BRASIL ESTÁ DE VOLTA DA RÚSSIA: SONHO FOI ADIADO PARA 2022 - SC-PAR PORTO DE IMBITUBA ASSINA CONVÊNIO COM O HOSPITAL SÃO CAMILO - PORTO CRESCEU 14% NO PRIMEIRO SEMESTRE - CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO: CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES JÁ É POSSÍVEL EM IMBITUBA - MOVIMENTO DE PROTEÇÃO E ARMAÇÃO BALEEIRAS CHEGA A IMBITUBA - NOTA DE ESCLARECIMENTO: CARGOS DE ASSESSORES PARA JUÍZES DE PRIMEIRO GRAU.



COMO FICA A SELEÇÃO BRASILEIRA APÓS A ELIMINAÇÃO DA COPA DO MUNDO NA RÚSSIA?
Depois do começo vacilante, com empate com a Suíça — chegando a fazer parte da torcida duvidar que a Seleção que teve, com Tite, uma campanha quase irretocável nas Eliminatórias fosse muito longe na Copa do Mundo da Rússia —, o Brasil avançou. Venceu, convenceu. Deu esperança aos milhões de torcedores animados para, em 2018, chegar ao sonhado hexacampeonato. Até que, diante da Bélgica, a Seleção caiu. Para comentaristas ouvidos pela reportagem, a equipe do Brasil tem méritos, mas não correspondeu às expectativas. O que será da Seleção daqui para frente? Não se poderá dizer que o Brasil não tentou. Nem que fez feio em sua participação no Mundial da Rússia. Mas certamente alguma coisa faltou. E é essa dúvida, "o que faltou?", que vai ter de mobilizar a Seleção até que tenha, em 2022, no Catar, novamente a chance de mostrar se é, realmente, uma das melhores seleções do mundo. 
O QUE DEU CERTO. Tite foi coerente na escolha dos jogadores e na organização da Seleção, avalia o jornalista Antero Greco. Nenhuma das opções que o técnico levou à Rússia, entende Greco, pode ser tão contestada quanto a não convocação de Romário, Djalminha e Alex em 2002, ou de Leão em 1982, por exemplo. A opção por jogadores capazes de atuar em mais de uma função também foi elogiada pelos comentaristas. Com isso, Tite criou mais possibilidades de jogo para a Seleção Brasileira, podendo variar o esquema tático e adaptar seus atletas a cada novo adversário. A capacidade que Tite teve de construir uma defesa sólida, que pouco leva gols, e de construir um time junto com Neymar, e não somente em torno dele, também deu certo. O QUE NÃO FUNCIONOU. A convocação de jogadores como Taison não agradou ao comentarista da ESPN Leonardo Bertozzi, que gostaria de ver Arthur na Seleção. Com ele, acredita Bertozzi, o jogo brasileiro na Copa poderia ser diferente.— Ele é um jogador especial, que tem tudo para ser convocado daqui para frente — afirma Bertozzi. O compromisso de Tite em jogadores que ele conhece e nos quais confia também foi contestado pelo jornalista Antero Greco: com essa atitude, o técnico não teria aberto espaço para novos atletas. O comentarista acredita, porém, que há tempo para mudar isso nos próximos anos, caso Tite continue no comando. 
QUAIS OS JOGADORES TÊM FUTURO EM 2022. Com atuações destacadas, Neymar e Philippe Coutinho — que terão, respectivamente, 30 e 29 anos — têm lugar praticamente garantido na próxima Copa. Casemiro e Roberto Firmino, que também mostraram bom futebol durante a competição e terão os mesmos 30 anos de Neymar, têm futuro no Catar 2022. PARA QUEM ACABOU O CICLO. O comentarista esportivo Paulo Calçade, da ESPN Brasil, explica que o Brasil chegou com uma boa geração na Copa de 2018, mas alguns jogadores não deverão mais estar atuando em alto nível no Mundial de 2022. Pela idade, o volante Fernandinho, os zagueiros Thiago Silva e Miranda — todos, hoje, com 33 anos — devem ter feito, na Rússia, a sua última Copa. Geromel, Filipe Luís e Cássio também já passaram dos 30 anos e são convocações improváveis para a próxima disputa. Não pela idade, mas pela convocação contestada, Fred e Taison, a não ser que mostrem um futebol de maior destaque nos próximos anos, possivelmente devem ficar de fora. TITE DEVE CONTINUAR NO COMANDO DA SELEÇÃO? O comando de Tite não foi posto à prova pelos comentaristas ouvidos por GaúchaZH. O técnico pode não ter atingido as expectativas depositadas sobre ele, mas não passou por nenhum vexame, como o Brasil de Felipão em 2014, ou campanhas ruins, como a Seleção de Dunga. A queda nas quartas de final pode ter ficado abaixo do que queriam os brasileiros, mas Tite tem capacidade e apoio da torcida para seguir no comando da equipe. Fonte; Gaúcha/ZH.
SC-PAR PORTO DE IMBITUBA ASSINA CONVÊNIO COM O HOSPITAL SÃO CAMILO
Nesta quinta-feira (5), a SCPar Porto de Imbituba formalizou a assinatura do convênio que estabelece o repasse mensal de 20 mil reais para o Hospital São Camilo, única unidade hospitalar de Imbituba que presta serviços 24h de baixa e média complexidade. O auxílio financeiro visa suprir os custos da demanda extra de atendimento aos caminhoneiros e seus familiares em trânsito no município de Imbituba para atuação no porto. O convênio tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses. Na oportunidade, reuniram-se no hospital o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Osny Souza Filho, acompanhado do diretor jurídico, Marcio Sousa Rosa, juntamente com a diretora da entidade filantrópica, irmã Célia Volpato.  Em média, 400 veículos de carga passam pelo Porto de Imbituba diariamente. 

O crescimento das operações portuárias, as quais têm garantido ao porto recordes de movimentação, traz também à cidade de Imbituba cada vez mais caminhoneiros de todas as regiões do país, muitas vezes acompanhados de sua família, impactando significativamente na demanda de serviços do Hospital São Camilo. "O porto é um agente de desenvolvimento que deve estar integrado com as necessidades da região onde atua. Por isso, buscamos uma forma de dar continuidade aos excelentes serviços prestados pela entidade hospitalar à comunidade imbitubense e a todos os demais usuários que dele necessitam", ressaltou o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba. Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba. Fonte: Frank Augstein AP. Foto: Kevin C. Cox Getty Imagens.
PORTO CRESCEU 14% NO PRIMEIRO SEMESTRE E FECHA O MÊS DE JUNHO COM MOVIMENTAÇÃO HISTÓRICA.
O Porto de Imbituba fechou o primeiro semestre com a maior movimentação mensal de sua história, alcançando 554 mil toneladas em junho. Com este resultado, o porto já apresenta crescimento acumulado de 14% nos seis primeiros meses de 2018, comparado ao mesmo período de 2017. O recorde anterior é de março de 2016, ano em que o porto registrou a maior movimentação desde o início de suas operações. Quanto à representatividade das cargas, destaque para a movimentação de contêineres, que registrou aumento de aproximadamente 90% no período, principalmente pelo bom desempenho da Linha Ásia, que passou a escalar o porto em setembro de 2017. Ênfase também para a importação de sal (+ 79%) e o coque não calcinado derivado de petróleo (+ 27%), além da exportação de bois vivos para a Turquia e do primeiro embarque do arroz em casca (produção regional) por um porto catarinense, realizada em maio para a Venezuela. 
As operações de longo curso (exportação e importação) cresceram juntas 12%. Também a navegação de cabotagem, apenas entre os portos brasileiros, subiu 15%. Para Osny Souza Filho, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, autoridade portuária, os excelentes resultados que têm sido alcançados refletem a crescente qualificação da infraestrutura portuária e a retomada do desenvolvimento econômico da região. "Esse esforço empregado pela administração, em conjunto com o governo do Estado de Santa Catarina, e com a parceria de toda a comunidade portuária, demonstra ao mercado, dia a dia, que o Porto de Imbituba está preparado para atender seus clientes e inseri-los na rota comercial dos grandes negócios com agilidade e qualidade", completa Osny. Com a expectativa de manter o bom volume mensal de cargas, o Porto de Imbituba espera fechar 2018 com recorde histórico de movimentação, alcançando aproximadamente cinco milhões de toneladas e registrando um crescimento de cerca de 10% em relação a 2017. Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO: CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES JÁ É POSSÍVEL EM IMBITUBA.
O cruzamento de informações dos valores recebidos pelas empresas com cartão de crédito ou débito, já está disponível em Imbituba. O serviço passou a vigorar depois que o Governo do Estado de Santa Catarina e as cidades, representadas pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), celebraram um convênio com o objeto de trocar informações e dados cadastrais relacionados as transações financeiras em todo o território catarinense. Em Imbituba, o serviço tem como objetivo cobrar a diferença de impostos das empresas com “receita declarada” inferior à receita recebida via cartão de crédito ou débito. A intenção é combater a sonegação fiscal, crime previsto no art. 1º da Lei nº 8.137/90. “É importante destacar que será realizado o cruzamento dos valores pagos às pessoas físicas, pois na primeira averiguação dos dados, foi constatado o recebimento de receitas em nome dos sócios de diversas empresas”, declarou o Auditor Fiscal, Daniel de Carvalho. Para evitar penalidades e outros problemas com o fisco, é importante que as empresas emitam corretamente os documentos fiscais (cupom fiscal ou nota fiscal de serviços eletrônica) de todas as suas operações. “Caso uma empresa possua receitas recebidas através cartões de crédito ou débito e que não foram declaradas, nós orientamos que o proprietário procure o seu contador, para providenciar a auto regularização, antes que seja aberto um processo de fiscalização, evitando assim, maiores prejuízos”, informou o Auditor Fiscal.
MOVIMENTO DE PROTEÇÃO E ARMAÇÃO BALEEIRAS CHEGA A IMBITUBA.
Está marcada para o dia 7 de julho, próximo sábado, uma visita à Armação Baleeira de Imbituba. O prédio, que é uma réplica da versão original, e também serve como Museu da Baleia Franca, fica localizado na Praia do Porto, no bairro de Vila Alvorada. O evento faz parte ao Movimento de Proteção às Armações Baleeiras Catarinenses. A partir das 8 horas, os visitantes serão recepcionados na Prefeitura Municipal de Imbituba, no centro da cidade. Logo em seguida, serão levados ao museu, ao Porto de Imbituba, onde funcionou a 1ª Armação Baleeira do município, ao Santuário de Sant’Anna, no bairro de Vila Nova, ao Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca e a vila dos pescadores, ambos no bairro de Itapirubá. O translado dos participantes será realizado em ônibus, fornecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Vale lembrar que, para o acesso ao Porto de Imbituba, o visitante precisará fazer um cadastro na portaria da unidade, com a apresentação de documentos pessoais, tais como, CPF e RG.
Procura pela Ouvidoria de Imbituba cai pela metade
A OUVIDORIA DA PREFEITURA ESTÁ FUNCIONANDO EXATAMENTE A UM ANO.
Durante esse período, o órgão municipal chegou a atender, em média, 80 pessoas por dia. Mas, de uns tempos para cá, a procura dos cidadãos pelo serviço caiu pela metade. Hoje, pouco mais de 40 pessoas procuram a ouvidoria para reivindicar algum serviço. Como a função do órgão é, justamente, ouvir o morador que esteja precisando do auxílio do município e encaminhar a reclamação aos setores competentes, a baixa procura tem preocupado os responsáveis pelo setor. O órgão serve como o ouvido Prefeito junto à população. É através da ouvidoria que a Administração Municipal consegue saber quais bairros tem problemas e quais localidades precisam de melhorias. O serviço também funciona como termômetro, para que o chefe do executivo saiba quais as secretarias são mais resolutivas e quais precisam acelerar o atendimento aos moradores. “Com a ouvidoria em plena atividade, nós teremos mais agilidade no atendimento aos cidadãos. Da mesma forma, com o serviço funcionando plenamente, nós temos menos burocracia e mais economia com materiais de escritório. É importante demais que as pessoas, que tenham reivindicações a fazer, nos procurem para que, juntos, nós consigamos buscar soluções para os problemas delas”, informou a ouvidora, Cândida Dienir Alves Martins. A ouvidoria está instalada junto ao Departamento de Trânsito (Demutran), ao lado da Policlínica, no centro de Imbituba. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 13 horas. O setor pode ser acionado ainda pelo site www.imbituba.sc.gov.br.
NOTA DE ESCLARECIMENTO: CARGOS DE ASSESSORES PARA JUÍZES DE PRIMEIRO GRAU.
A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), entidade que representa os juízes e desembargadores do Poder Judiciário de Santa Catarina, vem a público prestar esclarecimentos sobre o projeto de lei recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) - que trata da extinção de cargos na esfera administrativa e da criação de 462 novos cargos de assessores com lotação nos gabinetes dos juízes que atuam nas comarcas do Estado – e que vem sendo alvo de ataques infundados nas redes sociais.  Primeiramente, cumpre ressaltar que a iniciativa de reforçar a capacidade produtiva do primeiro grau de jurisdição se dá não só por extrema necessidade, em razão da grande demanda de processos que aportam diariamente nos fóruns de todo o Estado. 
É também uma imposição do próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que cobra medidas capazes de garantir mais eficiência, qualidade, celeridade e efetividade em relação aos serviços judiciários prestados na primeira instância dos tribunais brasileiros. Neste sentido, a Justiça catarinense se vê obrigada a dar respostas às determinações do CNJ, já que apresenta uma das mais altas taxas de congestionamento entre as Justiças Estaduais. É o Estado com o segundo pior índice neste quesito, muito embora cada juiz catarinense profira, em média, 1,8 mil sentenças anuais - montante acima da média nacional. O volume de processos aqui no Estado já chega a 3,7 milhões, distribuídos entre 371 varas, com uma média de 7 mil ações por juiz. Em Joinville, por exemplo, uma única vara conta com 90 mil processos. Além disso, a criação de cargos comissionados – e não efetivos –, na forma prevista no art. 37, V, da Constituição Federal, mostra-se, na atual conjuntura, de oscilações no cenário econômico, mais vantajosa para o Poder Público, na medida em que permite contratar e descontratar com mais facilidade os futuros ocupantes dos cargos a serem criados. Assim, a contratação se dará conforme disponibilidade financeira e, se o orçamento tiver perdas e redução, os cargos podem ser cortados, dando maior liberdade para a Administração Pública em tempos de crise. Por fim, a AMC manifesta o seu integral apoio ao projeto de lei, ao tempo em que cumprimenta os deputados que votaram pela aprovação da matéria por compreender que tal proposta demonstra responsabilidade no trato com o erário e atende o interesse público, qual seja, o de contribuir para dar mais agilidade ao andamento dos processos que tramitam na Justiça catarinense. Jussara Schittler dos Santos Wandscheer. Presidente da AMC. Jornalista Fabrício Severino.
CÃES DE RUA AGUARDAM POR UM LAR EM IMBITUBA.
19 cães de rua estão na fila de espera para serem adotados. Do animais, 10 já foram castrados, e o restante, ainda passará pelo procedimento cirúrgico. Além da castração, todos foram vacinados contra 9 doenças, entre elas a raiva, e receberam remédio de vermes. “Precisamos divulgar ao máximo, pois queremos encontrar uma lar para esses cães. Eles precisam de amor e carinho. Os animais não são filhotes, têm entre 1 e 5 anos, mas são dóceis. Além da castração, das vacinas e dos vermífugos, nós tratamos os animais contra pulgas e carrapatos”, informou a Médica Veterinária da Vigilância Sanitária do município, Ana Lídia Laureano. Adoção responsável De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde de Imbituba, Joana Diniz, antes de adotar um animal, seja ele cão ou gato, é preciso que se tenha em mente que, a maioria, vive em média, entre 10 e 15 anos.  E que, durante esse tempo, o tutor será responsável pelo bicho de estimação.
“Quando você adota um animal de estimação, você é responsável por ele e poderá ser responsabilizado em caso de abandono, maus tratos, transtornos que o animal causar a outras pessoas e qualquer tipo de situação que afete o bem estar animal”, ressaltou a diretora. Um cão ou gato precisa ter um espaço físico adequado para viver, de acordo com o porte físico do animal. O local deverá ser limpo e confortável. Confinar um o bicho de estimação por longos períodos, também não é indicado pelos órgãos de proteção. “Não se pode esquecer que você será responsável pela manutenção e preservação da saúde do animal. Você terá custos com veterinários, tratamento de saúde e de higiene para manter os seus animais saudáveis. Você terá de fornecer alimentação de boa qualidade, tosas, banhos e deverá manter o calendário de vacinação em dia. Abandonar ou maltratar animais é crime. De acordo com a Lei 9605/98, a pena para os maus tratos pode variar entre 3 meses e 1 anos de detenção e multa”, alertou a diretora em saúde.




0 comentários: