Coluna Eletrônica de Gervázio Plácido 14.09

Deputado Cleiton Salvaro confirma renúncia à candidatura de prefeito por Criciúma.

O deputado estadual Cleiton Salváro, do PSB, acaba de confirmar à imprensa de Criciúma sua desistência da candidatura a prefeito de Criciúma. Ele está nesse momento se deslocando de Florianópolis para Criciúma, onde participa no fim da tarde de reunião das executivas do PSB, às 18 horas e do PSD, às 19 horas, para comunicar oficialmente a saída do processo eleitoral na cidade e expor os motivos. Depois disso, uma nota oficial será enviada à imprensa. "Nós sempre afirmamos que não haveria dois Salváros na urna. A justiça liberou o Clésio para concorrer e por isso estamos desistindo. Também há informações que o Clésio deve ser liberado pelo TRE", projetou Cleiton Salváro Obs. Há informações que Clésio Salváro (PSDB), já foi liberado pela justiça eleitoral para disputar a prefeitura, inclusive com o apoio do primo Cleiton.. 

Cleiton justifica desistência de candidatura
Cleiton Salváro, do PSB, divulgou uma nota justificando a desistência da sua candidatura a prefeito de Criciúma. Confira abaixo, na íntegra, o comunicado oficial emitido na noite desta quarta-feira pela assessoria do deputado estadual. Senhores eleitores, Povo de Criciúma.
Mantendo-me fiel à premissa que nos trouxe até aqui, da “Paz para Criciúma”, e depois de profunda reflexão, tenho a expor o seguinte:
Mediante a evolução do quadro jurídico e político que se põe à cidade de Criciúma, em consonância com a posição anunciada no início do processo eleitoral, de que não haveria divisão de forças que transcendesse as questões políticas e familiares, entendendo não ser saudável para a cidade e para a composição política apresentada, renuncio à condição de candidato a prefeito de Criciúma pela Coligação Paz Para Criciúma. Esta decisão refere-se exclusivamente à candidatura majoritária, em nada afetando as coligações proporcionais, que tanto nos apoiaram e que continuaremos respaldando. Registre-se o respeito às siglas aliadas e em especial à candidata a vice-prefeita Tati Teixeira, de grande entrega e envolvimento ao projeto apresentado. Nossa estima às lideranças e população em geral, que tão bem acolheram nossa mensagem ao longo destas semanas de campanha. Entendendo que seja percebida a grandeza de nosso gesto em favor da cidade de Criciúma, e do propósito que nos norteou até aqui, frisamos que esta é uma luta que não se esgota agora. Nossa busca incessante pela paz para a nossa cidade continua. Obrigado, Criciúma.

                                                                                                                                          
Deputado Cleiton Salváro.

André Igreja da coligação De Mãos Limpas Por Imbituba perde o direito de concorrer à Câmara de Vereadores é substituído pela esposa Carol e reclama da justiça.

Meus amig@s, familiares, eleitores e população em geral.
Na noite de ontem fizemos a substituição da minha candidatura pela minha esposa Carol Igreja.
Como é de conhecimento de todos estive no Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília buscando mais experiência e conhecimento para que na oportunidade de ser vereador poder ter maior condições de ajudar a nossa querida cidade.
Como este trabalho é em outro Estado tínhamos o entendimento de que não haveria a necessidade de me afastar, mas preferimos o desligamento.
A minha exoneração saiu com treze dias de atraso sendo que foi retificada pelo então Ministro do Trabalho confirmando que não estava atuando nas minhas funções dentro do prazo legal mas para nossa surpresa o documento não está sendo aceito.
Para evitar prejuízo ainda maior as pessoas que acreditam na minha liderança, buscando evitar que forças obscuras continuassem a conspirar contra a minha candidatura, resolvi cortar na própria carne, para garantir que nosso projeto de incluir na câmara de vereadores uma representação verdadeiramente a favor da população seguisse em frente.
Minha esposa e eu somos um só, ela é uma guerreira tem nível superior, Dentista e sem dúvida com esclarecimento politico para fazer o enfrentamento necessário a favor de Imbituba.
"Jamais irão me calar, não dá pra confiar nessa justiça que deixa concorrer um candidato a prefeito com bens bloqueados por suspeita de corrupção e outro candidato a vereador que deve uma fortuna para o Estado com estes nada acontece”? Mas comigo por estar TRABALHANDO e numa questão burocrática estão me impedindo de continuar com o meu nome. Deus é maior e a população está vendo. Estão com medo! E de forma suja e covarde tentam me impedir! Tentaram acabar comigo essa corja, mas o projeto nunca foi pessoal mas sim de um grupo indignado com tantas falcatruas! Chega ! Vamos mudar e continuar a luta! Agora é Carol Igreja.  12345


Coligação Mais Imbituba responde através da sua Assessoria.
Da coligação de Rosenvaldo Júnior do PT, o candidato a vereador André Igreja (PDT) teve o julgamento de sua candidatura ocorrido no último dia 12 no TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), em Florianópolis e acabou impedido de participar destas eleições. A justiça proibiu André Igreja de ser candidato, mencionando haver suspeita de ilegalidade em documentos juntados pelo candidato, que ainda teria omitido na justiça que era integrante de um cargo vinculado ao Ministério do Trabalho em Brasília, junto ao Governo do PT da então Presidente Dilma, cassada do seu mandato no mês passado. Segundo os autos do processo, André foi exonerado do ministério, mas não informou na data de seu pedido de registro que teria ocupado esse cargo, e assim, a coligação de Rosenvaldo Júnior e Zaga da Inkor, do PT, acaba de perder um importante candidato nestas eleições. A ação contra André Igreja foi ingressada pelo Promotor de Justiça de Imbituba, cujos fundamentos foram acatados pelo juiz da 73ª Zona Eleitoral, que proferiu a sentença barrando a candidatura de André, a qual foi confirmada pelo TRE-SC, mantendo o candidato fora da disputa. A coligação de Rosenvaldo Júnior do PT e Zaga da Inkor segue se enfraquecendo com a perda de vários candidatos a vereador. Até o momento o site do TRE-SC traz a renúncia do Engenheiro Eduardo do PT e ainda o indeferimento com recurso até o momento de Frede Hesse do PPS, Jovino Marques Gonçalves do PT, Maria Aguiar Tomé Borges do PDT e Anderson Teodoro do Nascimento do PPS, podendo deixar a coligação com menos de 20 candidatos a vereador na reta final campanha. André poderia recorrer da decisão, mas nas redes sociais já foi divulgada a candidatura de sua esposa, Carol Igreja, que mais uma vez será utilizada para tampar seu buraco,, assim como nas últimas eleições para deputado estadual, em que ela foi candidata para garantir, em tese, o cargo do marido em Brasília, que deveria se descompatibilizar.
  


Segundo Comício da Coligação Mais Imbituba foi realizado hoje a noite no Galpão do Posto Simon na zona norte. Flagrantes de Jailson Teixeira e Holmes Brasil.





ACIM apresenta propostas aos candidatos a prefeito de Imbituba.

A implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL é o principal pedido da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM aos candidatos a prefeito de Imbituba. Após realizar uma pesquisa com os associados através do Voz Única e com os empresários que participam dos núcleos setoriais do Programa Empreender, a entidade montou documento com uma série de propostas focadas na estabilidade e desenvolvimento socioeconômico sustentável. No DEL parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. Os municípios são replanejados com projeção de até 20 anos à frente, com adequação das leis à análise econômica. O Programa DEL cria uma plataforma de diálogo entre parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais. “Estas ações buscam colaborar com a próxima gestão municipal e devem impactar de forma positiva nossa cidade. Também colocamos toda a estrutura da ACIM à disposição do Governo Municipal, para que possamos trabalhar em conjunto no desenvolvimento de projetos e programas que visem o desenvolvimento do cidadão Imbitubense e de toda cadeia empresarial”, afirma o presidente da ACIM, Jaime Pacheco Alves.
Núcleo ACIM Jovem Empreendedor - Projeto Usina ACIM Jovem sugere a criação de um espaço cultural dentro do Museu da Usina, denominado Espaço Cultural Henrique Lage. O Espaço multiuso tem como objetivo oferecer opções de entretenimento, alimentação, atividades de esporte e lazer para a comunidade, contemplando diversos segmentos de serviços, além de uma área destinada a incubadoras, promovendo o surgimento e maturação de novos negócios, possibilitando um ambiente para pesquisa, desenvolvimento e intercâmbio entre empreendedores. O Núcleo ACIM Jovem, já dispõe, inclusive, de um Plano de Negócio, em que pode demonstrar a rentabilidade do negócio para a cidade de Imbituba.
·  Inserção da matéria “empreendedorismo” nas escolas municipais . O objetivo desse projeto é estimular a educação empreendedora dentro da rede municipal de ensino. O foco são alunos da 9ª série. A inserção desse projeto será feita por voluntários do Núcleo Jovem, que irá oferecer aos alunos visitas técnicas às empresas modelo instaladas no município de Imbituba. O Núcleo fica à disposição para realizar encontros e demais atividades que envolvam a fomentação desse projeto.
 Núcleo ACIM Barra de Ibiraquera e Região. Banheiro público com a acessibilidade - A construção de um banheiro público com acessibilidade na Praia da Barra de Ibiraquera, foi uma necessidade identificada com a observação dos pedidos dos frequentadores da praia e da lagoa.

Lei dos carros na praia - Aprovação do Projeto de Lei apresentado pelo núcleo que dispõe sobre a proibição do estacionamento de veículos automotores e, permanência e circulação de animais (cães, gatos, bovinos, equinos, entre outros) nas praias e margens da Barra de Ibiraquera.
Núcleo ACIM Escritórios Contábeis - Cooperação com o setor contábil
Solicita o apoio das secretarias pertinentes ao trabalho dos profissionais contábeis para que possam de forma objetiva e harmônica, estreitar relacionamento do poder público e contadores permeados com espírito de cooperação e respeito, com o objetivo de promover melhorias no meio empresarial.
Núcleo ACIM Mulher - Instalação da Delegacia da Mulher em Imbituba.
O núcleo pede apoio do poder público para criação de uma delegacia da mulher ou a criação da segunda vaga de delegado em nossa cidade, e que essa, preferencialmente, seja designada a uma autoridade mulher, para que possamos minimizar parte dos problemas existentes em nossa comunidade, considerando altos índices de violência contra as mulheres, crianças e adolescentes.
Mais vagas e horários em creches - Ampliar o número de vagas e estender os horários nos Centros Municipais de Educação Infantil, permitindo flexibilidade de horário de trabalho para as mães.
Qualificação para o mercado - Programas de apoio que visem preparar para o mercado de trabalho as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Núcleo ACIM Praia do Rosa - Instalação da Subprefeitura do Rosa
Criação de uma subprefeitura na Praia do Rosa, cujo objetivo é auxiliar nas demandas da comunidade local. O projeto inclusive já está pronto e inclui unidades de atendimento da Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação. 
Fonte: Emanuelle Querino Alves de aviz.

Restaurante e Pizzaria Marcão, Avenida Beira Mar na Praia da Vila em Imbituba espera por você com saborosas pizzas e cardápio especial até às 24 horas diariamente e com música ao vivo nas sextas-feiras e sábado. A direção é do amigo Antônio Clésio Costa. Telefone 3255-0064.

Índios interagem com pesquisadores internacionais no Congresso Revitalizando Culturas, em Palhoça

A primeira edição do Congresso Internacional Revitalizando Culturas ocorre até a quinta-feira, 15, na Unisul Pedra Branca. Em paralelo, a universidade também promove a 13ª Semana Cultural Indígena. A abertura dos eventos contou com palestra do pesquisador indiano Murad Ahamad Khan, da Aligarh Muslim University. Ele publicou estudos que relacionam populações indígenas da Ásia e América Central. O evento reúne alunos de todas as idades do Centro de Formação Tataendy Rupá, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), da Comissão Nhemonguetá, da AIMG de Biguaçu, além de pesquisadores de diferentes esferas do conhecimento. O tema geral do congresso abrange os ‘Povos Originários: Riquezas Sustentáveis?’. No primeiro dia de Congresso foram abordadas as Realidades Mundiais e Indigenismo. “Falei dos meus estudos comparativos entre os povos indígenas da Ásia e da América Central. Estudei espanhol na Universidade Federal de Nova Deli e fiquei três anos pesquisando no México. Em seguida fui para o Equador e estudei a questão do povo quíchua”, comentou. Ao prestigiar as apresentações de outros pesquisadores ao longo da manhã, ele garantiu que sua próxima pesquisa será com os Guaranis do Brasil. “Quero verficar como funcionam as políticas de estado brasileiras e compará-las com outros países. Percebo um forte movimento nas Universidades, mas ainda há muito a fazer”, avaliou.
O líder kaingang, cacique Mendes, pediu atenção de todos nas ações do Congresso Nacional, tanto a Câmara quanto o Senado. A professora da UFSC corroborou esse apelo. “Nós estamos hoje em uma situação bastante dramática no contexto político. Ele tem toda razão ao dizer que nós temos que prestar atenção nas ações do novo Governo. Hoje existe uma infinidade de Projetos de Lei contrários à questão das terras indígenas”, disse Maria Dorotéia. Como exemplo, a professora chama atenção para PEC/215, que pretende tirar a função administrativa da demarcação das terras indígenas. “Essa é uma função da Funai e do Ministério da Justiça. Essa PEC pretende passar essa função ao Legislativo e nós sabemos o que isso significa.“Os Sam habitam a África Austral, os Pigmeus no Golfo da Guiné, os Berberes no norte e os bantu se espalharam por todo o continente”, explicou. O professor destacou a migração dos povos africanos muito antes da colonização. “Na Europa mesmo existem pequenos núcleos na parte mediterrânea. Na Ásia você percebe muitos descendentes de negros na Malásia e Singapura, entre outros. Os aborígenes da Oceania tem origem africana comprovada pela antropologia e por testes genéticos”, contextualizou. Santos também falou do encontro cultual entre europeus e africanos. “A questão da escravatura foi negativa, mas fez com que houvesse a miscigenação entre europeus, negros e índios em toda a América, algo inusitado na história da civilização”, pontuou. Hoje, o motivo das migrações são outros. “Por cultura e oportunidade, como no meu caso, e nos casos que percebemos hoje devido às guerras, como na Somália e Eritreia”, completou.


O índio xokleng-lacan Cabechuim-lo, do Alto Vale, município de José Boiteux, acompanhou um grupo de dança da tribo. “Com essas crianças revitalizamos a cantiga transcrevendo algumas músicas antigas”, relatou. O professor João Batista Gonçalves é Guarani do Morro dos Cavalos. Ele ministra aulas da sua língua e de português. “A maior dificuldade das crianças alfabetizadas em Guarani é na escrita do português. Depende da família, tem família que só fala português mesmo sendo guarani, aí os filhos também já falam em português e guarani”, comentou. Também do Morro dos Cavalos, o cacique Marcelo Gonçalves preparou seus alunos para as apresentações na Unisul. “A gente vê que esse evento foi inspirado em nossa luta. É um prazer enorme a gente representar nossa comunidade, mas não só da nossa comunidade, cada um que está na luta sabe o que a gente está representando”, disse referindo-se à demarcação das terras indígenas. Fonte: Cilene Macedo.


AVISO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA N° 003/2016
O Presidente da Câmara Municipal de Imbituba, Vereador Guilherme Santos Souza,  no uso de suas atribuições e com fundamento na legislação em vigor, juntamente com oPresidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Transportes, Obras, Urbanismo, Agricultura, Pesca e Fiscalização, Vereador Dorlin Nunes Júnior, COMUNICAMaos interessados que farão realizar AUDIÊNCIA PÚBLICA visando colher subsídios e informações adicionais junto à sociedade civil para as discussões sobre o Projeto de Lei n° 4.863/2016 que Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2017 e dá outras providências. A audiência ocorrerá no dia 15 de setembro de 2016, quinta-feira, às 18h00min, nas dependências da Câmara Municipal de Imbituba.
Entenda o que é a Lei de Diretrizes Orçamentária: O que é lei de diretrizes orçamentárias - LDO?
De iniciativa da Prefeitura Municipal, essa lei estabelece as metas e prioridades da administração pública a serem observadas na Lei Orçamentária Anual (LOA). É com base na LDO aprovada pelo Legislativo que o Prefeito elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte, em conjunto com as secretarias e as unidades orçamentárias do Legislativo e do Executivo. O Projeto da LDO deve ser encaminhado à Câmara Municipal até o dia 15 de agosto, que tem prazo até o dia 30 de setembro para aprová-la. 
CICLO ORÇAMENTÁRIO - O processo de elaboração do orçamento público obedece a um “ciclo” integrado ao planejamento de ações, que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, compreende o Plano Plurianual - PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA. Segundo o artigo 165 da Constituição Federal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO é instrumento de planejamento e tem como funções básicas: (1) estabelecer as metas e prioridades da Administração Pública Municipal para o exercício financeiro seguinte; (2) orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual - LOA; (3) alteração da legislação tributária. É de periodicidade anual, de hierarquia especial e sujeita a prazos e ritos peculiares de tramitação.
LDO: DIMENSÕES E FUNÇÕES OU INSTRUMENTALIDADES 
As principais dimensões do orçamento são: 1. política; 2. de planejamento (programática); 3. jurídica; 4. econômica; 5. gerencial (administração e controle). 
1) Em sua dimensão política, a LDO pode ser vista como uma arena de disputa ou um espaço de disputa (ou cooperação) entre os vários interesses que gravitam em torno do sistema político. 
2) A LDO assume a dimensão de planejamento quando orienta a ação do Município. 
3) A dimensão jurídica se justifica na medida em que a LDO é lei aprovada pelo Poder Legislativo, que estabelece as metas e prioridades para o exercício seguinte. 
4) Assume a dimensão econômica quando se torna instrumento de cumprimento das funções econômicas clássicas do Estado. 
5) Em sua dimensão gerencial, apoia a boa administração dos recursos e o controle e a avaliação de desempenho da gestão.
REGRAS GERAIS – PLANEJAR 
O Planejamento é um instrumento essencial para o alcance de resultados esperados pelos Governos. Além de estabelecer caminhos e direções, por meio do estabelecimento de programas, ações, metas e prioridades, coordena esforços e possibilita o controle e a alocação eficiente dos recursos públicos.
Objetivos da LDO: 
(1) Eliminar a improvisação na execução do orçamento público, alocando os recursos disponíveis preponderantemente nas atividades e projetos considerados mais importantes para o Município; (2) ESCOLHER os programas e serviços a serem prestados à população, inaugurando na administração local a linguagem e a metodologia de planejamento; (3) Viabilizar o monitoramento e a avaliação das atividades e projetos executados pela administração, fornecendo os parâmetros necessários para a mensuração e a melhoria do desempenho da máquina pública no cumprimento de suas atribuições; (4) Definir com clareza as metas e as prioridades da administração para o exercício seguinte, conferindo transparência aos objetivos e ações de governo; (5) Integrar planejamento, orçamento e gestão, orientando a administração pública local para o cumprimento de metas e resultados.
Resumidamente, a LDO estabelece, dentre os programas incluídos no PPA, quais os que terão prioridade na programação e execução do orçamento, além de disciplinar a elaboração deste. 
ORÇAMENTO PÚBLICO
Legislação de Referência 
Lei Federal nº 4.320/1964, que estabelece as regras gerais para a elaboração e o controle do orçamento da União, dos estados e dos municípios. Lei Complementar Federal nº 101 , de 2000 - LRF -, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal; Portaria nº 163, de 2001 , que dispõe sobre normas gerais de consolidação das Contas Públicas; Portaria nº 42 , de 1999.
Imbituba/SC, 13 de setembro de 2016.
Guilheme Santos Souza - Presidente da Câmara Municipal de Imbituba
Dorlin Nunes Júnior - Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento

Pretta Plácido: Consultora Natura - Tels: 3255-3032 - 9139-1966 - 9928-2050. Natura pronta entrega é só ligar e o seu pedido estará na mão. Rua Presalino Pires, 1584 - Bairro Paes Leme - Imbituba SC.

Aeroporto Hercílio Luz será contemplado pelo Projeto Crescer do Governo Federal.

Projeto lançado pelo governo federal reformula o modelo de concessões no Brasil e ajudará na retomada do crescimento. O estado de Santa Catarina será contemplado pelo novo modelo de concessão lançado nesta terça-feira (13) pelo governo federal. O Aeroporto Hercílio Luz está no escopo do Projeto Crescer, cujos objetivos são reformular o modelo de concessões no Brasil, fortalecer a segurança jurídica e a estabilidade regulatória e modernizar a governança. Na prática, o projeto gerará oportunidades de negócios e ajudará o Brasil a retomar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Para a ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de Florianópolis, Hercílio Luz, devem ser investidos R$ 888 milhões, cujo valor mínimo da outorga é de R$ 210,9 milhões. As receitas previstas ao longo dos 30 anos de concessão são de R$ 7,9 bilhões. O ágio e 25% da outorga serão pagos imediatamente. Durante a primeira reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o presidente Michel Temer destacou que o programa é passo importante para a retomada do crescimento econômico. E afirmou que a interlocução do poder público com a iniciativa privada para induzir o desenvolvimento econômico gera reflexos no emprego e renda das famílias. “A reunião de hoje tem como objetivo central exatamente a produção de empregos no País. A ideia básica desse Programa de Parcerias de Investimento visa, em primeiro lugar, ao crescimento econômico do País, mas, como consequência natural, é a abertura de empregos”, disse o presidente. Projeto Crescer - A proposta, que é encabeçada pela Secretaria de Parceria de Programas de Investimentos da Presidência da República, criará as condições necessárias para reorganizar a economia e para que o País possa voltar a gerar emprego e renda. O projeto é baseado em 10 diretrizes que garantirão que as concessões ocorram dentro de um “espírito de concorrência” entre empresários e transparência e previsibilidade por parte do governo. A partir desse novo modelo, as concessões serão conduzidas sobre o máximo rigor técnico. “Só irão ao mercado os projetos com robustez, consistência e capacidade efetiva de gerar retorno à sociedade e aos investidores”, explicou o texto de apresentação do projeto.
Transparência em contratos de concessão - A secretaria do PPI informou ainda que, entre outros objetivos do projeto, pretende-se evitar aditivos contratuais e reequilíbrios excessivos. Os projetos terão de garantir as condições de logística e de energia para melhorar a vida da população e reduzir os custos para o País. Para ampliar a segurança jurídica, todos os contratos terão indicadores claros, com cláusulas de desempenho que protegerão o usuário ao fixar a qualidade do serviço. Os investidores ainda saberão quais metas deverão atingir. As agências reguladoras voltarão a ter papel efetivo e os editais só serão lançados depois de passar por debate público e obter o aval do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, todos os editais serão publicados em português e inglês.
Mudança no prazo de edital de concessões - Entre as novas regras, ficou determinado que o prazo entre o lançamento do edital e o recebimento das propostas será superior a 100 dias, o que permitirá que um número maior de investidores se prepare para participar das concorrências. A secretaria do PPI também informou que só irão à concessão projetos com viabilidade ambiental comprovada. Com isso, será obrigatório o licenciamento ambiental prévio ou diretrizes para obtenção dessa licença. Também foi alterada a forma de contratação dos financiamentos de longo prazo. Mais informações - ASCOM -Programa de Parcerias de Investimentos (PPI): Telefone: (61) 3411- 6420/ 6421 Email: imprensa@projetocrescer.gov.br


TSE disponibiliza simulador de votação para as Eleições 2016
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições 2016. O objetivo é auxiliar os eleitores com a tecnologia da urna eletrônica, tornando a votação oficial mais ágil e minimizando as filas, uma vez que o dispositivo permite ao eleitor treinar o seu voto como se estivesse no dia das eleições. O simulador de 2016 permite que se opte por treinar a votação no primeiro turno, para vereador e prefeito, ou no segundo turno, somente para prefeito. Além disso, ao clicar em cada uma dessas abas, o próprio site contém as instruções para o correto uso do sistema, e até mesmo uma advertência no sentido de que, caso o eleitor digite um número inexistente e confirme seu voto, este será nulo. Para o cargo de vereador, o simulador apresenta uma lista de cinco partidos fictícios, cada um com cinco candidatos, também fictícios. Já para o cargo de prefeito, são apresentados dois candidatos fictícios para cada um dos cinco partidos. Fonte: Sylvia Weidemann. Número de candidatos pastores cresce 25% em quatro anos.
O número de candidatos que usam o título de pastor no nome de urna cresceu 25% em comparação com as últimas eleições municipais, em 2012, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2016, 2.759 candidatos utilizam a palavra “pastor” no nome de campanha, 557, “pastora” e 15 usam variações como “pastorzinho” e “pastorzão”. Outros 39 candidatos utilizam nome em referência a outro pastor, como por exemplo “Raquel do Pastor João”. Também estão concorrendo 2.186 candidatos registrados como “irmão” e 841 como “irmã”. Existem 150 candidatos que utilizam o termo "padre" antes do nome e 44 políticos que utilizam algum padre como referência no nome da urna. Há ainda 63 "pais", 37 "mães", seis "freis" e 62 "bispos", totalizando mais de 6.600 nomes com referências religiosas diretas. O levantamento leva em conta apenas palavras que não fazem parte do nome ou do sobrenome de registro do candidato. Fonte: João Quero.



Rosemeri Galvani, é só chamego com o marido e aniversariante desta quarta-feira 14, Ibanez Galvani, Casal Coordenador Nacional do Movimento de Irmãos. Parabéns.


Dilson Lopes Pita de Jesus, (PMDB), com a filha e esposa, declarou publicamente a sua preferência eleitoral para 2016. 



Gol

Flex MSI 1.6

Ano: 2017 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ Consulte-nos

Ducato

Diesel Furgão

Ano: 2011 / Cor: Branca / Portas: 2
R$ 49.500,00

Fiesta

Gasolina GL CLASS

Ano: 2002 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ 9.800,00

Corsa Hatch

Gasolina MPFI

Ano: 2000 / Cor: Branca / Portas: 2
R$ 9.800,00

Astra Hatch

Flex 2.0 completo

Ano: 2010 / Cor: Bordô / Portas: 4
R$ 28.900,00

Santa Fé

Gasolina GLS 3.3 V6 4X4

Ano: 2014 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ 128.000,00

Ranger XLS

Flex 2.5 XLS

Ano: 2013 / Cor: Vermelha / Portas: 4
R$ 64.000,00

Pajero

Diesel GLS 3.2

Ano: 2008 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 72.000,00

Crossfox

Flex GII 1.6

Ano: 2011 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ 34.300,00

MOBI

Flex LIKE 1.0

Ano: 2017 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 39.900,00

I30

Gasolina 2.0 mecânico

Ano: 2011 / Cor: Prata / Portas: 4
R$ 34.800,00

Sandero

Flex EXP 1.0

Ano: 2011 / Cor: / Portas: 4
R$ 23.500,00

Grand C4 Picasso

Gasolina EXC 2.0 Aut.

Ano: 2014 / Cor: Preta / Portas: 4
R$ 69.000,00

Golf

Gasolina 1.6

Ano: 2001 / Cor: / Portas: 4
R$ 16.900,00


Versa

Flex SV 1.6

Ano: 2017 / Cor: Branca / Portas: 4
R$ 58.800,00











0 comentários: