BLOG DO GERVAZ (Gervázio Plácido) A SUA REVISTA ELETRÔNICA.

HÁ MUITO TEMPO UM CRUZEIRO MARÍTIMO NÃO SATISFAZ TANTO OS SEUS PASSAGEIROS COMO O DO COSTA FASCINOSA. AS PESSOAS NÃO CANSAM DE COMENTAR NAS REDES SOCIAIS E QUANDO SE ENCONTRAM É UMA FESTA SÓ. QUEM FOI QUER REPETIR E QUEM NUNCA FOI ESTÁ CHEIO DE DESEJO PARA IR E VER DE PERTO O QUE ESSE NAVIO TÊM DE TÃO ESPECIAL. POSTAREMOS MAIS FOTOS NO BLOG DE AMANHÃ. NÃO DEIXEM, DE ESPIAR!






Um príncipe realiza o sonho de conhecer a região

D. Bertrand, um dos herdeiros do trono do Brasil, esteve com o prefeito Jorge Koch. Em 15 de novembro de 1889, rebeldes liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca derrubavam do trono o imperador D. Pedro 2º e ali encerravam a Monarquia no Brasil, instaurando a República. Os herdeiros de D. Pedro, porém, mantiveram a Casa Imperial ativa, com a sucessão respeitada sob o sonho de, um dia, restaurar o regime monárquico. Atualmente, o trineto de D. Pedro, D. Luiz de Orleans e Bragança, é o imperador de jure. Seria o comandante da Nação caso o trono estivesse mantido. Seu irmão e segundo na linha sucessória, o príncipe D. Bertrand de Orleans e Bragança, visitou o prefeito de Orleans, Jorge Koch, ontem à tarde. Em recente entrevista à Rádio Eldorado, em novembro de 2016, Bertrand já havia manifestado a intenção de conhecer a região. “O encontro foi muito interessante, falamos sobre educação e cultura. E relembramos passagens históricas de Orleans”, comentou o prefeito, após audiência com o príncipe D. Bertrand esteve acompanhado dos professores Celso de Oiveira Souza e Edna Rampinelli mais membros do Instituto Histórico e Geográfico das Terras dos Condes das Encostas da Serra Geral. Visitar a região, um antigo sonho. “Já estive em Laguna e Torres”, lembrou D. Bertrand, citando os lugares mais próximos da região de Criciúma onde havia estado. “Gostaria de conhecer Orleans, pelos vínculos que a família real já teve aí”, recordou. Desejo realizado. As terras que hoje formam o torrão orleanense serviram de dote do imperador D. Pedro à sua filha, princesa Isabel - bisavó de D. Bertrand -, quando do casamento dela com o Conde d´Eu, de tradicional família francesa. 

Sindilojas - Aqui a sua voz ganha força! A serviço do empregador.

A construção da Ferrovia Tereza Cristina, ligando Orleans e Lauro Müller até Imbituba para deslocar carvão, foi a primeira grande obra do Império na região, batizada com o nome da mãe da princesa, a imperatriz do Brasil. Em dezembro de 1884 o Conde d´Eu vistoriou a futura cidade, e incentivou o planejamento das ruas do núcleo urbano. E teria dito, na visita: “Aqui nasce a sede da parte meridional da colônia Grão Pará e terá o nome de Orleans em homenagem à minha família na França”. Críticas fortes à República - Na aludida entrevista à Rádio Eldorado, por ocasião dos 127 anos da Proclamação da República, citada pelos monarquistas como “golpe militar”, o príncipe faz duras críticas ao regime vigente. “A República provou, com roubos, golpes, instabilidade e corrupção que é da Monarquia que o Brasil depende”, afirmou. “Os príncipes existem para servir à Nação, e é para isso que fomos ensinados desde que nascemos”, contou. Escandalizada pelos episódios de corrupção, a família real tem no príncipe D. Luiz, herdeiro da coroa, a referência mencionada pelo príncipe e irmão. “Em um reinado, por exemplo, de meu irmão Dom Luiz, não haveria corrupção por uma simples razão: rei não rouba, e não deixa roubar”. Foto Édio Antônio.

Contagem regressiva para a inauguração de mais um Santuário Diocesano.

Capela do Getsêmani reproduz a agonia de Jesus - Desde quando chegam à entrada do terreno do Santuário, os fiéis são convidados a respirar uma atmosfera de paz, oração e contemplação. A primeira estrutura que compõe o caminho até o templo maior é a Capela do Getsêmani, também chamada de igreja da Agonia, que será cercada por 33 pés de Oliveira. Com 158m², a ermida foi construída sem janelas. “É abafada, propositalmente. Não tem janelas porque naquela noite Jesus não olhava para nenhum lugar, só para Deus, e sofria, suava sangue. Aqui dentro a gente vem rezar e não tem como se distrair, pensar em outras coisas. Suando, nós sentimos que, neste lugar, estamos junto a Ele. Nosso suor não é por qualquer motivo, é porque precisamos de força para continuar a carregar a nossa cruz”, frisa Dom Jacinto. A Capela do Getsêmani recorda, pela ausência de bancos e a disposição de apenas algumas almofadas para assentar-se junto à parede ou chão, os apóstolos que se encontravam deitados, dormindo, enquanto Jesus rezava. Três grandes vitrais estão dispostos na pequena igreja: nos dois acessos, um ilustra os discípulos dormindo no Jardim das Oliveiras, enquanto outro mostra Jesus sendo preso, após o beijo da traição de Judas. Dentro da capela, sobre a imagem de Jesus, de joelhos, recostado a uma pedra, a ilustração da hora mais difícil da vida do Cristo: “Quando Ele aceita fazer a vontade do Pai para salvação da humanidade. Acima de Jesus, naquela noite, vêm os anjos ao seu encontro. Ele, com um sofrimento terrível, e os anjos trazem o cálice para consolá-lo. Os apóstolos dormiram e o abandonaram. Tantas vezes, na nossa vida, sobra apenas Deus para nos consolar. No ano que vem, a partir desta inauguração, haverá, todas as quintas-feiras à noite, uma hora de oração aqui também. Algo muito sugestivo, porque foi à noite que Jesus estava no Jardim das Oliveiras”, pontua o Bispo.

Paixão de Jesus ilustrada na Via Sacra
O próximo sinal encontrado pelos que decidem percorrer o caminho espiritual proposto pela obra é a Via Sacra, que será inaugurada já na sexta-feira santa, 14 de abril, com o início da caminhada da penitência até a igreja matriz São Donato, às 19 horas. Conforme o Bispo diocesano, a Via Sacra, neste Santuário, ocupa lugar incomum, por iniciar no Jardim das Oliveiras. A ideia, segundo Dom Jacinto, é fazer com que as pessoas comecem sua caminhada meditando o sofrimento de Cristo.
Praça terá imagem de Nossa Senhora das Dores. Uma bela praça, repleta de canteiros floridos e circundada por 12 palmeiras, recordando os 12 apóstolos. Assim será a Praça de Nossa Senhora, logo abaixo da colina do Santuário. A imagem de Nossa Senhora das Dores, que será colocada sobre o pilar, ao centro da praça, irá recordar o momento em que Jesus, no caminho do Calvário, se encontra com sua mãe. “Ela não vai olhar para cima, como é habitual. Nossa Senhora das Dores sempre tem o olhar voltado para cima, por causa da cruz de Cristo. Nesta imagem ela olha para baixo, porque hoje somos nós os filhos que precisam do consolo e da acolhida da Mãe”, explica Dom Jacinto. A caminho do Santuário, mais uma capela. Em seguida a Praça, à esquerda da subida em direção ao Santuário, está a Capela de Santa Faustina. Com 53m², contará com um vitral com a imagem de Jesus Misericordioso e as imagens de São João Paulo II e de Santa Faustina.

Santuário: formatos e imagens exaltam a misericórdia

A caminhada culmina dentro do Santuário, no topo da colina, sendo que, aos fundos, fica a Casa do Reitor. No interior do templo, que ocupa uma área de 2.500m² com capacidade para 750 pessoas sentadas e até 2 mil em pé, uma grande imagem de Jesus crucificado estará disposta, sobre o altar, recordando o local onde o Salvador entregou, definitivamente, sua vida ao Pai. “A cruz mostra a misericórdia de Deus que se manifestou naquele dia, quando, pela última vez, Jesus foi transpassado com a lança. Ele já havia entregado sua vida, sua mãe, tudo para nós. Mas então um pouco de sangue e água jorrou de seu coração. Naquele momento, Jesus entregou o resto que ainda tinha, por amor à humanidade. Esse é o grande mistério que vai ser lembrado aqui, que termina dentro do Santuário, junto ao Coração Misericordioso de Jesus”, afirma o epíscopo.
Entre os diversos detalhes, Dom Jacinto exalta que as três grandes portas em cada um dos acessos do Santuário representam a Santíssima Trindade. “Este santuário também está cheio de arcos que lembram Deus que vem ao encontro do ser humano. A parte quadrada representa a limitação humana que precisa do divino para se sentir salva”, explana.
Um ano de muitos jubileus - “Nós temos, neste ano, os 50 anos do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio que, para nós, é uma grande alegria, dedicado à Mãe, Maria, e do Filho, o Coração de Jesus. Não acredito em coincidência, acredito em providência. Justamente nos 50 anos do Santuário, nos 100 anos de nossa bonita Catedral, também a bênção do novo Santuário dedicado ao Coração de Jesus. Creio que o ano de 2017 é um ano de muitas bênçãos e graças, não só pelos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida ou pelos 100 anos de Fátima; mas para nós, da Diocese de Criciúma, é um ano especial, justamente porque lembra esses grandes momentos”, ressalta o epíscopo. Horários de celebração e atendimento pós inauguração Após a inauguração do Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, a Casa do Peregrino, onde está localizada a loja de artigos religiosos e salas para atendimento estará aberta, diariamente, das 08h às 12h e das 13h às 17h. As missas passarão a ser celebradas todos os sábados, às 15h, e todos os domingos, às 11h e às 15h.

Programação intensa para a semana que antecede o grande dia.
De 16 a 23 de abril, o Santuário vivenciará uma semana de muita oração, com a presença de diversos bispos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, que presidirão as celebrações eucarísticas todos os dias, cuja liturgia ficará a cargo dos diversos movimentos e pastorais existentes na Diocese. Confira a programação completa em http://www.diocesecriciuma.com.br/contagem-regressiva-para-a-inauguracao-de-mais-um-santuario-diocesano
Programação:
16/04 – domingo
18h: Caravana com a Relíquia da Santa Cruz, que será trazida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Urussanga
19h: Santa Missa e Abertura da Semana de Oração pela Fundação do Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus
Presidente: Dom Jacinto Inacio Flach – Bispo Diocesano de Criciúma
Tema: “Darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”
Liturgia: Apostolado da Oração

17/04 – segunda-feira
19h30min: Santa Missa Solene
Presidente: Dom João Francisco Salm – Bispo Diocesano de Tubarão (SC)
Tema: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”
Liturgia: Mãe Peregrina
18/04 – terça-feira
19h30min: Santa Missa Solene
Presidente: Dom Rodolfo Luiz Weber – Arcebispo Metropolitano de Passo Fundo (RS)
Tema: “Lançarei as bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”
Liturgia: Movimento de Cursilhos de Cristandade
19/04 – quarta-feira
19h30min: Santa Missa Solene
Presidente: Dom Onécimo Alberton – Bispo Diocesano de Rio do Sul (SC)
Tema: “Os pecadores encontrarão em meu coração a fonte inesgotável de misericórdia”
Liturgia: Pastoral Vocacional e Seminaristas
20/04 – quinta-feira
19h30min: Santa Missa Solene
Presidente: Dom Paulo Antônio de Conto – Bispo Diocesano de Montenegro (RS)
Tema: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática desta devoção”
Liturgia: Renovação Carismática Católica

21/04 – sexta-feira
18h30min: Caravana com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio saindo do Santuário de Caravaggio, Nova Veneza
19h30min: Santa Missa Solene
Presidente: Dom Wilson Tadeu Jönck – Arcebispo Metropolitano de Florianópolis (SC)
Tema: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”
Liturgia: Equipes de Nossa Senhora
22/04 – sábado
19h: Santa Missa Solene
Presidente: Dom Anuar Battisti – Arcebispo Metropolitano de Maringá (PR)
Tema: “Serei refúgio seguro durante a vida e, sobretudo na hora da morte”
Liturgia: Movimento de Irmãos
23/04 – domingo
08h30min: Recepção das Bandeiras do Apostolado da Oração, Estandartes dos Setores de Pastoral e Bênção do Portal do Santuário

08h45min: Caminhada e Bênção da Igreja da Agonia
09h: Caminhada e Bênção da Praça de Nossa Senhora
09h15min: Caminhada e Bênção da Igreja de Santa Faustina e Jesus Misericordioso
09h30min: Caminhada e Bênção do Convento Divina Misericórdia
09h45min: Caminhada e Bênção da Casa do Reitor do Santuário
10h: Santa Missa Solene e Bênção do Santuário
Presidente: Dom Jacinto Inacio Flach – Bispo Diocesano de Criciúma
Tema: “A casa do Senhor é casa de oração”
Animação: Coral Encantos do Sul (Florianópolis)
Liturgia: Comissão Pró-Construção

13h: Santa Missa Solene. Presidente: Dom Jaime Spengler – Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre (RS) Tema:“Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos” Liturgia: Comissão Diocesana de Liturgia. 14h30min: Santa Missa Solene. Presidente:Dom Leomar Brustolin – Bispo Auxiliar de Porto Alegre (RS) Tema: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre em meu coração” Liturgia: Ministérios Instituídos da Diocese de Criciúma. 16h: Santa Missa Solene de Encerramento da Festa da Divina Misericórdia em Ação de Graças pelos Benfeitores do Santuário Presidente: Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer – Cardeal Arcebispo de São Paulo (SP) Liturgia: Comissão Litúrgica do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. 17h: Consagração da Diocese de Criciúma ao Sagrado Coração de Jesus. Presidente: Dom Jacinto Inacio Flach – Bispo Diocesano de Criciúma. Fonte:  Bibiana Pignatel.

CAIC de Imbituba receberá reformas gerais.
Uma série de episódios que agravou a situação após as fortes chuvas da última semana, culminou na interdição parcial pela Defesa Civil da Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer – CAIC, que atende crianças e adolescentes do pré ao nono ano, do bairro Vila Nova Alvorada (Divineia). Nesta segunda-feira (13), o Prefeito Rosenvaldo Júnior acompanhado do Secretário de Educação Filipe Dias e da diretora Rosineide David dos Passos Crispim, esteve visitando a unidade escolar para ver de perto os principais pontos a serem levantados e resolvidos com urgência. Durante a vistoria, puderam verificar que a escola tem sérios problemas estruturais no telhado e infiltrações, e na rede elétrica, colocando em risco a segurança dos alunos. “Ainda não podemos mensurar o valor total da obra, somente após o projeto pronto, mas queremos garantir que após a reforma o CAIC volte a oferecer conforto e garantir a segurança dos estudantes”, relata o Prefeito. Segundo o secretário Filipe Dias, as aulas para as crianças do pré ao terceiro ano irão funcionar no Centro Comunitário do bairro, e o restante dos alunos serão realocados nas salas de aula do Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi. A C.M.E.I. Alceu Rochadel, que funciona na mesma área, manterá suas aulas normais. Os engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedurb já estão engajados em levantar e desenvolver projeto para realização da licitação.

Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.

 “A intenção é que em 60 dias os alunos voltem a ocupar a parte dos fundos da escola até que a reforma esteja concluída. A perspectiva é que todo o processo deva durar em torne de seis meses”, calcula o secretário da Sedurb, Anderson Cristiano Maximiano. As aulas foram suspensas logo após a inspeção da defesa Civil e as aulas foram suspensas. As atividades devem ser normalizadas na próxima semana. Histórico de descaso - De acordo com o secretário Filipe o problema da escola vem de muitos anos sem a manutenção correta. “Quando chove as salas de aulas ficam cheias de água, a biblioteca e uma das salas que chove como na rua. Somos obrigados a resolver o problema não podemos deixar que as crianças sejam penalizadas por erros passados. Conversei com o engenheiro e secretário Anderson Maximiano para ver o que poderia ser feito neste caso, pois segundo alguns laudos que tive acesso o telhado não teria mais conserto, mas eu precisava de uma opinião técnica”, explica Filipe. Recurso - Com o rompimento do Município com o Sistema de Ensino Positivo, o recurso do Governo Federal que era utilizado para pagar parte do contrato com a empresa, já possui parcelas depositadas e disponíveis, que devem ser utilizadas para a reforma do CAIC. Crédito: Ascom/PMI.

Desconto de 20% no IPTU vale até amanhã, 15.
O contribuinte de Capivari de Baixo tem até amanhã, dia 15 de março, para escolher de que forma pretende quitar os débitos relativos com o IPTU 2017, com ou sem desconto. Se optar pela cota única com pagamento  até dia 15 de março terá um desconto de 20% sobre o valor lançado. O contribuinte terá desconto de 15% se optar pelo pagamento em cota única até 15/04/17. Se optar por pagar em cota única até dia 15/05/17 o desconto é de 10%. Além destas opções é possível parcelar o pagamento em cinco vezes, sem desconto, e neste caso o parcelamento deve ser feito até dia 15 de março. Os carnês já foram enviados via Correios, mas o contribuinte também pode imprimir o boleto no portal do município www.capivaridebaixo.sc.gov.br, banner Serviços para o Cidadão / IPTU, ou ainda diretamente no link: http://bauhaus-capivari-de-baixo sc.ddns.me:8080/meuiptu/index.php?cidade=capivari Mais informações podem ser obtidas no setor de tributos, na rua Ernani Cotrin, 187, Centro de Capivari de Baixo, das 7h às 13h, de segunda-feira à sexta-feira, ou pelos telefones 3621-4417 e 4416, no mesmo horário do funcionamento presencial. Fonte: Álvaro Dalmagro.






























Atividade cultural movimenta final de semana em Termas do Gravatal.
O Grupo Encantados Contadores de ​Histórias, em parceria com o Ekoparque, realizará em Termas do Gravatal  o 1° Sarau Cultural de 2017. Em comemoração ao início do outono, o evento contará com várias atrações culturais: música, dança, poesia, contação de histórias, gastronomia vegetariana e muito mais.  “A iniciativa surge como uma opção de lazer, entretenimento e cultura para a região sul, incentivando o encontro entre o público e os artistas locais”, diz Silvana Silva de Sousa diretora do grupo.  O destaque da programação é o espetáculo de contação de histórias “O Homem da Areia”, baseado no texto de Hans Christian Andersen, marcado para às 17 horas. Este personagem mágico, habitante do mundo dos sonhos, virá contar histórias e levará o público para viajar por lugares fantásticos para viverem muitas experiências e aventuras junto com o menino Hjalmar. O Grupo Encantados, que esse ano completa 12 anos de atividades, sempre esteve comprometido com iniciativas como essa que contribuem para a democratização e acesso do público a bens e eventos culturais de qualidade e que oportunizam espaço aberto para diversas manifestações culturais. O evento traduz o compromisso do grupo com o público e sua missão institucional: encantar com arte, educação e ética. Participe. Livre para todos os públicos. Quando: 19/03/2017. Horário: 15h30min. 

Local: Ekoparque (Estufa da Cultura). Rua Antônio Pedro Mendonça, n° 2908, Termas do Gravatal/SC. O Grupo - Formado por um coletivo de artistas, o grupo Encantados Contadores de Histórias, desde sua formação em 2005, tem como missão encantar o público com arte, excelência e ética, contando histórias de um jeito diferente, seja por meio de textos clássicos e populares, poesias, palhaçaria, exposições de artes visuais, oficinas ou workshops. Onde houver a possibilidade de uma boa história, o grupo estará lá para dar corpo e forma a esse enredo, com soluções em arte e muito encantamento. O grupo conta com equipe cuja expertise vai além das narrativas de histórias e abrange sustentabilidade, educação ambiental, educação patrimonial, fotografia, biodanza, museologia e produção cultural. Através das apresentações artísticas e projetos sócio-culturais-educativos, os Encantados Contadores de Histórias contribuem na melhoria da qualidade de vida das pessoas, no fortalecimento da identidade cultural e na formação de novas plateias, cumprindo o objetivo de fomentar e difundir a cultura e as artes na região sul catarinense. Fonte: Álvaro Dalmagro.

Porto de Laguna na sessão ordinária
Administrador do Terminal Pesqueiro de Laguna irá participar da Sessão Ordinária desta quarta-feira. Com a intenção de saber qual, a real, situação da relação dos Armadores  da Pesca com a Administração do Terminal Pesqueiro de Laguna, o vereador Antônio  Laureano apresentou convite para que o administrador do Terminal, Evandro Almeida,  comparecesse  a Câmara de Vereadores. O convite foi aprovado em plenário.  Almeida confirmou presença na Sessão Ordinária desta quarta-feira dia 15, que terá início às 18h. Fonte: Sidnei

Crime do menino indígina: Matheus é condenado a 19 anos

Caso que chocou, no final de 2015, teve desfecho hoje com sentença pelo júri popular Réu confesso, o autor do homicídio duplamente qualificado contra o indígena Vítor Pinto, de 2 anos, foi condenado a 19 anos, cinco meses e dez dias de prisão. A sentença contra Matheus de Ávila Silveira, 24 anos, foi proferida no fim da tarde desta terça-feira, no júri popular realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba. O crime ocorreu em 30 de dezembro de 2015. Na ocasião, munido de um estilete e dizendo-se “possuído por uma entidade espiritual”, Matheus desferiu um golpe no pescoço do menino, que foi a óbito no colo da mãe. Ela vendia alguns produtos na Estação Rodoviária de Imbituba quando houve o ataque. A mãe e o pai, índios caingangues, foram até a Câmara acompanhar o julgamento. Assim que cometeu o crime, Matheus ficou por alguns dias preso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Imbituba até ser transferido para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Florianópolis. Sua defesa argumentava que o réu era vítima do transtorno de personalidade Borderline, que é marcado por instabilidade pessoal constante. A família do agora condenado informou que o mesmo era viciado em drogas e vivia nas ruas alcoolizado.

Pesquisadores preparados para conquistar fundos internacionais. O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Unisul (PPGCS) tem atraído fomentos externos de diferentes fontes nacionais e internacionais. Ao longo da última semana, entre os dias 8 e 10 de março, os alunos pesquisadores da Unisul e da UFSC puderam imergir na língua inglesa no Workshop Desenvolvimento de Habilidades em Comunicação Científica. A atividade integra as ações do curso oferecido pelo Newton Fund Professional Development & Engagement. O Fundo Newton pretende criar entre o Reino Unido e Brasil, apoio em pesquisa e inovação de relevância direta para o desenvolvimento social e econômico do país. A professora da Universidade de Birmingham, Flávia Rodrigues, representante do Conselho Britânico, expressou sua gratidão pelo comprometimento dos participantes. “Eu não tenho medo nenhum de te falar que de longe foi a melhor turma desse Programa que a gente faz desde 2014. Foi a melhor em termos de dedicação, de profundidade nos exercícios e de troca. É bastante difícil pegar pessoas de áreas diferentes, que nunca se viram, e eles ficarem engajados em 100% das atividades. Então a gente como treinador está bastante contente com o envolvimento e acreditamos que eles vão levar isso para frente”, parabeniza. Alunos de Mestrado, Doutorado, professores e gestores da Unisul participaram do evento. A professora do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, Ana Luisa Mulbert, considerou as dinâmicas superinteressantes porque foi uma oportunidade para trocar ideias com pessoas de outras áreas e ampliar a visão da comunicação na pesquisa. “O inglês também avançou porque a gente aqui tem que sair da zona de conforto. 

Cheguei insegura, fazia tempo que não praticava, mas as professoras criaram muitas oportunidades para gente ir se aquecendo, se adaptando e superando os seus próprios medos”, revela Ana Luisa. A atividade que encerrou o Workshop tratou da submissão de projetos para a arrecadação de fundos internacionais para pesquisas. “Agora tenho mais ideias e confiança maior para perceber as oportunidades que estão a nossa disposição mais claramente”, completa. O médico e mestre em Administração Pública, Leandro Pereira Garcia, é aluno do Doutorado em Saúde da Unisul. Ele pesquisa inicialmente as desigualdades em saúde, as iniquidades. “Foi uma grande oportunidade para desenvolvermos o nosso inglês. Não temos muitas oportunidades no nosso ambiente de trabalho, então o que o programa está oportunizando para gente tem sido fantástico”, avalia. Além do inglês, ele destaca a questão da comunicação cientifica. “As professoras Flávia e Marly nos apresentaram como se escreve um artigo ou uma proposta para captação de recursos. Então, como a maioria das revistas de alto impacto ou dos fundos que a gente tem hoje se comunicam em inglês, elas conseguem casar essas duas coisas o inglês com a comunicação apropriada da parte cientifica”, complementa. Entre os representes da UFSC esteve a professora da área de Saúde Pública, do curso de Fisioterapia, Ione Schneider. Ela mantém parceria com o PPGCS da Unisul por intermédio do coordenador Jefferson Traebert e destacou a atividade do último módulo do Workshop. “Foi uma grande oportunidade de mostrar outra visão, de como as propostas deles são estruturadas e elaboradas, porque é muito diferente do que a gente acaba fazendo no Brasil. 

Assim vamos melhorando para conseguir submeter projetos, porque é muito fácil submeter, mas é muito fácil ter as propostas rejeitadas”, projeta. Os fundos para desenvolver projetos acadêmicos estão disponíveis pelo mundo e a professora Marly D’Amaro Blasques Tooge, da USP, propôs algumas discussões para fazer propostas mais persuasivas. “Para finalizar o curso fizemos uma apresentação sobre o Fundo Newton que é quem financia parte desse programa. O Fundo já cobre quatro modalidades importantes que os alunos da Unisul podem explorar”, diz a professora representante do Conselho Britânico. A edição 2016 do Programa que conta com recursos do Fundo Newton e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) terminará em poucas semanas. “A gente tem mais workshops no Piauí, está acontecendo o de Goiás também agora, com outros treinadores, porque somos cinco. E temos eu e a Marly há duas semanas outro no Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, que será o último”, comenta. Em abril será aberta outra chamada e o resultado é divulgado em agosto. “Aí será mais um ano com cerca de trinta workshops”, projeta Flavia.
  


Vá até a Loja Taréco Automóveis, na Avenida Brasil e Rua Três de Outubro, em Imbituba, conhecer a novidade da Hyundai, o CRETA e aproveitar para fazer um test drive. Ele pode ser seu. Telefone 3255-1010.






0 comentários: