Coluna Eletrônica de Gervázio Plácido 23.12

Movimentação de cargas no porto de Imbituba tem novo recorde e boas perspectivas para 2017.

Um ano de resultados positivos e consolidação do crescimento. Assim o diretor administrativo do Porto de Imbituba, Marcelo Vargas Schlichting, avalia 2016. E não é para menos. Apesar de a palavra crise ter sido insistentemente repetida ao longo do ano, o porto teve incremento de 37% em toneladas de cargas movimentadas. “De fato foi um ano de crescimento para o porto, principalmente em função da consolidação das cargas de granéis agrícolas, de diferentes mercados, como Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, e de dentro do Estado também”, ressalta. Em 2016, foram movimentadas 4.707.080 toneladas no Porto de Imbituba, número que foi de 3.434.285 em 2015, 3.364.439 em 2014 e 2.492.026 em 2013. “Tivemos um ano de recorde histórico do porto, sendo que nunca antes houve esse nível de movimentação e carga”, comemora Marcelo. Para 2017, a intenção é crescer em média 15% a 20%, e para garantir esse crescimento Marcelo afirma que uma das apostas é a retomada do crescimento no país e da produção das lavouras de soja, mas para aproveitar esse potencial os investimentos na estrutura do porto são substanciais. 

Investimentos - Um dos investimentos é o acesso norte, que vai melhorar a entrada e acesso ao porto, e está sendo feito, assim como o melhoramento do acesso marítimo e a duplicação do número de balanças e ampliação da armazenagem. “Nesta última foram investidos R$ 200 milhões, provenientes da iniciativa privada, o que por si só demonstra a consolidação do porto”, destaca o diretor administrativo. Marcelo salienta que estão projetados outros investimentos para os próximos anos, como a mecanização do carregamento agrícola, que deve ser feita por esteira. “É um investimento de cerca de R$ 100 milhões, e ainda estamos definindo onde buscar os recursos”, aponta.

Laguna: parecer sobre contas não foi votado

Uma sessão extraordinária deveria ter sido realizada ontem na Câmara de Vereadores de Laguna, para votar as contas do primeiro ano da gestão do governo de Everaldo dos Santos. Por falta de quórum de deliberação, porém, a sessão foi finalizada sem a votação.Os vereadores Andrey Pestana de Farias, Kleber Kek, Orlando Rodrigues, Rodrigo Luz de Moraes, Thiago Alcides Duarte e Vilson Elias Vieira compareceram à sessão, mas são necessários sete edis para a votação, que não ocorreu. “Agora a votação de todas as contas do governo do prefeito Everaldo deve ficar para a próxima legislatura”, comenta Andrey Pestana de Farias. A sessão foi comunicada pelo presidente da Câmara, Roberto Alves, na última sessão ordinária do mês. O próprio presidente não esteve presente. Segundo Andrey, os vereadores não apresentaram justificativas para as faltas. “O parecer do Tribunal de Contas foi de aprovar as contas com restrições. Esse parecer foi para a Comissão de Finanças da Câmara, que pediu explicações e documentos ao prefeito, que não respondeu, logo a comissão deu um parecer contrário à aprovação, e este é que seria votado ontem”, explica Andrey. A sessão extraordinária não gera custos de pagamento extra para funcionários e vereadores.

Temer afirma que recorre ao Supremo se for cassado

Ao fazer um balanço dos sete meses de gestão, o presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira, 22, que não cogita renunciar ao cargo e que vai recorrer até ao Supremo Tribunal Federal caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida pela cassação da chapa Dilma-Temer. Mesmo sem ter sido questionado sobre uma possível renúncia, Temer disse que "não tem pensado" nisso. Durante o café da manhã com jornalistas no Palácio da Alvorada, o presidente foi perguntado sobre uma eventual cassação da chapa reeleita em 2014 e sobre possíveis impactos das investigações da Operação Lava Jato no mandato presidencial. Em relação ao julgamento da ação que analisa se houve abuso de poder econômico na eleição presidencial de 2014, Temer disse que, caso o TSE decida pela cassação, "haverá recursos e mais recursos", também ao Supremo. Temer negou também que o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, vá deixar o governo. Ontem, a Coluna do Estadão informou que Padilha pediu ao lobista Lúcio Funaro a entrega de dinheiro no escritório do ex-assessor da Presidência José Yunes. Funaro teria entregue a Yunes dinheiro em espécie repassado pela Odebrecht, empresa alvo das investigação da Lava Jato. "Não tirarei o chefe da Casa Civil. Não haverá mudança."

Além de negar mudanças no núcleo duro do governo, o presidente também afirmou que, "no momento", não pensa em realizar uma reforma ministerial no início do próximo ano. Ao lado dos ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo de Oliveira (Planejamento), o presidente minimizou a baixa popularidade e comentou a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - que comparou o atual governo a uma "pinguela". Temer disse que, quando criança, "nunca caiu de uma". A seguir os principais trechos da entrevista: TSE/delação/renúncia "Em havendo uma decisão (a favor da cassação) haverá recursos e mais recursos, não só no TSE, mas no Supremo Tribunal Federal. Mas no dia que o Judiciário tiver uma decisão definitiva, eu serei obediente a ela... Segundo ponto, o fato de delatores terem mencionados nomes, digo com muita frequência que no Brasil se formou a seguinte convicção: se um delator mencionou o nome de alguém, ele [O ACUSADO]está definitivamente condenado... Agora você me pergunta se eu vou renunciar? Eu confesso que não tenho pensado nisso."Reforma ministerial "Não tirarei o chefe da Casa Civil. Na verdade, ele continua firme e forte a frente da Casa Civil. Hoje (ontem) verifiquei uma notícia de que ele seria substituído por uma outra figura também exponencial, mas não haverá mudança nenhuma. Sobre esse outro tópico de que haverá mudança ou não (reforma ministerial) isso, naturalmente não sei o que vai acontecer lá para frente, mas não cogito. Não há nenhuma intenção neste momento de fazer qualquer alteração ministerial." Vazamentos "Quando mandei a carta para o procurador-geral não me insurgi contra a Lava Jato. Me insurgir contra a história, se tem 78, 80, 90 delações, não pode soltar uma por semana. Digo que isso prejudica realmente, cria um clima de instabilidade. Se for possível, acelere essas delações de modo que elas possam logo ser remitidas ao Supremo Tribunal Federal, ao juízo competente. Se nessas delações pessoas forem citadas, cada uma delas saberá como justificar, como se defender." Pinguela "Quando eu era menino, eu sou do interior do Estado de São Paulo, cidade pequena, havia um riacho e eu e alguns colegas brincávamos muito colocando uma pinguela para atravessar exatamente esse riacho... sabe que nunca caí, embora fosse uma pinguela. Quando ouço essa expressão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é porque se percebe que há muitas amarguras, paixões. No fundo quando o ex-presidente menciona, ele menciona que é um pinguela, mas precisamos sustentar."

Restaurante e Pizzaria Marcão, Avenida Beira Mar na Praia da Vila em Imbituba espera por você com saborosas pizzas e cardápio especial até às 24 horas diariamente e com música ao vivo nas sextas-feiras e sábado. A direção é de Antônio Clésio Costa. Telefone 3255-0064.

Erros "Acho que eu tenho muitos erros, muitos acertos, como é natural num governo. Agora, eu quero repetir aqui a frase do presidente Juscelino: eu não tenho compromisso com o erro. Quando eu percebo que erro, eu logo conserto. É interessante quando você erra, as pessoas acham que você não pode recuar. E daí vem 'Temer recua'... não me incomodo."Popularidade. "Não abro mão da popularidade. Dizem que há impopularidade. Isso me incomoda? Digamos assim, é desagradável. Mas não me incomoda para governar. Para governar, alguém até disse, há poucos dias: 'Olha, a popularidade é uma jaula. Aproveite a impopularidade para fazer aquilo que o Brasil precisa'. E é o que estou fazendo. 

Lá na frente haverá reconhecimento. A verdade virá." Desembarque do PSB "O interessante é que embora haja manifestações de que devem sair, isso nunca chegou a mim. E nas votações do Congresso, ressalvada essa última (da renegociação da dívida dos Estados), o PSB deu um número muito significativo de votos. Ou seja, quando alguns líderes se manifestam não sei se tem repercussões dentro da bancada." FGTS "Isso (o saque de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) vai permitir que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores possam sacar o saldo de suas contas do FGTS. Os trabalhadores alcançados são aqueles que possuem contas no FGTS inativas até 31/12/2015 (...) Há restrições para o saque do saldo dessas contas (...) Nós estamos flexibilizando essa exigência. Porque o momento que nós vivemos na economia demanda a adoção de medidas que permitam, ainda que de forma parcial, uma recomposição da renda do trabalhador (...) Portanto, é uma injeção de recursos que vai mobilizar, movimentar a economia. E equivale, também pelos cálculos do Planejamento, a cerca de 0,5% do PIB." As informações são do jornal O Estado de São Paulo. 

O verdadeiro sentido do Natal

Dia 25 de dezembro, dia de Natal, nascimento de Jesus Cristo. Dia em que todos se confraternizam, e são oferecidos presentes entre familiares e amigos, além de serem preparadas ceias com variados e apetitosos quitutes. Os mais abastados procuram objetos e os compram e, com satisfação e alegria, afagam parentes e conhecidos com mimos valiosos. Os mais pobres, porém, com muito sacrifício e tristeza, pouco têm em suas mesas. Às vezes nem mesmo o mais barato dos presentes podem comprar para oferecer aos seus filhos. Algumas pessoas, com gesto magnânimo, promovem doações de gêneros alimentícios, de peças de vestuário e até de brinquedos para os menos favorecidos, pessoalmente, ou através de instituições religiosas de diferentes credos, que promovem essa distribuição. Contudo, o verdadeiro espírito de Natal deveria perdurar durante todos os 365 dias de cada ano, fazendo com que a solidariedade, o carinho e o amor ao próximo viessem a se tornar a tônica da existência humana. E não somente no dia 25 de dezembro. Como seria bom se os mais aquinhoados pela sorte e pela vida distribuíssem o excesso de suas mesas para aqueles que nada têm para comer. Como seria bom, se não existissem moradores de rua, que se abrigam sob pontes e marquises, expostos ao tempo, e passando frio, fome e sede, entregues à própria sorte, à mercê da caridade pública ou em busca de restos de comida encontrados muitas das vezes em latões de lixo. Como seria bom, enfim, se todas as pessoas tivessem oportunidade de trabalho e condições que permitissem se alimentar condignamente todos os dias, e não somente através de doações recebidas. Poucos se lembram no dia de Natal daqueles que estão abandonados em hospitais, orfanatos e asilos. O calor humano representado por uma simples visita a uma dessas pessoas, com um gesto de carinho e uma palavra amiga vale mais do que qualquer presente material que porventura venha a ser dado. Quantos velhinhos e crianças internados, muitas esquecidos, gostariam de passar uma noite de Natal verdadeiramente em um lar?  Embora sendo minoria existem famílias que através de um elevado gesto de nobreza e de bondade recebem crianças órfãs em suas residências, proporcionando a elas uma noite alegre e um  pouco de felicidade. Independentemente de qual seja a crença religiosa de cada um, todos deveriam lembrar-se na noite de Natal da figura de Jesus, que, em verdade, é o importante aniversariante do dia, e assim, elevar seu pensamento para uma reflexão, recordando sua figura humilde, bondosa e, assim, espelhando-se nela, promover a caridade”. Fonte: Correio Carioca.

Aos nossos familiares, amigos, patrocinadores e leitores da Coluna Eletrônica do Gervázio Plácido, os sinceros votos de um Feliz Natal e que o Menino Deus traga alegria e paz em cada coração. nossa homenagem é com a cantora Simone, Então é Natal.




Gol

Flex MSI 1.6

Ano: 2017 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ Consulte-nos

Corsa Hatch

Gasolina MPFI

Ano: 2000 / Cor: Branca / Portas: 2
R$ 9.800,00

Golf

Gasolina 1.6

Ano: 2001 / Cor: / Portas: 4
R$ 16.900,00

Saveiro

Diesel CL diesel

Ano: 1989 / Cor: Branca / Portas: 2
R$ 12.500,00

Sentra

Flex S 2.0

Ano: 2017 / Cor: Cinza / Portas: 4
R$ Consulte-nos

C3

Gasolina EXCL 1.6

Ano: 2005 / Cor: / Portas: 4
R$ 19.500,00

Brava

Gasolina SX 2.0

Ano: 2002 / Cor: / Portas: 4
R$ 13.500,00

Fiesta Hatch

Gasolina Street 1.0

Ano: 2002 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 11.800,00

Astra Hatch

Gasolina GSI 2.0

Ano: 2004 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ 22.500,00

Cobalt

Flex LTZ 1.8

Ano: 2013 / Cor: Branca / Portas: 5
R$ 34.800,00

C4

Flex Pallas 2.0 aut

Ano: 2009 / Cor: Preta / Portas: 5
R$ 31.000,00

Classic LS

Flex Básico

Ano: 2012 / Cor: Branca / Portas: 5
R$ 22.500,00

Corsa Sedan

Gasolina 1.6

Ano: 2006 / Cor: Branca / Portas: 5
R$ 10.800,00

Fiesta

Gasolina 1.0

Ano: 2002 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ 9.800,00

Ecosport

Flex Titanium 1.6

Ano: 2014 / Cor: Vermelha / Portas: 5
R$ 56.500,00





















0 comentários: