BLOG DO GERVAZ (Gervázio Plácido) A SUA REVISTA ELETRÔNICA.

 Os imbitubenses felizes no Cruzeiro Temático do Navio Costa Fascinosa no último final de semana. Em primeiro plano Joelma Guimarães e sua equipe Fitness.









SC tem a segunda melhor geração de empregos do Brasil em fevereiro.

Crescimento é o primeiro desde abril de 2015 e sinaliza recuperação positiva. Santa Catarina teve o segundo maior saldo de empregos do Brasil, com o registro de 14.858 novas vagas no mês de fevereiro deste ano, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo positivo no país foi de 35.612 novas vagas formais, sendo o estado de São Paulo o primeiro colocado com 25.412 registros de emprego. São mais de 38 mil trabalhadores com carteira assinada somente em fevereiro. Em fevereiro deste ano, foram 1.250.831 contratações contra 1.215.219 demissões. Para o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, os dados são muito satisfatórios. 

“Nos faz entender que proporcionalmente pelo número de habitantes Santa Catarina é o melhor no ranking do país. Não tem como não comemorar muito. Significa dizer que estamos no caminho certo da retomada do crescimento”, afirmou. Em Santa Catarina, nos municípios com mais de 30 mil habitantes, os maiores saldos de empregos foram gerados em Blumenau, que teve um saldo positivo de 1.487. Jaraguá do Sul foi o segundo melhor saldo com 1.004 seguido de Brusque que teve 955 novos empregos. Estes números mostram uma recuperação importante da economia, como a indústria de transformação onde foram abertas 10.859 oportunidades. O setor de serviços teve 2.104 novos empregos e a administração pública abriu 1.829 postos de emprego. Na contramão esteve o setor de comércio que confirmou o fechamento de 1.759 postos de trabalho.Fonte: Kênia Pacheco.

Unisul Campus Tubarão abraça os calouros em recepção repleta de emoção.

O Espaço Integrado de Artes (Bolha) da Unisul de Tubarão se abriu em um único abraço para receber os novos integrantes da família Unisul, os calouros, na quarta-feira, dia 15 de março. A acolhida contou com apresentações musicais, encenações teatrais e com três emocionantes histórias de superação que foram exibidas nos telões. A palavra emoção resume o que foi a recepção. Além de mostrar o que é a vida universitária, pelas múltiplas possibilidades que a instituição tem a oferecer, e incentivar os alunos a compreenderem o passo importante que estão dando rumo a concretização de cada sonho em particular, a Unisul, através do abraço, acolhe os alunos e oferece a potencialização do protagonismo individual. Assim, o acadêmico, enquanto sujeito nesse processo de formação, pode escolher ser o protagonista da própria história ao participar dos diferentes espaços, iniciativas de pesquisa e projetos que articulam a vida acadêmica com a vida comunitária. “O primeiro gesto que se quer externar aos estudantes é a gratidão, a gratidão por terem optado pela Unisul, mas também desejar uma excelente trajetória de vida acadêmica neste período que estarão na universidade”, ressalta o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt..  A Gerente de Ensino, 

Padaria, Panificadora e Lanchonete DIPRODAM - Para você, Só Delícias
Atendimento de Segunda à Sábado das 06h15 às 12h e das 14h às 20h em Vila Nova Alvorada - Divinéia e no centro da cidade, Rua Nereu Ramos, telefone 3255-0306. Direção dos irmãos Edir e Edinho Damázio.


Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, professora Elivete Cecília de Andrade, acredita que o objetivo da recepção aos calouros é mostrar a universidade e ao mesmo tempo dizer que a Unisul é dos alunos. “Eles podem aproveitá-la o máximo, explorar tudo o que puderem no tempo que nela permanecerem, porque a Unisul poderá solidificar um perfil e um projeto profissional, que depois será desdobrado no mercado de trabalho, onde será dada a continuidade”, destaca. O diretor do Campus Tubarão, professor Rafael Ávila Faraco, reforça. “O Campus Tubarão quer proporcionar com a recepção aos calouros é o engajamento, uma primeira experiência de aproximação para os alunos que estão chegando na universidade, e com isso, que essa experiência possa reverberar por todos os anos que eles passarão dentro da Unisul”. A caloura do curso de odontologia, Izabel Gomes da Silva, sempre teve o sonho de ser dentista, hoje ela está caminhando para a realização e concretização do próprio sonho. “Cada descoberta é realmente um aprendizado diferente. Confesso que ainda está sendo uma loucura, e vai ser até eu me acostumar com a rotina, mas pude ver que a recepção aos calouros, além de acolhedora, ajuda quem não conhece a universidade e permite que se esteja por dentro de tudo, sendo do nosso curso ou não”, afirma Izabel.


Santa Catarina sediará Assembleia de Lideres do G20 YEA no Brasil.

Evento será em novembro em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Empresário de Imbituba, integrante do ACIM Jovem, representou o Brasil na África do Sul. Com a proposta de fomentar o empreendedorismo jovem para além das fronteiras do Brasil, ampliar conhecimento sobre estratégias, negócios e experiências praticadas em outros países, promover networking, fortalecer a representatividade e apresentar as potencialidades brasileiras, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) tem desenvolvido e participado de missões internacionais. O Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina é sempre representado nesses momentos riquíssimos de aprendizado, gerando novas oportunidades para o estado. A primeira missão internacional de 2017 foi na África do Sul. 

A Assembleia de Líderes do G20 YEA (Aliança de Jovens Empreendedores do G20), aconteceu entre os dias 9 e 11 de março e, Antonio Carlos Guimaraes, Diretor de Assuntos Internacionais do Cejesc e Sherpa da Delegação Brasileira no G20 YEA, representou o Brasil no evento que teve a participação de aproximadamente 30 líderes de 15 dos 20 países membros da organização.  Segundo Antonio Carlos Guimaraes, a participação ativa da Conaje nos últimos anos no G20 YEA vem sendo fortemente elogiada pelos membros da Aliança. “Para eles é claro que o nosso movimento é muito forte no país, com representação em todas as regiões, grande número de participantes e um bom relacionamento com o governo e outras entidades empresariais”, ressaltou. 

Durante os dois dias de reuniões, foram definidas as últimas questões com relação à organização do G20 YEA 2017 Summit na Alemanha, bem como estratégias para fortalecimento da organização e reconhecimento do G20 YEA como parceiro institucional do G20 e do B20. Tratou-se também sobre um projeto do G20 YEA para a criação de um visto específico para empreendedores de start ups que permita a mobilidade de jovens empresários ao redor do mundo, facilitando o desenvolvimento de negócios no mundo globalizado. Este trabalho vem sendo desenvolvido pela Futurpreneur Canada, representante deste país no G20 YEA, obtendo avanços significativos com o governo canadense. Foi formado um grupo de trabalho para expandir este projeto para outros países membros da Aliança. 

Durante as reuniões, foi redigido e assinado por todos os membros um comunicado ao B7 (Grupo de Líderes Empresariais dos países membros do G7) sobre Eficiência Energética. Os membros do G20 YEA na Itália participarão de um seminário promovido por esta organização na Itália, país que preside o G7 neste ano, sobre Eficiência Energética e demonstrarão toda a preocupação dos jovens empreendedores ao redor do mundo com a relação à preservação dos recursos naturais e o impacto da mesma na sustentabilidade e crescimento da economia a médio e longo prazo. Paralelamente ao evento, foram realizadas diversas atividades com o envolvimento de jovens empreendedores e entidades locais, apresentando o ecossistema empreendedor da África do Sul à Aliança.

Assembleia de Líderes no Brasil

Durante o Congresso da Conaje de 2017, evento que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro em Balneário Camboriú (SC), acontecerá também uma Assembleia de Líderes do G20 YEA. O convite foi levado pelo representante brasileiro na África do Sul, Antonio Carlos Guimaraes. “O grande obstáculo que tínhamos era a inclusão de mais uma Assembleia de Líderes ainda no ano de 2017, gerando a necessidade de mais uma viagem internacional e despesas adicionais a todos os membros da organização. Porém, após muitas discussões, ficou decidido por ampla maioria pela realização da Assembleia de Lideres do G20 YEA no Brasil em novembro. 

O maior intervalo que teremos entre os Summits da Alemanha (2017) e Argentina (2018), de 15 meses, e o engajamento do Brasil foram fatores preponderantes no convencimento de todos”, destaca Antonio, completando que, com esta definição é preciso trabalhar fortemente na organização do evento no Brasil. “Precisamos que a Assembleia de Lideres do G20 YEAseja extremamente proveitosa para todos os participantes, proporcionando contatos com empreendedores de alto nível, representantes do alto escalão do governo e membros da Conaje.Precisamos mostrar mais uma vez a força da Conaje, compondo uma delegação expressiva - tanto em quantidade como em qualidade - para participar do G20 YEA Summit na Alemanha”, finaliza o diretor de Assuntos Internacionais do Cejesc e coordenador do G20 YEA no Brasil, Antonio Carlos Guimaraes. Fonte: Emanuelle Querino Alves de Aviz.






























Administrador do Terminal Pesqueiro de Laguna participou da Sessão Ordinária na Câmara de Laguna
“Estamos trabalhando para fazer o Porto funcionar efetivamente...” Evandro Almeida – Administrador Terminal Pesqueiro de Laguna. Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (15), presidida pelo vereador Cleosmar  Fernandes,  os parlamentares lagunsenses estiveram reunidos para discutir projetos em tramitação e ouvir a manifestação do administrador do Terminal Pesqueiro Público de Laguna, Evandro Almeida, sobre a situação da pesca profissional na cidade.  O convite foi feito pelo vereador Antonio Laureano, e aprovado em plenário. Almeida iniciou sua fala ressaltando as dificuldades que encontrou quando chegou ao Terminal Pesqueiro. “Tivemos um papel muito importante na relação entre a Codesp e os armadores, para que houvesse entendimento da proposta da Companhia” disse. O setor pesqueiro é responsável por quase 38% da economia da cidade Laguna. Segundo Evandro Almeida, pelo menos 70 (setenta) famílias estão empregadas diretamente ao Terminal Pesqueiro. As despesas giram em torno de R$ 450mil, mensais. 

“Estamos trabalhando para fazer o porto funcionar efetivamente, para isso vamos ter um investimento de aproximadamente R$ 800mil para a reforma da fábrica de gelo. Mas não será uma simples reforma” destacou Almeida. O administrador comentou que é formado em Administração, mas que simples ações foram feitas e que surtiram efeitos. “Tem coisas que conseguimos na parceria”. Evandro afirmou que os compromissos assumidos pelo presidente da Codesp. O Terminal Pesqueiro de Laguna, ainda não está ligado a nenhum ministério. Os investimentos no já ultrapassam R$ 26milhões, porém o Ministério do Transportes tem orçamento, mas não tem interesse no Terminal. Já o Ministério da Agricultura tem interesse no Terminal, mas não tem orçamento. “Vamos aguardar num ajuste desta situação nos próximos dias”, comentou Almeida. Evandro Almeida ouviu a manifestação dos vereadores; Antonio Laureano, Kleber Lopes, Peterson Crippa, Rodrigo Moraes e Osmar Vieira.  Fonte: Sidnei.

Loalwa Braz é enterrada no ES e amigos cantam 'Chorando se foi'.

Parentes e amigos prestaram última homenagem à vocalista do Kaoma. Loalwa foi encontrada morta dentro de um carro incendiado em janeiro. O corpo de Loalwa Braz, vocalista do grupo de lambada Kaoma, foi sepultado na tarde desta quinta-feira (16) no Cemitério Jardim da Paz, na Serra. Familiares e amigos da cantora foram ao local para fazer uma última despedida, e a homenagearam cantando "Chorando se foi". Loalwa foi encontrada dentro de um carro incendiado em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, em 19 de janeiro. Entretanto, o corpo só foi liberado pelo IML na manhã de terça-feira (14), 54 dias após a morte da cantora. A informação foi confirmada por Walter Braz, irmão de Loalwa. 

No sepultamento, parentes e amigos lembraram que Loalwa tinha uma alegria contagiante e que foi uma perda muito grande para o mundo da música e também pra todos que a admiravam. Burocracia O irmão Walter explicou o motivo de esperar mais dois dias para o sepultamento, após a longa demora pela liberação do corpo pelo IML. “Ainda teve burocracia em Saquarema e tive que negociar com o cemitério o momento do sepultamento. E, também, para poder avisar pessoas que virão de fora. Então decidimos por deixar intervalo para dar tempo de pessoal se preparar”, explicou Walter. Relembre o caso O corpo de Loalwa Braz  , do grupo Kaoma, foi encontrado carbonizado dentro de um carro na cidade de Saquarema no dia 19 de janeiro. Três suspeitos foram presos e encaminhados no dia seguinte para o Complexo Penitenciário de Gericinó, localizado no bairro de Bangu, na Zona Oeste do Rio. O resultado do exame de DNA de Loalwa Braz  – necessário para a identificação da vítima – foi concluído no dia 22 de fevereiro, após uma longa espera para o início de sua realização. Fonte: Naiara Arpini G1 ES


Carlos Camargo assume os esportes aquáticos de SC


Em Santa Catarina, a natação atravessou diversos desafios até conquistar suas primeiras medalhas olímpica e mundial com Fernando Sherer. Mais conhecido como Xuxa, o nadador era treinado pelo professor da Unisul, Carlos Camargo, empossado como o novo presidente da Federação Aquática de Santa Catarina (FASC). A Federação foi fundada em 22 de fevereiro de 1978, sob a nomenclatura Federação de Natação de Santa Catarina, para em 2 de março de 1990, tornar-se FASC. Desde 2008, a sede da entidade é no Complexo Aquático da Unisul, na Unidade Pedra Branca.  “A Fasc sempre foi parceira da universidade e continuará sendo”, projeta Carlão. A Unisul não só abriu o espaço para a sede da Federação estadual, ela também apoia atletas universitários de alto rendimento que disputaram Jogos Olímpicos e conquistaram títulos mundiais, sulamericanos, brasileiros, regionais e estaduais. 

Sindilojas - Aqui a sua voz ganha força! A serviço do empregador.

“Além dos eventos do nosso calendário, procuraremos aumentar nossa ligação com projetos científicos da Unisul e estágios profissionais”, garante o presidente da FASC. O professor Carlos Camargo (Carlão) coordena, aliado a equipe de gestão do Complexo Aquático, projetos sociais que atendem gratuitamente crianças de áreas de baixa renda de São José e Palhoça. As crianças das redes públicas são atendidas com a prática de natação e saltos ornamentais. “A própria cessão do espaço da Unisul, da qual a FASC é beneficiária, nos aproxima e isto é apenas uma das muitas proximidades que temos em conjunto. Nosso objetivo é apoiar a formação dos alunos desta universidade que tanto nos apoia e contribuir para o crescimento dos esportes aquáticos no Estado”, afirma. A FASC promove a natação, as maratonas aquáticas, os saltos ornamentais, o polo-aquático e o nado sincronizado. “Queremos proporcionar aos clubes as condições de participação em nossos campeonatos e torneios neste momento de expectativa pós-olímpica, em que as tradicionais fontes de recursos esportivos estão escassos”, finaliza Carlão. No Calendário de 2017 estão previstas seis competições da FASC no Complexo Aquático da Unisul. Também estão previstos eventos acadêmicos e promocionais articulados entre a coordenação do curso de Educação Física, Complexo Aquático e FASC.

Malhas Ferju a campeã da boa compra em Imbituba SC.

Malhas Ferju - A campeã da boa compra com 12.000 m² de ofertas. 100% climatizada Promoções que cabem no seu bolso com diversos produtos nas linhas de vestuário, calçados, decorações, tapetes, moda íntima e artigos de cama, mesa e banho. BR 101, Km282 – Nova Brasília Imbituba/SC. Atendimento das 8h às 20h e de dezembro a fevereiro até às 22h. Tel: (48) 3255-7186.


Vá até a Loja Taréco Automóveis, na Avenida Brasil e Rua Três de Outubro, em Imbituba, conhecer a novidade da Hyundai, o CRETA e aproveitar para fazer um test drive. Ele pode ser seu. Telefone 3255-1010.

0 comentários: