Coluna Eletrônica de Gervázio Plácido 25.07

Christiano Lopes de Oliveira e Rui Geraldo Rodrigues foram recebidos pelo governador Colombo.
O Governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, e o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Gelson Merísio, receberam os pré-candidatos à Prefeitura de Imbituba, Christiano Lopes de Oliveira (PSD) e Rui Geraldo Rodrigues (PSDB), em um encontro na capital do Estado. As maiores autoridades políticas do Estado de Santa Catarina prestaram algumas orientações sobre as eleições desse ano e declararam seu apoio ao gesto de humildade união e grandeza praticados pelos líderes locais em favor da cidade. 


Codesp quer transformar Terminal Pesqueiro de Laguna em referência nacional.


A última semana do mês de julho será marcada com a assinatura de um convênio entre a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a Prefeitura Municipal de Laguna. O acordo libera a utilização da Casa-Sede, no Terminal Pesqueiro de Laguna, pertencente a União, para o Município, sem custos. A assinatura do convênio será efetuada na manhã desta quarta-feira, dia 27, às 9h30min. A Codesp, por meio de um plano de ações, pretende também, tornar viável que o Terminal Pesqueiro de Laguna torne-se uma referência nacional. Será a primeira vez que a diretoria do porto de Santos reúne-se no município. Na sequência da assinatura do documento, será realizada uma coletiva de imprensa. “A intenção é revolucionar o espaço do nosso terminal, hoje com uma área de aproximadamente 9 mil m². Queremos trazer empresas e indústrias do ramo pesqueiro, além de um estaleiro adequado para esse terminal, que tem as condições propícias”, adianta o administrador do Terminal, José Fritsch, “essa reforma na estrutura vai ao encontro com as intenções do presidente da Codesp, Alex Botelho Oliva”, completa Fritsch.​

Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.

Evangelho do dia – Pão da vida! Segunda-feira, 25 de julho de 2016 - São Tiago, Apóstolo
Mateus 20,20-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
20 Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21 Jesus perguntou: “O que tu queres?”Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 2 2Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23 Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25 Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26 Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27 quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28 Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão - Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Jesus está querendo dizer precisamente isso: servir é a essência da vida. Ele mesmo é o grande exemplo. Quando uma pessoa chega ao alcance desta verdade maior, a vida toma um rumo totalmente diferente. Servir é prazeroso. Enche o coração de alegria. Servir dá um sentido maior ao existir humano. Servir nos dá a capacidade de sermos grandes. Quanto mais servimos, mais importante nos tornamos. O verdadeiro líder sabe que servir é muito superior ao ser servido. Infelizmente, há quem abusa da autoridade para ser servido. Há quem sofre de uma doença grave chamada vantagens pessoais. Também na Igreja tem gente assim. É desastroso. Caráter não é papel de embrulho, é conteúdo. Colocar a vida a serviço não é buscar vantagens pessoais, muito pelo contrário, é colocar ao bem de todos os muitos dons recebidos, gratuitamente, de Deus.
Oração - Senhor Jesus, Mestre do poder serviço, ensina-me a servir. Ajuda-me a entender que o verdadeiro discípulo não é aquele que age em beneficio próprio, mas, aquele que serve, aceitando sobre si a Tua santa vontade. Faze-me entender que minha maior alegria e realização consistem exatamente em colocar a disposição de todos os muitos dons que me concedeste. Derrama sobre mim os dons do Espírito Santo. Assim serei capaz de pedir coisas que me tornarão apto a alcançar a salvação eterna. Peço-Te, Jesus, a graça de ser cada dia melhor na arte de Te amar na pessoa de meus semelhantes. Peço-Te a bênção da saúde física, moral, espiritual e psíquica. Peço-Te a bênção da harmonia na família, no trabalho e com os vizinhos. Mas, sobretudo, derrama sobre mim a bênção da capacidade de gastar a vida para a realização das pessoas que convivem comigo. Amém.
Bênção - Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Padre Renato dos Santos - SDB
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16.



Pesca artesanal com auxílio dos botos é tema de documentário e livro

Foram semanas de gravações com vento, chuva, sol, muitos botos e outras tantas histórias. Adolescentes de comunidades pesqueiras de Laguna, seus pais e avós são os personagens do audiovisual desenvolvido a partir do projeto “Educar, documentar e valorizar para preservar – Pesca Artesanal com auxílio dos Botos em Laguna”. O lançamento será na quarta-feira, dia 27, às 18h30min, no Cine Mussi, dentro da programação da 35ª Semana Cultural. 
"O evento será dias após Laguna ser nomeada oficialmente como Capital Nacional dos Botos. Teremos um material educativo para contribuir, ainda mais, com a valorização do nosso patrimônio", declarou o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Norton Araújo Mattos. Na quarta-feira, dia 20 de julho, aconteceu em Brasília a assinatura do projeto de lei, organizado pelo deputado federal Esperidião Amin (PP), no gabinete do presidente interino Michel Temer (PMDB), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, participou da solenidade e entregou um quadro e um caneco, produzido por artesões lagunenses ao presidente. "É uma forma de agradecer o companheiro de partido e meu amigo pessoal Michel Temer, por apoiar e assinar esse documento que valoriza ainda mais a nossa amada Laguna. Com certeza isso fortalece nossa posição como ponto turístico nacional e internacional", avalia Everaldo. Nesta semana, no Centro de Referência de Assistência Social da Vila Vitória, estiveram reunidos os jovens bolsistas atendidos pelo Cras, com representante da Fundação Lagunense de Cultura, Wellington Linhares e Rogério Leandro, do Cras, com intuito de convidá-los para o cerimonial de lançamento dos produtos resultantes das oficinas de audiovisual e fotografia.
O projeto - “Educar, documentar e valorizar para preservar – Pesca Artesanal com auxílio dos Botos em Laguna”, foi o tema proposto para o documentário e livro de fotos. O projeto foi aprovado de acordo com os critérios de seleção do Edital de Chamamento Público nº002/2013 – Apoio e fomento ao patrimônio cultural imaterial, do Ministério da Cultura, através do Iphan. Iniciativa da Fundação Lagunense de Cultura. Também contou com apoio da Secretaria de Assistência Social, Educação e Polícia Ambiental. No início do ano, oficinas foram realizadas envolvendo 15 jovens atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social e familiares que vivem da pesca. Todo material foi pré-editado juntos com os adolescentes. A intenção foi desenvolver a habilidade dos participantes, para por em prática no desenvolvimento do documentário sobre a manifestação cultural. Na primeira fase das filmagens, os pescadores e seu cotidiano foram gravados. Na segunda etapa, os botos e imagens das belezas naturais de Laguna. Foram duas semanas de gravações. O audiovisual é coordenado por Beto Bocchino, fotógrafo e produtor de vídeos, com mais de 30 anos de atuação. O livro tem com autoras Alicia Norma Gonzalez e Fátima Satsuki de Araújo. 
Educação Patrimonial - Além das oficinas de fotografia e áudio visual, o projeto também visou explicar aos participantes a importância da pesca com auxílio dos botos como patrimônio. Para criar o produto final, livro e documentário, foram realizadas pesquisas entre a comunidade pesqueira para extrair textos e material. A pesquisa de campo teve a antropologia e a historicidade como fundamentação.
Pesca artesanal - Em Laguna, os botos costumam passear pelo canal que liga a Lagoa de Santo Antônio ao mar aberto. Os pescadores preparam suas tarrafas (uma espécie de rede circular, de mais ou menos 3 metros de diâmetro) e colocam-se à beira do canal, a pé ou de canoa, dependendo da maré. Ao perceber a presença dos humanos, os cetáceos passam a cercar os cardumes que entram e saem da Lagoa, sobretudo as tainhas, e os afugentam na direção dos pescadores. Os peixes que escapam das redes viram presa fácil e vão parar no estômago dos botos

Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.

Programação da 35ª Semana Cultural de Laguna

Terça-feira 26
12h – Poesia ao pé da Rua 
Atores recitarão poemas de amor, caracterizados de Anita Garibaldi, Giuseppe Garibaldi, pescadores e escravos.
Local: Nas Ruas da Cidade.
18h30m – Poesia ao pé da Rua (Alusiva a Semana Cultural)
Atores recitarão poemas de amor, caracterizados de Anita Garibaldi, Giuseppe Garibaldi, pescadores e escravos.
Local: Frente do Cine Teatro Mussi.
19h – Solenidade de abertura oficial da XXXV Semana Cultural de Laguna.
Local: Cine Teatro Mussi.
19h30m – Apresentação de Teatro com Thiago Santiago entrando no Cine Mussi como Domingos de Brito Peixoto – Declamando sua chegada a Lagoa dos Patos.
Local: Cine Teatro Mussi.
20h – Mostra de Talentos
Local: Cine Teatro Mussi
Quarta-feira - 27
18h30m – Lançamento do Livro, Documentário e Exposição Fotográfica do projeto “Educar, Documentar e Valorizar para Preservar: Pesca Artesanal com Auxilio dos Botos”.
Local: Cine Teatro Mussi.
19h – Oficina de Improvisação (Música) com Rafael Xangô.
Faixa Indicativa: 13 anos.
Local: Casa de Cultura Sesc Laguna.
Quinta-feira – 28.
09h – Oficina de Escultura em Madeira com Adilson Barros
Local: S.R. Clube União Operária.
19h às 22h – Oficina de Fotografia com a fotógrafa Mara Rejane Freire de Florianópolis.
Faixa indicativa
Local: Casa de Cultura Sesc Laguna.
20h – Contação de História com Thiago Laurindo – Entre Atos Cia de Teatro.
Local: Cine Teatro Mussi.
20h30m – Mostra de Dança.
Local: Cine Teatro Mussi.
Sexta-feira 29
06h – Salva de 21 tiros.
Local: Morro da Glória.
10h – Homenagem ao Dia da Imprensa, manifestações pela Associação Catarinense de Imprensa e de representantes das Lojas Maçônicas Locais.
Local: Praça Jerônimo Coelho, Centro Histórico.
18:30h – Apresentação de Capoeira da Apae
Local: Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, Centro Histórico.
19h às 22h – Oficina de Fotografia com a fotógrafa Mara Rejane Freire de Florianópolis.
Faixa indicativa: 13 anos.
Local: Casa de Cultura Sesc Laguna.
19h – Comemoração de 340 anos do Município de Laguna.
Local: Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, Centro Histórico.
21h – Noite da Seresta com apresentação de Silvério de Jesus e Participação Especial do Estúdio Voga.
Local: Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, Centro Histórico.
Sábado 30
08h30m às 12h30m – Oficina de Fotografia com a fotógrafa Mara Rejane Freire de Florianópolis.
Faixa indicativa: 13 anos.
Local: Casa de Cultura Sesc Laguna.
10h às 17h – Feira de Artesanato em Laguna.
Local: Praça Vidal Ramos/Matriz, Centro Histórico de Laguna.
10h às 12h e das 15h às 17h – Oficina de Artes para Crianças.
Faixa etária: 08 aos 13 anos.
Local: Casa de Cultura do Sesc.
10h às 12h e das 15h às 17h – Oficina de Mostra de Dança.
Faixa etária: 10 anos em diante.
Local: Casa de Cultura do Sesc.
14h – Treino Graduado com participação de Capoeiristas da região.
Local: Praça Vidal Ramos / Matriz, Centro Histórico de Laguna.
16h – Apresentação Cultural com o Grupo de Arte e Cultura Ilha Xucra.
Local: Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, Centro Histórico.
18h – Apresentação Cultural de Mukulele com o Grupo Herança Cultural.
Local: Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, Centro Histórico.
18h – Apresentação do Projeto Roda de Samba.
Local: S.R. União Operária, Centro Histórico de Laguna.
19h – Noite de Louvor.
Local: Local a definir.
Domingo 31
10h às 17h – Feira de Artesanato em Laguna.
Local: Praça Vidal Ramos/Matriz, Centro Histórico de Laguna.
12h – Feijoada da Escola de Samba Mocidade Independente com os Grupos Trem de Ferro, Cavaquinho de Ouro e Projeto Roda de Samba.
Local: Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, Centro Histórico.
15h – Roda de Contação de Histórias.
Local: Praça Vidal Ramos/Matriz, Centro Histórico de Laguna.




Engenheiro Célio Nunes do Nascimento e a filha Maria Tereza, com a esposa e mãe, a aniversariante desta segunda-feira, Christiane Pereira Nascimento. Parabéns.


Otaviano de Carvalho, da Rádio Bandeirantes de Imbituba e a esposa Manuela que acaba de retornar da Paraíba, onde foi matar a saudade dos pais, familiares e de seu circulo de amizade estão comemorando hoje, sete anos de um feliz casamento e o fruto desta união, Pedro Henrique. Parabéns.


Arenilton de Carvalho da Rádio 89.30 de Imbituba e esposa Cláudia, comemorando os oito meses de vida da filha caçula Amanda, alegria do casal e da primogênita Adrielly. Aliás, o casal comemorou recentemente 17 anos de um feliz casamento. Parabéns.


Amado Batista no Plec - O Paes Leme Esporte Clube, de Imbituba, já tem a atração principal da programação da festa que a nova diretoria presidida pelo Val Martins vai realizar pelo aniversário daquela sociedade. O contrato já foi assinado e o show de Amado Batista acontecerá na sede do Plec, dia 14 de Novembro próximo.


Maria José Soares, Nina e Marcos Rodrigues, Marquinhos, do Movimento de Irmãos de Imbituba, em recente evento social.

TARÉCO AUTOMÓVEIS DE IMBITUBA APRESENTA OS VEÍCULOS MULTIMARCAS ZERO QUILOMETRO E SEMI NOVOS DESTAQUES DA SEMANA. INFORMAÇÕES NO TELEFONE 3255-1010 - AVENIDA BRASIL E RUA TRÊS DE OUTUBRO. DE RUA A RUA. FAÇA SUA VISITA.




New IX35

Flex 2.0

Ano: 2016 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ Consulte-nos

New QQ

Gasolina 1.0 Look 0km

Ano: 2015 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ Consulte-nos

KA +

Flex 1.0 SE 0km

Ano: 2016 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ Consulte-nos

Strada Working CD

Flex 1.4 Completa

Ano: 2016 / Cor: Branca / Portas: 3
R$ Consulte-nos

Santa Fé

Gasolina 3.5 V6 4x4 Tiptronic

Ano: 2011 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 62.900,00

Fiesta

Flex 1.6 CLASS Flex

Ano: 2010 / Cor: Ouro / Portas: 4
R$ 24.800,00

Palio Weekend

Flex ELX 1.4

Ano: 2008 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ 23.800,00

Strada Fire CE

Gasolina 1.3

Ano: 2005 / Cor: Branca / Portas: 2
R$ 17.500,00

Classe A

Gasolina Classic A160

Ano: 2005 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 16.500,00

Uno Mille

Gasolina SX Young

Ano: 1998 / Cor: Cinza / Portas: 2
R$ 9.500,00

Ecosport

Flex XLT 1.6

Ano: 2007 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ 26.800,00

Parati

Álcool 1.6

Ano: 2003 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ 16.500,00

Etios

Flex 1.3X 0KM

Ano: 2015 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ Consulte-nos

Oroch

Flex 1.6 Dynamique

Ano: 2016 / Cor: Branca / Po

0 comentários: