Coluna Eletrônica do Gervázio Plácido 13.12

Imbitubense coordenador Regional da Defesa Civil da Anrec recebe moção de aplausos

Coordenador da Defesa Civil da região de Criciúma, o imbitubense Rosinei da Silveiera, o Nei, foi homenageado nesta terça-feira dia 13, pela Câmara de Vereadores de Nova Veneza, no sul do Estado com a “Moção de Aplausos” em agradecimento pelos serviços prestados ao município de Nova Veneza. Ao receber a moção, Nei agradeceu  a cada um dos servidores  da SDC, por proporcionarem  as condições de trabalho desta Coordenaria Regional de Defesa Civil em Criciúma, com abrangência em todas as cidades da região da Anrec. O Coordenador Regional agradeceu igualmente os vereadores daquele município, que tão gentilmente lhe outorgaram tão significante honraria. Me sinto lisonjeado com tal distinção, disse Nei da Silveira.


Moção Aplausos.

Coordenador Regional da Defesa Civil da Região de Criciúma, Rosinei da Silveira, o Nei, natural de Imbituba, filho de Cãndida e Bonifácio da Silveira, (na foto) com a sogra Pretta Plácido e a esposa Andressa, no interior da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, antes de receber a honrosa "Moção  Aplausos", pelos relevantes serviços prestados aquele município e região.

Bate-boca entre Moro e defesa de Lula causa polêmica no Judiciário

Um bate-boca na sala de audiências extrapolou os autos do processo e transformou-se em polêmica. De um lado, defensores do juiz Sergio Moro dizem que advogados tentam tirá-lo do sério para arranhar sua imagem. De outro, seus detratores o acusam de ter comportamento inapropriado para um magistrado, agindo como parte no processo da Lava-Jato. 

Debate e desentendimento agita política (turma do Lula) e judiciário (Sérgio Moro).


O episódio que desencadeou o debate foi o desentendimento entre Moro e o advogado Juarez Cirino dos Santos, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira. A defesa protestou contra questionamento do procurador Paulo Roberto Galvão de Carvalho a Mariuza Aparecida da Silva Marques, engenheira da OAS que trabalhou no triplex cuja propriedade o Ministério Público Federal atribui a Lula. Carvalho perguntou a Mariuza se, em visita ao apartamento, a ex-primeira-dama Marisa Letícia foi tratada como compradora ou dona. Moro rejeitou as intervenções da defesa de Lula. Santos voltou a protestar. O juiz disse que o advogado estava sendo inconveniente, e gritou "o senhor respeite o juízo". Santos respondeu que Moro atuava como "acusador principal" e não o respeitava como defensor. 


Para o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Roberto Veloso, "essa tentativa (da defesa) demonstra a ausência de argumentos para desconstituir as provas juntadas nos autos pelo Ministério Público". A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que ainda não iria se pronunciar. Até o final da tarde desta terça-feira, Santos não havia procurado a entidade. Ex-presidente da OAB-RS, o advogado Nereu Lima criticou o comportamento de Moro: — O juiz deve ser o mais imparcial possível e tolerante. Professor de Direito Constitucional na UFRGS e na Escola Superior do Ministério Público, Eduardo Carrion disse que "o momento é de tensão política, e contamina, às vezes, a atividade judicial":O juiz conduz o procedimento, mas devem ser assegurados todos os meios necessários para a defesa. Fonte: Léo Gerchmann. Foto: Pedro de Oliveira / ALEP

Emenda que exige garantia para repasse de convênio entra em votação amanhã 

O projeto de lei nº 0373.5/2016, que é uma emenda à lei nº 13.334, de 2005, de autoria do deputado estadual Valmir Comin deve ser votado nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Matéria foi aprovada em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizada nesta terça-feira (13). Essa é a lei que institui o Fundosocial, destinado a financiar programas de apoio a inclusão e promoção social. A modificação será aplicada ao artigo 2º, inciso 3º, que trata do encaminhamento do superávit financeiro deste fundo, devolvido ao fim de cada exercício, ao Tesouro Estadual. Esta emenda garante que estes recursos devolvidos ao Tesouro sejam utilizados para atender a demanda de convênios vigentes no referido ano, desde que os mesmos estejam assinados e publicados.

Imbituba recebe nova ambulância para os tratamentos fora de domicílio

Veículo foi entregue pela secretaria de Saúde do Estado para suprir a demanda do município. A Prefeitura Municipal de Imbituba recebeu, na última quarta-feira (7), uma ambulância nova para os pacientes que realizam tratamento fora da cidade, usuários do Tratamento Fora de Domicílio – TFD. O veículo no valor de R$ 138 mil será utilizado para possibilitar a realização de exames, consultas e procedimentos de saúde previstos no programa de Modernização do Acesso na Rede Ambulatorial e Hospitalar. A ambulância foi entregue pela Secretaria de Estado de Saúde em uma solenidade oficial realizada na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), em Florianópolis, com a presença do vice-prefeito Elísio Sgrott, da secretária de Saúde, Maria Martins dos Passos e da enfermeira Verônica Valentim da Silva. 


O carro é um Renault modelo Master Euro Amb 2017, viabilizado por meio de um termo de cessão de uso permanente entre a secretaria de Estado de Saúde e o município de Imbituba, com recursos do Fundo Estadual de Saúde. “Só temos a agradecer neste momento ao deputado José Milton Scheffer e ao governo do Estado por terem atendido à nossa solicitação. Junto com a van que já recebemos vamos conseguir ter mais eficiência no tratamento dos pacientes e continuar ajudando a salvar vidas”, afirma Elísio. Para a secretária de Saúde, Maria Martins, esta é uma conquista importante diante do cenário de atraso nos repasses para vários municípios. “Temos uma demanda muito grande de atendimentos fora da cidade. São pessoas que precisam de consultas especializadas, quimioterapia e outros procedimentos mais complexos que não estão disponíveis em Imbituba. Agora contamos com três ambulâncias e mais quatro carros para dar o suporte necessário a esses pacientes”, comemora. Fonte: Lorraine Amorim Corrêa.

Programa Vem Ser promove empoderamento de crianças e adolescentes.
São realizadas oficinas socioeducativas como dança, atletismo e artes marciais. Atividades ocorrem no contra turno escolar e contam com mais de 100 atendimentos. Uma maneira de prevenir a violação de direitos e resgatar a autoestima das crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O Programa Vem Ser do Governo de Imbituba tem apenas dois anos e já está obtendo bons resultados em todo o município. Realizado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda - Seast, em parceria com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Votorantim Cimentos, o programa oferece diversas atividades no contra turno escolar de maneira gratuita. Na última semana, o programa realizou um encontro com representantes da gestão municipal e da incentivadora Votorantim para compartilhar seus resultados ao longo do ano. O que começou com 35 atendimentos em 2014 hoje conta com mais de 100 crianças e adolescentes participando das oficinas de dança, artes marciais, artesanato, xadrez e atletismo. “O nosso objetivo é impactar a vida desses jovens através do esporte e da arte. Queremos motivá-los a modificar a própria realidade e empoderar as famílias para reverter ou prevenir as situações de conflito”, explica a gerente do projeto, 



Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.

Marivone Mendonça. O programa atende crianças e adolescentes em conflito com a lei ou que sofreram algum tipo de violação de direitos, e oferece também um curso de corte e costura para familiares e mulheres da comunidade, buscando gerar renda e fortalecer os vínculos entre os jovens e as famílias. O Vem Ser é um dos primeiros programas do município a realizar terapia psicológica individual. “A iniciativa ainda é nova, mas já percebemos mudanças, conseguimos diminuir a evasão escolar e auxiliar alguns jovens com dificuldades de aprendizagem, por exemplo. Normalmente eles não querem parar com as aulas”, comenta Marivone. Durante a apresentação dos resultados, a equipe do programa destacou o investimento dos apoiadores na sistematização do atendimento, qualificando o serviço e gerando relatórios de desempenho. A casa também venceu uma gincana lançada pela Votorantim e ganhou a reestruturação do espaço. “A equipe do Vem Ser tem um trabalho muito nobre, que é lidar com a violação de direitos, e tem feito isso com maestria. A receita para esse sucesso é muito amor e dedicação. Estamos felizes por poder ajudá-los a chegar mais longe”, afirma o gerente da unidade de Imbituba, Daniel Gomes. Através do Fundo para a Infância e Adolescência, a empresa direciona parte dos seus impostos para projetos sociais do município. Graças ao trabalho em conjunto com o Governo, o projeto já trabalha a ideia de oferecer oficina de música e criar um evento itinerante. “Estamos abrindo o leque para que outras empresas se interessem em ajudar nossos projetos sociais. Graças a esse monitoramento aprendemos a captar recursos e mais, a aplicá-los da forma correta. Prova disso é a baixa reincidência dos nossos atendimentos em conflitos”, ressalta a secretária interina da Seast, Viviane Marques Bezerra. O Programa Vem Ser atende prioritariamente crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, mas disponibiliza 10 vagas para a comunidade em geral. Mais informações no telefone: (48) 3255-5136.
Fonte: Lorraine Amorim Corrêa

O Fascínio do Piano, com Pedro Dominguez! 

Única apresentação no Teatro Elias Angeloni.
Em comemoração aos 50 anos dedicados ao viver artístico, o pianista Pedro Dominguez fará única apresentação do recital ‘O Fascínio do Piano’, no Teatro Elias Angeloni, na sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 20h. Os ingressos estão à venda no Teatro pelo valor de R$ 15,00 reais. Estudantes e idosos pagam meia, conforme legislação. O pianista já se apresentou na Alemanha, Inglaterra, França e em diversas cidades brasileiras. ‘O Fascínio do Piano’ traz clássicos de Beethoven, Schumman, Chopin, Liezt, Debussy, entre outros. Pedro Dominguez é um pianista uruguaio, naturalizado brasileiro, formado em música/piano em Paris, e carrega na bagagem mais de 50 anos de estudos musicais na Europa. A história da paixão pela música e pelo instrumento ao qual consagrou a vida, o piano, fez com que saísse pelo mundo, na busca dos sonhos e ideais. Foi professor na Alemanha, Curitiba e, na década de 80, residiu em Blumenau, onde integrou o quadro de professores do departamento de piano da escola de música e teatro da cidade. Atualmente reside em Tubarão e apresenta o programa Momentos ao Piano com Pedro Dominguez, na Unisul TV. “Nasci cerca de 600 metros de Santana do Livramento, e estou há 30 anos no Brasil. Fui com 22 anos para a França e quando batia saudades, escutava música brasileira. Sinto-me orgulhoso de ter a cidadania brasileira. Tenho o coração brasileiro e sinto ele vibrar quando toco MPB”, diz o pianista. Fonte:  Gestão de Comunicação.


Calçamento da Rua Presalino Pires, em frente a Lagoa da Bomba foi iniciada nesta terça 13. 

Engenheiro Jarlex Teixeira, responsável pela obra, com o empreiteiro Vânio, definindo os trâmites do calçamento da Rua Presalino Pires, em frente a Lagoa da Bomba no Paes Leme em Imbituba, uma obra esperada desde 1984 (34 anos) e que está saindo agora através da dedicação e do esforço do vereador Humberto Carlos Santos (PMDB), que foi incansável junto ao prefeito Jaison Cardoso de Souza (PSDB), que tudo fez para dar esse presente aos moradores desta rua. Como foi muito bem definido pelo vereador Humberto, é um presente de Natal, com certeza. Aos envolvidos na obra, engenheiro Siduro, autor do projeto, operador da máquina niveladora e funcionários da empresa do Vãnio, o nosso muito obrigado. 






0 comentários: