina, segundo a Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, porque não haverá influência dos fenômenos El Niño e La Niña no oceano Pacífico. Para esta segunda estão previstas temperaturas entre 9°C, na Serra catarinense, e 30°C no Oeste, próximo à fronteira com a Argentina. O dia terá predominância de nuvens em todas as regiões, mas na faixa entre o Litoral Sul e o Planalto Norte tem mais chance de apresentar chuvas isoladas ao longo do dia. No restante da semana, a temperatura sobe um pouco em todas as regiões e o céu deve permanecer nublado. A partir de sexta-feira, o tempo fica mais seco e uma nova frente fria é esperada para os últimos três dias de março, provocando chuva e temporais localizados, principalmente no Oeste e no Meio-Oeste. 

Segundo a Epagri Ciram, em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 100 milímetros a 170mm em todo o Estado. Para se ter ideia, em março, a média esperada é de até 140mm no Meio-Oeste e Serra e de 200mm nas demais regiões. Para o próximo mês são esperadas massas de ar frio que provocam formação de geada e nevoeiros, sobretudo no Planalto Sul. O tradicional veranico de maio também deve ocorrer, elevando por alguns dias as temperaturas para além de 30°C. – É normal termos dias com grande amplitude térmica, ou seja, amanhecer frio e esquentar à tarde. Outra característica é apresentar pequenos períodos com cara de verão, dias bem quentes e secos, e outros com cara de inverno, mais chuvosos e frios, por se tratar de uma estação de transição entre verão e inverno – explica o meteorologista da RBS SC, Leandro Puchalski. Fonte: DC.























"Não vamos permitir um segundo golpe", diz Dilma sobre as eleições de 2018.
A ex-presidente Dilma Rousseff chamou de "mentira" a inauguração feita na semana passada pelo governo federal da transposição do Rio São Francisco, na Paraíba. Ao lado de Lula e do governador Ricardo Coutinho em um palco montado às margens da obra, Dilma disse que não haverá "tapetão" nas eleições de 2018. – Não vamos permitir um segundo golpe. O objetivo deles é impedir que candidatos populares sejam colocados à disposição do povo. O Lula é esse candidato – afirmou Dilma. – No tapetão, não – completou a ex-presidente, dizendo que os brasileiros têm um encontro marcado com a democracia em outubro de 2018. Temer esteve na semana passada na inauguração da obra e afirmou que não quer ter a paternidade da transposição do Rio São Francisco.  – Não quero a paternidade desta obra, ninguém pode tê-la. A paternidade é do povo brasileiro e do povo nordestino – disse Temer, em uma indireta ao ex-presidente Lula, em cujo governo foi iniciada a construção do canal.  A declaração foi feita após ex-presidentes petistas reivindicarem a autoria das obras na região.

 Centroavante é eleito Novo presidente do Campinense Esporte Clube.

Na noite deste sábado (18), José da Silva Marcelino, o Centroavante, foi eleito presidente do primeiro campeão de Garopaba, o Campinense Esporte Clube. Centroavante tem uma relação muito forte com a história do Campinense, tendo participado das mais importantes conquistas do clube como treinador, mas nunca havia sido eleito presidente. A única chapa inscrita recebeu 22 votos dos 23 associados que compareceram às urnas, sendo apenas um voto em branco. Centroavante, com 99,78% dos votos válidos, foi declarado eleito em conformidade com o artigo 40 do Estatuto Social, que exige apenas 50% mais um dos votos válidos, ou seja, dos que optaram em ir às urnas. Outro cargo importante na diretoria, o de Tesoureiro, será comandado pelo ex-presidente e um dos fundadores do Campinense, José Sena Silveira, o Purrum. A nova diretoria será empossada dentro de quinze dias. “Preciso fazer a união do Campinense. Espero que todos reconheçam essa necessidade e venham conosco para levantar o Campinense. Quero que a minha experiência, juntamente com a juventude dos que nos apoiaram, sirva para o bem do clube”. Disse Fonte: Jean Ricardo.

Definidos novos grupos da primeira fase da Copa Sul dos Campeões.

Competição será disputada por 15 clubes e iniciará dia 8 de abril. Foi realizado na última sexta-feira, 17, na sede da Liga Atlética da Região Mineira (Larm), em Criciúma, o sorteio dos novos grupos da primeira fase da 17ª Copa Sul dos Campeões. Estiveram presentes os presidentes das sete Ligas não Profissionais do Sul de Santa Catarina e os representantes dos clubes que disputarão o evento. Nesta edição, ele terá a organização da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, de São Ludgero. A competição, depois da desistência de seis equipes - por isso o motivo de um novo sorteio -, será disputada por 15 clubes e iniciará no dia 8 de abril. Na primeira fase, as equipes foram divididas em cinco grupos de três, onde jogarão contra adversárias do mesmo grupo, em turno único. O time campeão de cada composição e os três melhores segundos avançam para as quartas de finais. Nesta etapa, será realizado um outro sorteio entre as oito equipes classificadas para definir os confrontos. Das quartas de finais até a final, os duelos serão eliminatórios, em jogos de ida e volta. O Campeão da Copa Sul dos Campeões será o representante da região no campeonato catarinense de futebol amador adulto de 2017. Os novos grupos da primeira fase ficaram assim definidos:

Grupo 1: Turvo (LARM), Vera Cruz (LIF) e Sangão (LUD);
Grupo 2: Coruja (LAVM), Palmeiras (LTF) e Metropolitano (LARM);
Grupo 3: Mãe Luzia (LARM), Ajax (LUD) e Passo Magnus (LAVM);
Grupo 4: Inter de São Defende (LARM), Água Verde (LTF) e Amigos do Edesio (LAVVF);
Grupo 5: Pumas (LUD), Lion (LAVM) e Caravaggio (LARM).
Após o sorteio dos grupos, foram definidos também os jogos das três rodadas da primeira fase. Das cinco equipes filiadas à Larm, que estão na disputa, três já estreiam na rodada inaugural do certame, no próximo dia 8. Todas jogarão como mandantes. O Inter enfrentará o Água Verde e o Mãe Luzia encara o Ajax, ambos os jogos em Criciúma. E o Turvo recebe a visita do Vera Cruz. Na segunda rodada, dia 16, domingo de Páscoa, os rivais de Nova Veneza farão as suas estreias. O Caravaggio jogará em Praia Grande, contra o Lion. 

E o Metropolitano enfrenta o Palmeiras, em Tubarão. Na terceira e última rodada da fase, no sábado, dia 22 de abril, os cincos times da Larm estarão em campo. O Turvo vai até o Sangão, medir forças com a equipe local. O Mãe Luzia estará em São João do Sul para jogar contra o Passo Magnus. O Inter enfrenta o Amigos do Edesio, em Gravatal. E, em Nova Veneza, o Caravaggio pega o Pumas e o Metropolitano encara o Coruja. Ainda pela primeira rodada, serão disputados os seguintes jogos: Coruja x Palmeiras, em Sombrio. E, Pumas x Lion, em Urussanga. Todas as partidas desta primeira fase terão início às 15 horas Fonte: Comunicação Larm.

Conferência Estadual dos Advogados acontece em maio.

Evento deverá reunir mil pessoas e alguns dos maiores juristas brasileiros. A ordem dos advogados do Brasil (OAB/SC) está com as inscrições abertas para a XVIII Conferência Estadual dos Advogados, que acontece de 24 a 26 de maio, em Criciúma. O evento, um dos principais da instituição, trará ao Estado alguns dos mais importantes juristas da atualidade, em diferentes áreas de atuação, como Araken de Assis, Cláudia Lima Marques, Eugênio Pacelli, Fredie Didier Júnior, João Batista Lazzari, Luiz Gustavo Bichara, Alexandre Morais da Rosa, entre outros que ainda estão sendo confirmados. O evento também integra as comemorações pelos 40 anos de criação da Subseção de Criciúma. Segundo o presidente da Seccional, Paulo Brincas, a programação da Conferência será um dos pontos altos da atual gestão. 

“Estamos preparando um grande evento, com nomes que são referência em suas respectivas áreas, portanto será uma oportunidade ímpar de atualização profissional e de integração entre os advogados”, disse. Para o presidente da Subseção, Fábio Jeremias de Souza, a escolha de Criciúma “homenageia a combativa advocacia do Sul do estado e ainda irá movimentar a economia da região”. Cerca de mil pessoas são aguardadas para o evento. À frente da programação técnica, o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), Pedro Miranda de Oliveira, disse que a qualidade dos palestrantes e a atualidade dos temas devem fazer com que as inscrições encerrem antes da abertura do evento. “Alguns nomes que estamos trazendo são profissionais bastante requisitados, cuja agenda é muito disputada”. Quem quiser garantir sua vaga pode acessar o endereço www.oab-sc.org.br ou ligar para (48) 3239-3533. Fonte: Comunicação/OAB-SC.

Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.

O melhor aeroporto regional do Brasil é de Santa Catarina.
Equipe da ANAC premia Humberto Bortoluzzi como o principal em sua classe. A equipe da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que vistoriou o Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi na última semana apresentou uma grande constatação: o aeródromo de Jaguaruna é o melhor regional do Brasil na sua classe aeroportuária. "Este momento é a coroação de um trabalho primoroso levado a cabo por nossa equipe de técnicos, desde 2013. Estamos muito felizes com o resultado da última inspeção e precisamos agora seguir no topo, levando cada vez mais facilidade e segurança para as companhias aéreas e nossos clientes”, enfatiza o gerente geral da RDL Aeroportos, Fernando Castro. O bom desempenho no atendimento está representando crescimento nos números. Em 2016, o aeroporto movimentou 73.691 passageiros. Para 2017, planeja alcançar quase o dobro, 120 mil. “Em janeiro e fevereiro deste ano movimentamos 100% mais passageiros que no mesmo período do ano passado”, especula o gerente. Ao longo do ano passado chegaram e partiram 2.326 aeronaves de Jaguaruna. A inspeção da ANAC levou em conta a segurança na aviação, operações e serviço de resgate e salvamento. “Não houve nenhuma não conformidade, foi a segunda inspeção em dois anos e os técnicos ficaram surpresos com os nossos padrões”, amplia Castro. Para dar sequência ao crescimento do aeroporto, a gerência anuncia mais uma empresa de locação de veículos, agora são três operando no complexo, e a abertura de processo seletivo para contratar vigilantes. “Os interessados devem vir no dia 20 de março, às 18h”, completa o gerente. 

Veja quais despesas com educação podem ser deduzidas do IR 2017

Gastos com instrução entram na lista; material didático, uniforme e cursos preparatórios não podem ser abatidos. As despesas com educação têm um limite estabelecido de R$ 3.561,50 por pessoa para serem deduzidas dos rendimentos tributáveis na declaração de ajuste anual. Os especialistas Luis Castelo, advogado da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados, Silvinei Toffanin, especialista e diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria e Samir Choaib, sócio do Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados para esclarecer dúvidas sobre a declaração de despesas com educação no IR 2017. As despesas devem ser informadas na ficha “pagamentos efetuados" e para fazer a dedução dessas despesas é necessário fazer a declaração no modelo completo. O valor que ultrapassar R$ 3.561,50 não pode ser aproveitado nem mesmo para compensar gastos inferiores ao limite efetuados com o próprio contribuinte ou com outro dependente ou alimentando, ressalta Luis Castelo, advogado da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados.

O que pode se deduzido?

São dedutíveis os pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes relacionados na declaração para os seguintes itens: educação infantil, compreendendo as creches e as pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, educação superior, compreendendo os cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização) e educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico. O que não pode ser deduzido? Não são dedutíveis pagamento de despesas com uniforme, material didático, transporte escolar, despesas as relativas à elaboração de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, aulas de idioma estrangeiro, música, dança, natação, ginástica, dicção, corte e costura, tênis ou pilotagem, pagamentos feitos a entidades que tenham por objetivo a criação e a educação de menores desvalidos e abandonados, pagamento de cursos preparatórios para concursos ou vestibulares, contribuições pagas às associações de pais e mestres, e despesas de instrução os gastos com viagens e estadas feitos pelo contribuinte, com ele próprio ou com seus dependentes, a fim de estudar ou estagiar no Brasil ou no exterior.. Como comprovar as despesas? Os valores gastos devem ser comprovados com os recibos de pagamento e/ou notas fiscais com a identificação do recebedor (nome, cpf/cnpj, endereço, descrição do serviço e valor).


Ministério da Agricultura diz que 'não existe risco' sanitário no país

Secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Eduardo Pacifici Rangel, disse ainda que governo busca 'reagir rapidamente' para poder 'tranquilizar' a população após operação Carne Fraca. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Eduardo Pacifici Rangel, afirmou neste domingo (19) que, nas avaliações feitas pelo ministério, foi constatado que "não existe risco sanitário" no país. Rangel deu a declaração ao chegar ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Michel Temer e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, além de entidades frigoríficas, para discutir os efeitos da operação Carne Fraca. "Não existe risco sanitário medido no primeiro momento nas avaliações que fizemos das principais denúncias feitas pela Justiça. A ideia é que a gente consiga reagir rapidamente para poder tranquilizar a sociedade", disse Rangel. Deflagrada pela Polícia Federal na sexta (17), a operação investigou o envolvimento de servidores do governo em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos. "Todas as informações citadas são preocupantes do ponto de vista de corrupção, mas, do ponto de vista sanitário, estamos tranquilos porque as questões sanitárias apontadas ali não trazem risco para a população nem para a exportação", acrescentou o secretário neste domingo. Rangel disse ainda que o Brasil elaborará, a partir deste domingo, um comunicado geral para todos os países sobre a qualidade da carne produzida no Brasil e sobre as medidas administrativas tomadas pelo Ministério da Agricultura. Temer se reúne em Brasília com representantes do setor agropecuário para debater crise

Entenda a operação

Deflagrada nesta sexta pela Polícia Federal, a Carne Fraca investiga fraudes em carnes produzidas por 21 frigoríficos, vendidas no Brasil e no exterior. A operação atingiu algumas das principais empresas do setor, como a BRF, que controla a Sadia e a Perdigão, e a JBS, responsável pelas marcas Friboi e Seara. Os grupos garantem a qualidade de seus produtos. Segundo a Polícia Federal, fiscais do Ministério da Agricultura recebiam propina para liberar licenças sem realizar a fiscalização adequada nos frigoríficos. A investigação indica que eram utilizadas substâncias químicas para maquiar carne vencida, e que água era injetada nos produtos para aumentar o peso. Até a noite deste sábado (18), a Polícia Federal havia prendido 36 pessoas. Dois suspeitos permaneciam foragidos. Justiça determina bloqueio de até R$ 1 bi de investigados na 'Carne Fraca' Além das prisões, a Justiça Federal determinou o bloqueio de até R$ 1 bilhão das contas bancárias das 46 pessoas investigadas, e o Banco Central informou o bloqueio de pouco mais R$ 2 milhões. Já o Ministério da Agricultura anunciou que 33 servidores da pasta foram afastados em decorrência da investigação. A pasta também interditou três frigoríficos, localizados em Goiás, Santa Catarina e Paraná.

Reação dos Estados Unidos

Ainda na sexta, após a PF deflagrar a operação, o governo dos Estados Unidos informou que está "monitorando" a situação no Brasil. "Neste momento, o Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos (FSIS, na sigla em inglês) do Departamento de Agricultura (USDA) está trabalhando com funcionários do USDA no Brasil para saber mais sobre esse assunto. Também estamos em contato com o Ministério da Agricultura brasileiro e continuaremos monitorando a situação", dizia o órgão na nota.

Sindilojas - Aqui a sua voz ganha força! A serviço do empregador.

Três extraordinária da Amurel nesta segunda, 20
Três assuntos que tem preocupado gestores públicos nos últimos anos estarão na pauta da assembleia extraordinária da Amurel mascada para esta segunda-feira, 20 de março, a partir das 14 horas, em primeira convocação. A regularização dos cemitérios, saneamento básico e Lei 17.083, que trata da extração de areão em território municipal, pela importância e urgência que têm formam a pauta da primeira assembleia extraordinária do ano e do mandado do recém-empossado presidente da Amurel, prefeito de Tubarão Joares Ponticelli. Se às 14h não houver presentes dois terços dos 18 prefeitos, ou de seus representantes legais, a assembleia acontecerá com até um terço de presentes nas convocações subseqüentes. Fonte: Álvaro Dalmagro

Malhas Ferju a campeã da boa compra em Imbituba SC.

Malhas Ferju - A campeã da boa compra com 12.000 m² de ofertas. 100% climatizada Promoções que cabem no seu bolso com diversos produtos nas linhas de vestuário, calçados, decorações, tapetes, moda íntima e artigos de cama, mesa e banho. BR 101, Km282 – Nova Brasília Imbituba/SC. Atendimento das 8h às 20h e de dezembro a fevereiro até às 22h. Tel: (48) 3255-7186.

Temer janta na Bahia em rodízio de carne bovina importada.
Em um gesto político para tentar minimizar os efeitos negativos da Operação Carne Fraca sobre a venda de carne brasileira, o presidente Michel Temer jantou neste domingo em uma churrascaria de Brasília acompanhado de ministros e embaixadores e representantes de 27 países. A carne bovina que Temer comeu, porém, não era de origem brasileira, segundo funcionários do próprio restaurante. Somente as carnes suínas e de frango servidas no local são nacionais. 

Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.

A carne bovina é importada da Argentina, Uruguai e Austrália. Temer e a comitiva participaram de um rodízio. O Palácio do Planalto reservou uma mesa para 80 pessoas. O preço do rodízio por pessoa foi de R$ 119. O valor incluía carnes, um bufê de saladas, acompanhamentos e sushi. A bebida era à parte. Temer comeu carne bovina e frango, queijo coalho assado, acompanhado de uma típica caipirinha brasileira. Na mesa, também foi servido vinho tinto, dessa vez nacional, da vinícola Casa Valduga, produzido em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Ministério da Agricultura vai criar força-tarefa para investigar frigoríficos. A comitiva sentou em uma grande mesa no centro do salão principal da churrascaria, localizada no Lago Sul, área nobre de Brasília. Temer estava no centro da mesa, ladeado pelos embaixadores da China e de Angola no Brasil. Entre os ministros presentes estavam Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), Blairo Maggi (Agricultura), Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços). O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, não estava presente. Temer passou cerca de uma hora no local. No final, tirou foto com os garçons que o serviram. Em rápida entrevista, disse que a mensagem que queria passar com o jantar era de que não há motivos para causar "terror" no exterior sobre a carne brasileira. Lembrou que 33 fiscais sanitários estão envolvidos em irregularidades, de um total de quase 12 mil servidores do Ministério da Agricultura, e que dos cerca de 4.830 frigoríficos existentes no país, 21 são investigados e três foram inabilitados. — Então, não é para causar um terror que hoje está possivelmente se imaginando que possa causar em relação ao exterior — afirmou. Temer também rebateu críticas de integrantes da bancada ruralista no Congresso e de empresários de que a Polícia Federal cometeu excessos na Operação Carne Fraca. — Não (houve excessos). Houve uma integração do Ministério da Agricultura e da Polícia Federal — declarou, sem responder outros questionamentos da imprensa. Fonte: Agência Estado.

Colombo se reúne com secretários para avaliar impactos da operação Carne Fraca em SC.

Assim como em Brasília, a operação Carne Fraca e seus impactos na economia mobilizaram autoridades neste domingo. O governador Raimundo Colombo (PSD) se reuniu em Florianópolis com secretários estaduais durante a tarde para avaliar o cenário atual diante da possibilidade de alguns países cancelarem a compra da carne brasileira, como cogitou-se desta a sexta-feira. Estiveram como Colombo neste domingo os secretários da Agricultura, Moacir Sopelsa, da Fazenda, Antonio Gavazzoni, da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Comunicação, João Debiasi, o secretário-adjunto da Agricultura, Airton Spies, e os presidentes da Cidasc, Enori Barbieri, e da Epagri, Luiz Hesmann. Segundo a assessoria de imprensa do governo do Estado, o governador manteve contato com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi durante o dia. Na reunião, o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, garantiu que as 600 empresas de produção de carne no Estado têm um médico-veterinário responsável pela inspeção. — Santa Catarina construiu durante os anos, com muito sacrifício, um sistema que é referência no mundo. Fomos atingidos fortemente por essas denúncias de fiscais que se corromperam, nenhum aqui de Santa Catarina, e algumas plantas que produziram produtos que ainda estão sendo checados se tinham irregularidade ou não — afirmou Colombo. O governador disse ainda que aqui no Estado apenas uma das 600 produtoras de carne está sendo investigada na operação: — Aqui no Estado, tem apenas uma que está sendo investigada, que é uma pequena salsicharia.  Agora o estrago é muito grande porque vendemos para mais de 150 países. Nossa economia depende muito das exportações, e elas estão sendo avaliadas pelos países que compram nossos produtos. Nesta segunda-feira à tarde, na Casa da Agronômica, o governador se reúne com entidades envolvidas na produção de carne no Estado. Fonte: Diário Catarinense.

Inscrições para programa que oferece 20 mil bolsas de estudos em SC terminam na segunda-feira
Terminam na próxima segunda, 20, as inscrições para o programa Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), sistema que congrega os benefícios garantidos pelos artigos 170 e 171 da Constituição de SC. O processo é feito pelo site www.uniedu.sed.sc.gov.br e é válido para o primeiro semestre de 2017. O serviço é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e garante até 100% do valor da mensalidade do curso, variando de acordo com a análise da situação socioeconômica feita por comissão interna da instituição de ensino. Para este ano a expectativa é oferecer, apenas para a graduação, cerca de 20 mil benefícios. Serão duas opções de bolsa nesta modalidade. Uma beneficia o estudante até o término da graduação. Já para conseguir a outra, é necessário comprovar semestralmente carência para manter o benefício. Segundo o diretor de Políticas e Planejamento Educacional da SED, Gilberto Luiz Agnolin, são mais de 60 instituições comunitárias e privadas oferecendo os benefícios que variam de 25% a 100% do valor da mensalidade. Podem participar do programa estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação das instituições cadastradas na Secretaria da Educação mediante a apresentação dos documentos exigidos no edital e nos prazos definidos pela instituição de ensino superior.


Vá até a Loja Taréco Automóveis, na Avenida Brasil e Rua Três de Outubro, em Imbituba, conhecer a novidade da Hyundai, o CRETA e aproveitar para fazer um test drive. Ele pode ser seu. Telefone 3255-1010.

0 comentários: